O ENSINO REMOTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: recursos e estratégias

Tipo de documento:Outro tipo

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

Para isso, tem-se como intuito explicar de que modo a aprendizagem remota se torna uma alternativa positiva da pedagogia, bem como identificar recursos e estratégias aplicáveis de ensino a distância. Como exemplo, será computada a funcionalidade do software Kahoot, se apresentando como instrumento cabal de ensino, já que ele fomenta a pedagogia lúdica e atrativa para as mais diversas ciências educacionais. Palavras-chave: Ensino remoto. Educação infantil. Tecnologia. Com as medidas de isolamento social, o ensino remoto passou a ser utilizado na maioria das instituições de ensino do país. levando as creches e pré-escolas a adotar o ensino remoto como um método alternativo, na perspectiva de não deixar as crianças desassistidas de educação, durante o período de isolamento social.

O ensino remoto prioriza a mediação pedagógica por meio de tecnologias e plataformas digitais para apoiar processos de ensino e aprendizagem em resposta à suspensão de aulas e atividades presenciais em escolas e universidades no cenário da pandemia do novo coronavírus (COVID-19) (OLIVEIRA, 2020, p. A partir desse momento o ensino remoto passou a ser utilizado em todas as instituições de ensino do país, essa situação trouxe grandes desafios para a vida dos professores. O momento requer profissionais com intuição aguçada para perceber situações e resolver problemas que as instituições de ensino superior não conseguem ensinar. F, fez se necessário que os educandosestudantes se adaptassem àsa novas formas de ensino, que resultou no uso da internet, onde o professor ministrava suas aulas on-line e havia uma mediação entre o educando e o conteúdo.

Atender às necessidades pedagógicas sempre exigiu árduo esforço por parte de todos os integrantes do corpo docente. Muitas das instituições de ensino – nacionais e internacionais – em quaisquer níveis de educação, enfrentam dificuldades ao tentar atrair os alunos, fazendo uso dos recursos educacionais tradicionais. Professores e profissionais pedagogos têm a complexa missão de observar o mundo e descobrir como exercer suas prerrogativas em novos cenários. Se é necessário que o profissional da educação se adapte frequentemente, deve-se dar uma atenção crescente às novas mídias sociais e aos dispositivos eletrônicos, os quais têm servido de grande aporte para o trabalho de dar diversidade e dinamismo para aulas, palestras e colóquios, a exemplo da gamificação. Essa situação trouxe grandes desafios para a vida dos professores, dentre os grandes obstáculos enfrentados, por não saber manusear de forma correta os recursos tecnológicos disponibilizados para executar o trabalho educacional durante esse período e dar continuidade ao processo de ensino e aprendizagem.

Segundo Bezerra (2021, p. os professores passaram a trabalhar mais, precisando dispor de tempo para gravar vídeoaulas, corrigir atividades em telas de celulares e participar e dirigir videoconferências, para não citar outras situações``. Com essas mudanças repentinas, as instituições educacionais também tiveram que fazer algumas adaptações para dar continuidade ao processo de ensino aprendizagem, principalmente na educação infantil, um vez que creches e pré-escolas passaram a adotar o ensino remoto como alternativa, perspectiva de não deixar as crianças desassistidas de educação durante o período de isolamento social. É valido destacar os variados tipos de recursos tecnológicos, que foram disponibilizados para o processo de ensino durante o período em que as aulas presenciais foram suspensas. Essa situação, exigiu das instituições educacionais, dos professores e das crianças, algumas adaptações para poder dar continuidade ao processo de ensino e aprendizagem.

Diante do cenário pontuado, fomos instigados a entender melhor esse fenômeno, levando-nos a buscar solução para a seguinte problemática: dessa situação a pesquisa pretende responder a seguinte questão: Quais recursos e estratégias tecnológicos foram utilizados e suas contribuições na educação infantil durante o ensino remoto? A presente pesquisa traz comoA fim de uma obtermos uma possível resposta elegemos como objetivo geral compreender as estratégias e os recursos tecnológicos utilizados no processo de ensino e aprendizagem da educação infantil durante a o período da pandemia. E por ao dimensionar esse objetivo estabelecemos os seguintes objetivos específicos, : conhecer as estratégias de ensino desenvolvidas pelos educadores diante da realidade imposta para a realização do ensino das crianças durante o período de isolamento social.

