O ENSINO DO FUTSAL NA INICIAÇÃO ESPORTIVA UMA ANÁLISE SOBRE A METEOROLOGIA GLOBAL-FUNCIONAL NA FORMAÇÃO DA CRIANÇA

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Educação Física

Documento 1

Por ingressarem no futsal antes da puberdade, idade considerada ideal para firmação em uma única modalidade, alguns cuidados são tomados para que a especialização esportiva precoce não venha a prejudicar as crianças, e que por conta de tal especialização busque os benefícios que nela contêm. Este estudo considerou as fases de desenvolvimento da criança/atleta, as fases da iniciação esportiva e as fases de treinamento, pois não se pode desprezar fatores biológicos, culturais e morais durante a aprendizagem esportiva da criança, pois esses fatores estão ligados no crescimento, na maturação, na experiência de vida e na ética e não no resultado de um jogo. A comparação dos métodos de ensino, analítico, global, misto e integrado permitirá concluir que a união deles é a forma mais adequada, tendo como ponto essencial o momento que deve ser colocado um determinado tipo de exercício à sequência do treinamento.

Finalmente, para levar as crianças à especialização e chegar aos níveis de competições, trabalha-se a parte técnica e tática voltada às competições. Palavras-chave: Iniciação esportiva. Onde será mencionada a importância do treinamento adequado do futsal á necessidade da criança nesta etapa de iniciação ao esporte. Com tudo evitando aspectos ligados à especialização precoce, de forma que tal ensino exige dos alunos habilidades muito além do seu desenvolvimento. O método de ensino global é uma das metodologias de futsal mais adequada á iniciação de crianças. O método global caracteriza-se pelo aprender jogando, utilizando pequenos jogos e jogos pré-desportivos. O método global oferece aos alunos a experiência de vivenciar o jogo em si, o que estimula a interação da criatividade, imaginação e pensamentos táticos.

O futsal é uma iniciação esportiva do processo de ensino e aprendizagem, pelo qual o indivíduo adquire e desenvolve as técnicas básicas para o desporto. A melhor fase para a aprendizagem motora é a infância, respeitando as fases do desenvolvimento da criança e com a devida moderação devem-se trabalhar os fundamentos da técnica, (ESTIGARRIBIA, 2005). Portanto, alguns benefícios do futsal são aspectos como a base motora, conhecimento do próprio corpo, do jogo, o desenvolvimento físico geral, de raciocínio, da tomada de decisões, das observações e percepções do que está acontecendo durante a prática da atividade, a importância e o respeito, as ordens propostas ao jogo aplicado, tudo isso se torna importante e se relaciona com o desenvolvimento motor das crianças.

Diante do exposto, o projeto tem como problema em entender como a metodologia global do ensino do futsal pode ser usada como uma ferramenta para a formação da criança junto ao desporto do futsal preservando a não especialização precoce? E o objetivo principal desse estudo é Indagar a respeito da metodologia global no futsal e seus benefícios na formação da criança visando a não especialização precoce. O trabalho destaca a contribuição do futsal para o processo de ensino aprendizagem da criança. De acordo com PAES (citado por MENDES, 2010, p. o método de iniciação nos jogos desportivos coletivos engloba desde o momento em que as crianças se introduzem nos esportes até a definição por exercerem uma modalidade. Sendo assim os trabalhos devem respeitar a fase de desenvolvimento das crianças.

Um dos principais problemas encontrados para que as equipes esportivas alcancem o alto rendimento é a ausência de uma eficiente iniciação esportiva. Mesmo sabendo desse problema, muitos profissionais optam por trabalhar com iniciação esportiva somente para chegarem as categorias principais/adultas, pois são nessas categorias que são alcançados os maiores salários e o reconhecimento profissional, e isso pode causar equívocos na preparação esportiva dos mais jovens (SILVA e ROSE JUNIOR, 2005). O método global é o mais adequado para isso, o método global caracteriza em desenvolver a aprendizagem do futsal através de pequenos jogos e jogos pré-desportivos, é o aprender através do próprio jogo, é o método adequado para iniciantes, onde o movimento é ensinado na prática do jogo e o aluno irá repetir inúmeras vezes, onde o professor poderá estar corrigindo detalhes até chegar à execução correta do movimento.

Nos primeiros anos da iniciação é de grande importância para um trabalho divertido, especialmente nos primeiros anos de aprendizagem, você deve transmitir o componente lúdico. A prática de jogos já conhecidos é mais fácil para o professor para ensinar a criança onde a diversão se torna a ponte do aprender. Esta atitude de aprender com prazer, brincando, apontando para o outro, como eles aprendem o esporte, as crianças podem definitivamente incorporá-lo em suas vidas. SANTANA, 2003 p. A respeito disso, Kunz (1994) diz que a especialização precoce pode trazer enumerados problemas sobre a vida da criança e especialmente após encerrar a carreira esportiva, problemas como formação escolar deficiente, devido à grande exigência em acompanhar com êxito a carreira esportiva e reduzida à participação em atividades, brincadeiras e jogos do mundo infantil, indispensáveis para o desenvolvimento da personalidade na infância.

