O esporte moderno e a Educação Física. Restauração dos Jogos Olímpicos. A Revolução industrial, parlamentariza

Tipo de documento:Projeto

Área de estudo:Educação Física

Documento 1

XIX. A GÊNESE E EVOLUÇÃO DOS ESPORTES MODERNOS. OS DIFERENTES JOGOS MODERNOS. O ESPORTE MODERNO E A EDUCAÇÃO FÍSICA O esporte moderno é um fenômeno cultural com grande abrangência e visibilidade no cenário mundial, o esporte desde há muito tempo provoca diferentes lembranças sobre feitos humanos bastante específicos, em diferentes tempos e culturas foram construídas várias histórias diferentes sobre o esporte que estão escritos em documentos, reportagens, depoimentos, fotografias e diários; a educação física é um importante elemento da cultura corporal (GOELLNER, 2005). Ainda que o esporte tenha adquirido centralidade na vida moderna, ele não é invenção do presente, são conceitos e práticas que se estruturaram no pensamento ocidental que tiveram seus significados alterados, o esporte tem um potencial de mobilização altíssima, pois ele apresenta contemporaneidade (PIMENTA; HONORATO, 2010).

A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL, PARLAMENTARIZAÇÃO E A ESPORTIVIZAÇÃO DOS JOGOS NA SOCIEDADE INGLESA DO SÉC. XIX. A revolução industrial ocorreu no século XIX na Inglaterra e teve efeitos colaterais na burguesia, operários e proletariados, houve prosperidade e triunfo como a democratização política, afrouxamento dos limites entre burguesia e os valores puritanos e o afrouxamento das estruturas da família burguesa, refletida na emancipação feminina, houve também aumento da classe média (FARIAS, 2005). A primeira atividade feita que foi considerado um esporte moderno foi a caça à raposa que ocorreu no século XVIII na Inglaterra, mas em XIX essas pratica se tornou especializada com organização própria, o esporte moderno em si tem referência na atividade corporal, movimento e competição, surgiu no século XVIII e se difundiu pelo mundo, foi fundada em XIX nas escolas da Inglaterra (ESTEVES, 2014).

Esse esporte moderno foi resultado da revolução industrial com o processo de industrialização que movimentou a classe popular e burguesa da Inglaterra, um desses jogos populares foi os jogos com bola, atividades lúdicas e a modalidade esportiva em si foi criada pela regulamentação dessas práticas recreativas; um pedagogo inglês chamado Thomas Arnold implementou a prática de atividade física na educação burguesa, baseado num jogo honesto com formação moral e prazer dos jogadores, eles quis incentivar a prática de jogos populares nas escolas públicas diminuindo então um pouco do tradicionalismo, foi chamada de revolução esportiva (NETO, 1996). O movimento esportivo moderno, trouxe diversas contribuições, como por exemplo até o final do século XIX só tinha algumas modalidades como o atletismo, futebol, remo e natação, depois da participação da associação cristã entrou o basquetebol e o voleibol (NETO, 1996).

OS DIFERENTES JOGOS MODERNOS No século XX começou a ter muita mercantilização esportiva, na era da globalização, houveram muitas mudanças, um deles foi que transformaram os esportes em alto rendimento para satisfazer a indústria do entretenimento, os esportes se tornaram característicos das classes médias alguns exemplos, foram o tênis, o rugby, o futebol americano e esportes de inverno; Coubertin queria manter o esporte com um ideal aristocrático associando ao modelo burguês de educação que valorizava a igualdade de oportunidades, as modalidades que foram escolhidas inicialmente foram atletismo, ciclismo, esgrima, ginástica, levantamento de peso, luta, natação, tênis de campo e tiro, e assim conservaria a ideia de que o esporte era de um universo cultural, mas também a noção que era espetáculo (PRONI, 2008).

Como tempo surgiram novas tradições como a bandeira olímpica com os cinco anéis, o juramento oficial e o lema “Citius! Altius! Fortius!”, Coubertin gostava da neutralidade no campo, ele defendia a independência dos jogos em relação aos governos nacionais e queria a vocação internacionalista dos jogos, a princípio era utilizado o patrocínio dos monarcas e aristocratas, e depois ingressos ao público (PRONI, 2008). REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BERTUZZI Felipe Buller; CARDOSO Grace Tibério. A restauração dos jogos olímpicos e as consequências urbanísticas. A evolução do esporte moderno e o desenvolvimento das categorias de formação do basquetebol masculino no estado de são paulo: análises preliminares. Campinas. GOELLNER Silvana Vilodre. Locais da memória: histórias do esporte moderno.

Arquivos em Movimento. bras. Educ. Fís. Esporte, São Paulo, v. n.

75 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download