A pesquisa traz como justificativa, o ato de apresentar e compreender quais recursos e estratégias foram utilizados para dar continuidade ao ensino remoto na educação infantil e suas contribuições para o desenvolvimento das crianças durante esse período. A metodologia adotada para o desenvolvimento desse trabalhoda pesquisa foi de abordagem qualitativa, a pesquisa e exploratórioexploratória, utilizando o procedimento de revisão bibliográfica, realizada a partir de materiais já elaborados como, artigos científicos, revistas e conteúdos eletrônicos, que fazem abordagem ao tema em questão. Ou seja, é cabível afirmar que a instauração da tecnologia pouco acrisolará a sala de aula remota, se forem olvidados os princípios técnicos de lecionar. Seabra (1994, p. novamente nos remete a premissa de que: Há que transformar a sala de aula num ambiente interativo facilitador da Aprendizagem.

Uma espécie de bolha no espaço-tempo que leve a classe a navegar pela história da humanidade, pelas galáxias e pelos mundos microscópicos, onde calcular e argumentar sejam as ferramentas de interação lúdica entre os alunos e seus objetos de reflexão e pesquisa. Partindo desse princípio, cabe destacar que a inserção tecnológica na educação infantil propicia a inclusão gamificada que os alunos precisam vivenciar. Para Pereira e Rodrigues (2021, p. “nos últimos anos os meios de comunicação se tornaram mais complexos, levando a necessidade de novas tecnologias e modificando o cotidiano das pessoas”. No campo da educação, há décadas, no Brasil, já se consolidou a utilização das tecnologias, principalmente no ensino à distância. Um fato que colaborou com essa consolidação foi “o engajamento do Estado e da sociedade no processo de ensino- aprendizagem” (PEREIRA; RODRIGUES, 2021, p.

Em que pese a ampla utilização de recursos digitais na modalidade de educação a distância, os professores que atuam na educação básica, principalmente os que exercem à docência na educação infantil, encontraram grandes desafios durante o período de pandemia, por não saber utilizar os recursos tecnológicos para ministrar as aulas de maneira remota, pois não vale apenas ter os equipamentos para a realização da atividade, faz-se necessário romper com tecnicismo puro e simples e possibilitar uma ação reflexiva frente o uso de tais recursos, o que requer formação inicial e continuada dos professores. Nesse momento, os educadores tiveram que produzir novas estratégias de ensino, como a produção de aulas gravadas e enviadas para as crianças utilizando as redes sociais, aulas ao vivo e on-line transmitidas pelo Google Meet e até mesmo o envio de atividades e conteúdos digitais enviados nas plataformas digitais, que foram disponibilizadas para a realização do ensino on-line.

Com isso foi possível elaborar aulas mais dinâmicas e interativas, incluindo o lúdico e a contação de história, despertando assim o interesse das crianças em participar das aulas, pois havia muitas crianças com um sentimento de desanimo, por estar estudando em casa de forma remota, e a utilização da dinâmica, desperta o interesse a curiosidade, motivando-os a interagir com os outros colegas e também com os educadores. Em si tratando de ensino remoto na educação infantil, as historinhas como eram contadas na sala de aula foram substituídas por vídeos em que as professoras aparecem manipulando fantoches ou fazendo diante de um fundo musical. As atividades escritas continuaram sendo realizadas, com a utilização do livro didático ou de folhas impressas nas escolas (BEZERRA, 2021, p.

Em verdade, podemos destacar que a fase mais importante na vida de uma criança é a infância, essa fase e marcada simplesmente pelo ato do brincar, toda criança tem a necessidade de brincar pois é, nesse brincar que ela faz descobertas importantes, como aprender a conviver com os outros e conhecer o mundo que à cerca. explanam que: O conceito análise bibliométrica tem como base a avaliação quantitativa de determinados parâmetros de um conjunto definido de artigos, denominado portfólio bibliográfico. Como parâmetros observáveis, destacam-se os artigos selecionados, suas referências, autores, número de citações e periódicos mais relevantes. Como resultado da análise bibliométrica, tem-se a gestão da informação e do conhecimento científico sobre um dado assunto.

