O IMPACTO NA GESTÃO DE QUALIDADE NO PLANEJAMENTO DE PEQUENAS EMPRESAS

Tipo de documento:Artigo cientifíco

Área de estudo:Gestão de projetos

Documento 1

INTRODUÇÃO Diante de um mundo em constante evolução é mudança, as organizações necessitam acompanhar essas novas tendências e buscar implantar métodos para torna-se uma diferenciação no mercado, oferecendo sempre o melhor para que as exigências dos clientes sejam atendidas. Diante deste contexto percebe-se que a empresa independente qual seja o seu tamanho, seja ela de grande ou pequeno porte deve investir numa gestão de qualidade para poder sobreviver no mercado, e atualmente as pessoas querem sempre algo novo e de qualidade. E a gestão de qualidade serve para ajudar as empresas a obterem uma melhora contínua entre seus produtos e serviços. Sendo algo criativo para oferecer uma garantia a qualidade oferecendo recursos necessário para que os procedimentos operacionais sejam agradáveis e eficientes, e as atividades desenvolvidas tenha capacidade de satisfazer os clientes.

Quando a empresa investe no sistema de qualidade estará fazendo uma escolha surpreendente onde a empresa será reconhecida com uma organização de qualidade, e com esse sistema a empresa ganhará benefício como a capacitação dos colaboradores, a confiabilidade dos clientes, melhora na negociação comercial e com isso pode observar os riscos e evitar desperdício. E segundo Cierco (2016) a qualidade não se trata somente de uma ausência de defeitos, mais da forma como é apresentado o produto, se este é seguro, confiável, de maneira alcance as necessidades dos consumidores. Diante deste contexto percebe-se que a qualidade trata-se de um conjunto de processos que levam a perfeição. Conforme apresenta Cierco (2016) o conceito de qualidade abrange uma visão marco existência humana que envolve o modo de pensar e agir.

Ou seja a qualidade deve estar presente não só no controle de produção, na qualidade dos produtos, mais no gerenciamento que desenvolva uma eficiência e eficácia em sua organização. FERRAMENTAS DA QUALIDADE Segundo Machado (2012) a qualidade não é simplesmente considera como uma questão de técnica mais uma questão de princípio que transformam o pensamento organizacional. Desta forma o planejamento organizacional é indispensável para o andamento da organização. E conforme apresenta Elias. Passos e Cavalcanti (2018), o planejamento envolve uma análise do ambiente interno e externo, e isso tem uma forte relação para se estabelecer uma gestão de qualidade. Segundo Machado (2012, p. “a qualidade não pode ser concebida como ato isolado ou departamento específico mas como uma concepção de pensamento e atitudes a ser concepção de pensamento e atitudes a ser praticada em todos os processos organizacionais”.

Considera-se que a forma utilizada escolhida foi descritiva e obteve uma durabilidade de menos de um mês. Onde se pode considerar uma pesquisa qualitativa que procurou assuntos atualizados sobre o tema em questão. Corresponde a um estudo qualitativo com abordagem descritiva, construído a partir de dados levantados em fontes bibliográficas. Os quais foram selecionados e sistematizados, que Lakatos; Marconi, (2014) “compreende a uma representação de reuniões de conceitos ou associações entre estes que o indivíduo correlaciona sobre determinado tema, organizados na estrutura cognitiva de uma forma muito particular” Figura 1: capa do livro didático para informações do estudo. Fonte: Elias; Passos e Cavalcanti (2018). Os impactos possíveis de serem visto diante da gestão de qualidade num planejamento organizacional é uma empresa mais ativa, trabalhadores motivados, credibilidade com os clientes, confiabilidade, rentabilidade e lucratividade.

Por isso vale apenas cuidar para que a qualidade esteja presente num planejamento de uma empresa de pequeno porte, para que o mesmo cresca e assim possa diminuir os custos, evitando desperdício e tenha uma melhora contínua. REFERÊNCIAS CHIAVENATO. Idalberto. Gestão de pessoas. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de Metodologia Científica. º ed. São Paulo: Atlas, 2014. MACHADO.

71 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download