O ensino de língua inglesa com o auxílio de ferramentas audiovisuais

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Letras

Documento 1

Através dessa proposta, objetiva-se também contribuir significativamente para o aprendizado e fixação do conteúdo, permitindo explorar vocabulário, pronúncia, leitura e escrita. Este trabalho também visa orientar nos cuidados necessários para se manter o objetivo educacional e propor sugestões de uso da música em sala de aula objetivando-se melhoria na qualidade do aprendizado e buscando despertar maior interesse nos estudantes para o estudo de conteúdos da língua inglesa. Palavras-chave: Aplicativo. Audiovisual. Música. Quando se trata de ensino da língua inglesa, a maioria destes estudantes não despertam o interesse necessário para se sentirem motivados a se dedicarem o suficiente para um melhor aprendizado. Eles procuram realizar o mínimo exigido pela escola, acreditando que disciplinas como português e matemática possuem importância maior, não conseguindo visualizarem a importância dos conteúdos de língua inglesa.

Mas além de ser muito importante em diversas áreas da vida, também é uma disciplina que dominar bem é muito importante para o estudante, podendo até mesmo contribuir para a aprovação no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Portanto, é de grande relevância que o educador desenvolva também um diálogo com o estudante, para que se conscientize de se preparar para essa nova etapa de sua vida estudantil. Através do uso de uma ferramenta próxima ao jovem (que ele possui grande afinidade), e a utilização de aplicativos audiovisuais, este trabalho visa proporcionar uma experiência de aprendizagem agradável e estimulante ao estudante de escola pública do ensino médio. Além disso, o ensino utilizando-se recursos audiovisuais permite um maior aproveitamento do aprendizado, pois conforme Pereira (2016): “só há uma boa aprendizagem se houver uma boa percepção e esta só tem lugar se estimularmos devidamente os órgãos dos sentidos que estão na base da percepção, ou seja, a audição e a visão” (PEREIRA, 1992, p.

A utilização de música em sala de aula, aliada ao recurso audiovisual, através de uma ferramenta tecnológica, pode contribuir ainda mais para o aprendizado, pois através de uma abordagem educativa bem planejada pelo educador, focada no ensino e aprendizagem, é possível que o estudante exercite as habilidades de listening (ouvindo a música e trabalhando a compreensão oral através de exercícios dados em sala de aula) e speaking - para o caso do estudante cantar a música, permitindo que o educador trabalhe junto ao estudante a pronúncia; e também é possível trabalhar aquisição de novos vocabulários, realizando escolhas de músicas que favoreçam o aprendizado palavras ainda desconhecidas pela turma (FERRAZ; AUDI, 2013). Além disso, é possível também, com o estudo em sala de aula da letra da música, que o educador desenvolva atividades de “Reading” (leitura) e writing (escrita), além de permitir que o estudante se socialize, e cante em inglês.

WOYCIECHOWSKI, sd). As músicas possuem ritmo, favorecendo a memorização, fator muito importante no aprendizado de um idioma (FERRAZ; AUDI, 2013). Sugere-se que o realize a escolha das músicas através do resultado desta pesquisa, dessa forma, os estudantes se sentirão mais motivados, de modo a trabalharem com músicas que os agradam. Sugere-se que antes mesmo que o educador realize a aula com a música, seja realizada uma aula voltada para descobrir quais músicas internacionais na língua inglesa mais agradam os alunos. O educador poderá realizar isso através dividindo a turma em alguns grupos, e sugerindo debates entre eles do que mais os agrada. Ele pode elaborar, como sugestão, um formulário para que seu preenchimento seja realizado pelos estudantes, visando realizar uma estatística em sala de aula dos gostos dos estudantes.

Através deste formulário, o estudante poderá indicar 10 músicas do seu gosto que devem atender a alguns critérios ou sugestões que o professor vier a definir, o que pode também render uma atividade extracurricular (exemplo: o educador pede que os alunos pesquisem músicas em inglês que contenham o uso de 3 ou mais verbos irregulares). Portanto, não basta ter a tecnologia que permita trabalhar o recurso audiovisual em sala de aula, é muito importante um bom planejamento de aula por parte do educador. Uma sugestão para o sucesso em sala de aula deste trabalho, é traçar bons planos de aulas, com objetivos específicos, como por exemplo: ensino de conditional (condicionais), e planejar com antecedência o uso do aplicativo junto ao smartphone traçando regras para uso em sala de aula que estejam ligadas aos objetivos da aprendizagem, juntamente com o ensino do conteúdo relacionado à seleção de músicas a se trabalhar em sala de aula.

Para se trabalhar conditional, por exemplo, o professor poderá, por exemplo, sugerir a seguinte seleção de músicas para estudo, trabalhando atividades relacionadas a elas: para First Conditional: If I Lose Myself (One Republic), If You Don’t Know Me By Now (Simply Red). Para Second Conditional: If I Fell (The Beatles); If I Were a Boy (Beyoncé); Third Conditional: If It Hadn't Been For Love (Adele); I Will Survive (Gloria Gaynor). Os alunos deverão votar em quais músicas mais gostaram, escolhendo uma música para cada condicional, e o professor, poderá dividir em grupos diferentes, permitindo assim, que cada grupo trabalhe com a música que possuir maior afinidade. No nível de dificuldade “intermediate”, 119, no nível “advanced”, 220, e no nível “expert”, 364 (ou seja, ele deverá preencher toda a letra da música).

O educador deverá separar a turma em 4 grupos e explicar as regras de um jogo que deverá ser aplicado para testar seus conhecimentos aprendidos. Cada grupo deverá escolher uma música das que foram sugeridas pelo professor, e nenhum grupo poderá repetir a música do outro, caso haja conflito de interesses, o professor deverá intermediar, e realizar um sorteio entre as músicas. As quatro músicas deverão ser estudadas pelos 4 grupos. O professor orientará cada grupo a praticar o estudo das músicas dentro do programa “Lyrics Training”. Mas para que a experiência em sala de aula seja de fato positiva, de modo a agregar valor às aulas voltadas ao verdadeiro aprendizado, o papel desempenhado pelo educador é de suma importância, pois ele deverá conduzir a aula de modo a atingir esse objetivo, para que o foco do ensino não se perca, e para isso, é necessário que haja um planejamento de aula e que oriente os alunos previamente a respeito de regras de utilização do smartphone em sala de aula.

Portanto, uma aula voltada para a utilização de smartphone utilizando-se a tecnologia audiovisual com o uso de músicas, se bem planejada pelo educador, direcionada ao aprendizado significativo, pode vir a não só obter o objetivo de despertar no jovem do ensino médio o interesse pela disciplina de língua inglesa, como também pode contribuir de forma significativa para a aprendizagem dos conteúdos que envolvam as habilidades read, listen, speak e write. Referências BONATO, D. M. A utilização da música como método de aprendizagem de língua inglesa. correiobraziliense. com. br/app/noticia/eu-estudante/ensino_educacaobasica/2013/06/25/ensino_educacaobasica_interna,373237/estudo-revela-motivos-para-o-desinteresse-de-estudantes-pelo-ensino-medio. shtml>. Acesso em: 16 de abr. Ensino de língua inglesa com música. Revista Eletrônica Pró-Docência/UEL, Paraná, v.

n. p. jan-jun. R. Uma imagem vale mais do que mil palavras: o audiovisual como facilitador e motivador da aprendizagem de uma língua estrangeira. Relatório de Estágio com feição dissertativa do Mestrado em Ensino do Português no 3. º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e do Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

174 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download