O Evangelho de Mateus

Tipo de documento:Análise

Área de estudo:Teologia

Documento 1

”; “Lucas 6. ”; “Atos 1. Contudo, há indícios de que ele tinha nome composto, pois em Marcos e Lucas ele é chamado de “Levi”, o que leva a crer, que seu nome fosse: Levi Mateus. Em “Mateus 10. ” ele é e apontado como exercendo a função de cobrador de impostos e com isso acaba sendo rotulado por seus conterrâneos como “judeu”, em alusão aos judeus os quais eram odiados por serem funcionários do “Estado Romano” e explorarem o povo enriquecendo-se inescrupulosamente. C. conforme sugerido por Godet. O que Mateus se propunha a dizer? O principal objetivo de Mateus era alertar seus discípulos contra o engano ou a hipocrisia. Ele alerta em seu evangelho que os leitores devam ficar vigilantes e preparados para a seguir os ensinamentos de Jesus. A grande proposta dele era de prepara a igreja para o retorno de Jesus através de uma prática de vida que fosse coerente com a palavra do mestre.

Dessa forma, utiliza-se da questão do divórcio conforme os rabinos da época formulavam: “É lícito ao marido repudiar a sua mulher por qualquer motivo?” (Mt 19. para a qual apresentava a resposta de Jesus: “Quem repudiar sua mulher, não sendo por causa de relações sexuais ilícitas, e casar com outra, comete adultério” (Mt 19. Mateus, ao contrário de Marcos e Lucas, não usa a expressão “Reino de Deus” e sim Reino dos Céus”: Digo-lhes a verdade: Entre os nascidos de mulher não surgiu ninguém maior do que João Batista; todavia, o menor no Reino dos céus é maior do que ele. Desde os dias de João Batista até agora, o Reino dos céus é tomado à força, e os que usam de força se apoderam dele.

Mt. Análise final Esse estudo nos demonstrou que Mateus foi o evangelho mais lido e estudado nos primeiros séculos de vida do cristianismo e que contribuiu muito com a sua formatação inicial. De acordo com Stanton (1999, p. essa posição destacada justifica-se na medida que se considere algumas razões: Mateus tal qual João são evangelhos que carregam os nomes de apóstolos de Jesus. Esse dado era um dos critérios para a introdução de um texto no cânon do Novo Testamento. A importância disso, era o fato de o escritor ter sido testemunha ocular das palavras e feitos de Jesus. Introdução ao Novo Testamento. Editora Vida Nova 2004. GUTHRIE, D. Introduction. In. The woman’s Bible: a classic feminist perspective. New York: Dover Publications, 2002.

STENDAHL, K. The School of St. Matthew and its use of the Old Testament (A escola de São Mateus e o seu uso do AT), 1954 6.

42 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download