Santana (2005) cita mais alguns riscos da especialização precoce na criança, como o estresse de competição, que se caracteriza por um sentimento de medo e insegurança, causado principalmente por uma prática excessivamente competitiva. A criança, então, tem medo de errar, sente-se insegura e com a autoestima ameaçada, saturação esportiva, que se manifesta quando a criança apresenta sinais de desânimo e desinteresse em continuar a prática do esporte, e lesões que acontecem pela prática de treinamentos em excesso, com a alta intensidade inadequada para idade. Portanto o objetivo do esporte na infância deve ser garantir a sua prática saudável, tanto psíquico e físico como social, e assim poder defender e garantir as conquistas do rendimento esportivo como uma ocupação saudável na vida da criança.

O processo de treinamento a longo prazo é dividido em nove fases, essas fases possuem conteúdo específicos e referências etárias que devem ser trabalhados em função das características do praticante. Planejar constitui buscar prováveis alternativas para serem realizadas, buscando a flexibilidade do conhecimento - o que é a fundamental especialidade do planejamento de uma pesquisa, procurando explicar seu processo de solução. Segundo Reis (2010) o método de pesquisa consiste em uma série de etapas e processos a serem seguidos, os quais são realizados de forma ordenada na investigação, e representa o processo desde a geração do problema até o progresso gradual. Até que a resposta seja obtida. Segundo Fonseca (2002) a pesquisa é realizada por meio de uma busca de estudos teóricos que já foram analisados e publicados, seja por meios eletrônicos ou escritos, tais como: artigos científicos, livros, entre outros.

Para Lakatos e Marconi (2007), a indução representa um processo psicológico, por meio do compartilhamento de dados privados, após a devida verificação, para inferir a verdade geral ou geral, e não incluído na parte da fiscalização. As adaptações das regras é o ponto de partida para evitar implicações para as crianças, evitar as aplicações de cartões, procurando orientar as crianças/atletas e se for necessário solicitar a substituição da mesma, tornar obrigatória a participação de todos os jogadores na partida, pontuação diferenciada nas competições beneficiando as equipes que utilizarem maior número de jogadores e premiação para todos os participantes, são atitudes que podem ser tomadas durante os campeonatos. CONSIDERAÇÕES FINAIS Através deste trabalho percebe-se que o futsal é o esporte mais praticado no Brasil, e com isso a iniciação da criança no futsal ocorre cada vez mais cedo.

Sendo assim, o papel do profissional de educação física é o de buscar estratégias de treinamentos para que as crianças consigam chegar da iniciação aos níveis de competição sem que sejam prejudicadas com a especialização esportiva precoce, e fazer com que os pais compreendam o método de trabalho. Essa iniciação pode ser feita por volta dos 8 aos 10 anos de idade, ou até mesmo antes disso, sem causar danos com a especialização esportiva precoce, para isso tanto os pais quanto os professores têm que ter a consciência que não são “mini-adultos” e sim crianças, e com isso não podem exigir delas o mesmo desempenho e resultados como se estivessem totalmente preparadas, pois isso sim prejudicará a mesma.

Incentivar a prática de outras modalidades esportivas, mesmo que essas sejam alternadas com o futsal também ajuda, pois, o ideal é que vivenciem o máximo possível antes de optarem por uma única modalidade.  Especialização precoce: Algumas implicações relacionadas ao futebol e futsal. Especialização Esportiva Precoce: Perspectivas Atuais da Psicologia do Esporte – Jundiaí, SP: Fontoura, 18/09/2007 – 19:27. DALCASTAGNÉ, Giovanni e LAMAR, Adolfo Ramos. Iniciação esportiva e sua relação com a saúde de crianças e adolescentes. ESTIGARRIBIA, R. da. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. ª ed. São Paulo: Atlas, 2002. GERHARDT, T. E. Ijuí: Unijuí, 1994. MENDES, Ricardo Rodrigues, MATOS, José Arlen Beltrão e PINHO, Amilcar Cardoso.

Proposta metodológica da iniciação esportiva escolar. Pindoroma. Bahia: v. Rio de Janeiro: Sprint, 2001. campinas: Ed. da Unicamp, 1997. MUTTI, Daniel. Futsal da iniciação ao alto nível. com. br. SANTANA, Wilton Carlos de. Iniciação esportiva e algumas evidências de complexidade. In: SIMPOSIO DE EDUCACAO FISICA E DESPORTOS DO SUL DO BRASIL, 14, 2005, Ponta Grossa.  Futsal como conteúdo nas aulas de educação física escolar: motivação e benefícios. TCC] Brasília: Centro Universitário De Brasília –Uniceub: Faculdade De Ciências Da Educação E Saúde-Faces; 2015. RAMOS, Adamilton M. NEVES, Ricardo L. R. de A. Fundamentos de metodologia científica. ed. reimp. São Paulo: Atlas, 2007.

60 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download