O ENSINO DO FUTSAL NA INICIAÇÃO ESPORTIVA UMA ANÁLISE SOBRE A METEOROLOGIA GLOBAL-FUNCIONAL NA FORMAÇÃO DA CRIANÇA

Tipo de documento:Pré-projeto

Área de estudo:Educação Física

Documento 1

Docente supervisor: Cidade – Estado 2022 SUMÁRIO INTRODUÇÃO. TEMA. JUSTIFICATIVA. OBJETIVOS. PROBLEMATIZAÇÃO. MUTTI, 2003, p. O projeto contempla crianças em iniciação a prática do futsal. Onde será mencionada a importância do treinamento adequado do futsal á necessidade da criança nesta etapa de iniciação ao esporte. Com tudo evitando aspectos ligados à especialização precoce, de forma que tal ensino exige dos alunos habilidades muito além do seu desenvolvimento. O método de ensino global é uma das metodologias de futsal mais adequada á iniciação de crianças. O futsal é uma modalidade bem aceita pelas crianças na iniciação ao esporte, trabalhando de forma adequada desenvolverá no aluno uma paixão pelo esporte. A educação física tem um papel importante e desafiador através do esporte, o de formar alunos de corpo inteiro com um pensamento crítico e autônomo.

O futsal é uma iniciação esportiva do processo de ensino e aprendizagem, pelo qual o indivíduo adquire e desenvolve as técnicas básicas para o desporto. A melhor fase para a aprendizagem motora é a infância, respeitando as fases do desenvolvimento da criança e com a devida moderação devem-se trabalhar os fundamentos da técnica, (ESTIGARRIBIA, 2005). Portanto, alguns benefícios do futsal são aspectos como a base motora, conhecimento do próprio corpo, do jogo, o desenvolvimento físico geral, de raciocínio, da tomada de decisões, das observações e percepções do que está acontecendo durante a prática da atividade, a importância e o respeito, as ordens propostas ao jogo aplicado, tudo isso se torna importante e se relaciona com o desenvolvimento motor das crianças.

o método de iniciação nos jogos desportivos coletivos engloba desde o momento em que as crianças se introduzem nos esportes até a definição por exercerem uma modalidade. Sendo assim os trabalhos devem respeitar a fase de desenvolvimento das crianças. É fundamental o papel do educador nesse processo para que isso ocorra com a máxima eficiência, este profissional tem que interagir com os pais e deve manter-se informado sobre os processos de desenvolvimento físico/orgânico das crianças, assim conseguirá realizar com destreza os métodos educativos para a iniciação da prática esportiva. É importante trabalhar em cima do processo de inclusão e valorização da vida, ou seja, os métodos de ensino e aprendizagem técnico e tático não podem ser considerados a única forma de preparação da criança no mundo esportivo, afinal, poucas serão as crianças que conseguirão viver do esporte (DALCASTAGNÉ e LAMAR, 2012).

Não basta ter sido um bom atleta para que a pessoa possa formar novos atletas, ou seja, ex-jogadores nem sempre são capazes de adaptar suas qualidades a exercícios educativos que possam preparar novos atletas, pois é preciso elaborar um procedimento pedagógico com base nas experiências motoras que as crianças apresentam, vivenciadas por elas anteriormente, é preciso conhecer as necessidades básicas de cada faixa etária, tem que compreender os aspectos relacionados ao crescimento da criança para que possa trabalhar com ela (NISTAPICCOLO, 2003). Mesmo sabendo desse problema, muitos profissionais optam por trabalhar com iniciação esportiva somente para chegarem as categorias principais/adultas, pois são nessas categorias que são alcançados os maiores salários e o reconhecimento profissional, e isso pode causar equívocos na preparação esportiva dos mais jovens (SILVA e ROSE JUNIOR, 2005).

Todo trabalho de iniciação esportiva, tem como ponto a ser destacado a forma de condução do mesmo, a criança tem que passar por um processo de adaptação adequado, respeitando todas as características e etapas de formação e mantendo o interesse da criança nas atividades. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA Os profissionais de Educação Física devem ter em mente que a prática do futsal na iniciação ao esporte é diferente da utilizada no auto rendimento esportivo, pois são vários os fatores que diferenciam um do outro, a prática do futsal na iniciação tem como objetivo de inserir na vida das crianças a prática da educação física e que isso vire um hábito em suas vidas.