Indiscutivelmente, pondera-se como útil e fundamental a construção teórica baseada em revistas, jornais, livros e artigos científicos, para que então a compreensão seja alavancada no que se refere ao alvo de estudo - o ensino remoto na educação infantil: recursos e estratégias. RESULTADOS E DISCUSSÃO Uma das ferramentas tecnológicas para efetivar o ensino remoto é o Kahoot, que existe desde 2013. Quando logado, opta-se por criar um quiz no Kahoot no link <https://create. kahoot. it/creator>, selecionando-se a modalidade “quiz”, sendo a única versão gratuita dentre as oito opções apresentadas para quem escolhe por obter uma conta premium. Cada quiz consistirá em um aparente número ilimitado de questões com quatro alternativas, ficando facultativo ao elaborador determinar o número de questões e quantas das opções serão incorretas e/ou corretas sobre o conteúdo apresentado.

É facultativo para cada questão a inserção de alguma imagem própria ou obtida do site “Google imagens” que favoreça a melhor interpretação do que seja o tema a ser perguntado. A planilha é bem detalhada, apresentando dados como autoria (nome utilizado quando o grupo se vincula ao jogo), data, número de jogadores, desempenho geral (porcentagem de acertos, erros e média de pontuação) e o feedback dos grupos ao final da atividade. A planilha também apresenta um score final, onde elenca a pontuação de cada grupo, classificados pelo tempo de resposta, apresentando também os respectivos números de acertos e erros questão por questão. Esses dados possibilitam que o professor identifique os erros mais comuns entre os grupos. No presente relato, isso possibilitou que conteúdos de maior dificuldade pudessem ser revisados antes da avaliação discursiva.

O tempo de resposta a cada questão também auxilia o professor na identificação de conteúdo onde os estudantes apresentam maior dificuldade. Logo, pode-se afirmar com segurança que as metodologias contidas nessa plataforma adaptam e acrisolam o sistema educacional, podendo alavancar as mediações pedagógicas por meio do desenvolvimento intelectual dos estudantes, bem como a boa convivência inclusiva que é essencial para o progresso escolar. CONSIDERAÇÕES FINAIS Esta revisão bibliográfica possibilitou um amplo dimensionamento do ensino remoto na educação infantil, a ponto de vislumbrar recursos e estratégias cabíveis de intervenção pedagógica, isto é, que acrisolarão o processo de ensino e aprendizagem nas crianças. Os estudos revisados mostraram resultados favoráveis ao uso da ferramenta Kahoot para aprimorar o ensino remoto de diversas ciências no ensino infantil.

Uma vez que o Kahoot ainda possua dez anos de existência, pode-se considerar que há uma grande possibilidade de testá-lo ainda mais em diferentes locais do mundo. É um recurso importante que auxilia no processo de ensino, revisão e interação, a exemplo de outras metodologias ativas. Métodos simples aplicados inclusiva e ludicamente entre os estudantes são capazes de promover o ensino concreto e necessário para os alunos. REFERÊNCIAS BOTTENTUIT JUNIOR, J. B. O aplicativo Kahoot na educação: verificando os conhecimentos dos alunos em tempo real. In: GOMES, M. O USO DO KAHOOT COMO RECURSO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UMA REVISÃO NARRATIVA. Crateús, 2020. COSTA, G. S. OLIVEIRA, S. O uso das novas tecnologias em sala de aula. FERREIRA, Ana Estela et al.

Tecnologias e metodologias ativas:(res) significando percursos educacionais. Editora Oficina Universitária, 2022. PEREIRA, Ana Maria. ROMIO, Tiago; PAIVA, Simone C. M. Kahoot e GoConqr: uso de jogos educacionais para o ensino da matemática. SCIENTIA CUM INDUSTRIA, V. N. Disponível em: <https://core. ac. uk/download/pdf/229105498. pdf> TOLOMEI, Bianca Vargas. A Gamificação como Estratégia de Engajamento e Motivação na Educação. Production, v. p. VENTURINO-PEREZ, Pedro; GUILLAND SCHIMIDT, Thais Carolina; FERNANDESSANTOS, Caroline. Kahoot! como Ferramenta de Revisão de Conteúdo em Neurociências. Acesso em: 20 Abr.

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