A iniciação esportiva é o período no qual a criança começa a aprender, de forma específica, a prática de um ou vários esportes. Santana (2005) acrescenta que a iniciação esportiva é marcada pela prática regular e orientada de uma ou mais modalidades esportivas, e o objetivo imediato é dar continuidade ao desenvolvimento da criança de forma integral, não implicando em competições regulares. As possíveis consequências de se especializar a criança precocemente estão diretamente ligadas ao fato de se adotar, por longo período de tempo, uma metodologia incompatível com as características, interesses e necessidades dela. Logo, os possíveis efeitos podem não se manifestar diretamente, mas no decorrer de temporadas (SANTANA, 2005). A especialização precoce é entendida por Kunz (1994) como um processo que acontece quando crianças são introduzidas antes da fase pubertária a um treinamento planejado e organizado em longo prazo, e que se efetiva em um mínimo de três sessões semanais, com o objetivo do gradual aumento do rendimento, além, de participação periódica em competições esportivas.

Um dos principais efeitos da especialização precoce na infância é a desistência precoce da prática esportiva. Tendo em vista os traumas e a sobrecarga que o treinamento especializado no rendimento e em competições tenha causado quando criança. A aplicação dos referidos métodos, considerando as respectivas fases, está na importância dos fatores biológicos, culturais e morais, que devem ser considerados durante a aprendizagem esportiva da criança, pois tais fatores estão ligados na fase de crescimento, na maturação, na experiência de vida e na ética e não no resultado de um jogo. A pesquisa bibliográfica é o levantamento ou revisão de obras publicadas sobre a teoria que irá direcionar o trabalho científico o que necessita uma dedicação, estudo e análise pelo pesquisador que irá executar o trabalho científico e tem como objetivo reunir e analisar textos publicados, para apoiar o trabalho científico.

Para Gil (2002, p. a pesquisa bibliográfica é desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos. Segundo ( KOCHE, 2003, p. CRONOGRAMA Atividades Mês (2022) 10 11 12 Elaboração do projeto x Revisão teórica x Coleta de dados x Atividades Mês (2023) 01 02 03 04 05 06 07 08 09 Discursão de resultados x X Produção final do texto x x x x x x Entrega Final x CONSIDERAÇÕES FINAIS Através deste trabalho percebe-se que o futsal é o esporte mais praticado no Brasil, e com isso a iniciação da criança no futsal ocorre cada vez mais cedo. Sendo assim, o papel do profissional de educação física é o de buscar estratégias de treinamentos para que as crianças consigam chegar da iniciação aos níveis de competição sem que sejam prejudicadas com a especialização esportiva precoce, e fazer com que os pais compreendam o método de trabalho.

Essa iniciação pode ser feita por volta dos 8 aos 10 anos de idade, ou até mesmo antes disso, sem causar danos com a especialização esportiva precoce, para isso tanto os pais quanto os professores têm que ter a consciência que não são “mini-adultos” e sim crianças, e com isso não podem exigir delas o mesmo desempenho e resultados como se estivessem totalmente preparadas, pois isso sim prejudicará a mesma. Incentivar a prática de outras modalidades esportivas, mesmo que essas sejam alternadas com o futsal também ajuda, pois, o ideal é que vivenciem o máximo possível antes de optarem por uma única modalidade. A iniciação esportiva nessa idade também tem seus benefícios quando bem trabalhada, uma melhora na socialização, aumento da autoconfiança e do desenvolvimento motor, e a prática de atividades física em si, que evita o sedentarismo e obesidade que afeta cada vez mais as crianças, são todos benéficos com a inclusão no esporte antes da puberdade.

REFERÊNCIAS AÑÓ, V. Planificación del Entrenamiento Juvenil. Madrid: Editorial Gymnos, 1997. BARBIERI, Fabio A. BENITES, Larissa C. ETCHEPARE, Luciane Sanchotene et al. Inteligência Corporal-Cinestésica em Alunos de Escolas de Futsal. Revista Digital, Buenos Aires, ano 10, N° 78, nov. FONSECA, J. J. A investigação sobre os modelos de ensino dos jogos desportivos. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, v. n. p. GIL, A. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. KOCHE, José Carlos. Fundamentos de Metodologia Científica. Petrópolis: Vozes, 2003, p. KUNZ, Elenor. Movimento, Porto Alegre: v. n. p. jan/mar. MELO, Rogério Silva. PINTO, Fabiano Soares e SANTANA, Wilton Carlos. Iniciação ao futsal: as crianças jogam para aprender ou aprendem para jogar? 2005. SANTANA, W. C. Riscos de uma Especialização Precoce. Iniciação nas modalidades esportivas coletivas: a importância da dimensão tática.

Mackenzie, São Paulo: ano:4, n. p. SOARES, R. P. dos. Como elaborar uma dissertação de mestrado. Lisboa: Pactor, 2010. LAKATOS, E. M.

75 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download