O ensino de Física por meio das tecnologias de informação e comunicação

Tipo de documento:Artigo cientifíco

Área de estudo:Física

Documento 1

Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços). O ENSINO DE FÍSICA POR MEIO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Itamar Oliveira Júnior 1 RESUMO Este trabalho tem como objetivo mostrar como as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) estão sendo utilizadas para mediar o processo de ensino e de aprendizagem da disciplina de Física. O uso da tecnologia pode ajudar os estudantes a compreenderem melhor o conteúdo, pois, trata-se de uma abordagem que está dissociada do ensino tradicional da disciplina, geralmente, pautada pelo aprendizado de fórmulas e exercícios avaliativos. Além disso, ajuda na melhoria da participação dos alunos, da criticidade, da observação e da participação. Os vários recursos, tais como simulação computacional, multimídia, jogos pedagógicos, programas educacionais, colaboram para a contextualização do que se pretende ensinar com o cotidiano vivido pelos discentes, buscando um ambiente ativo e questionador, onde o estudante é o construtor de seu processo de aprendizagem.

A abordagem metodológica utilizada foi baseada em referências bibliográficas em literaturas presentes em meio eletrônico. Ela se baseou em monografias, dissertações e outras formas que conferem robustez ao desenvolvimento da temática adotada. Desta forma, Andrade (2001) destaca que a pesquisa bibliográfica é de grande importância para a confecção de diversos trabalhos: trata-se de uma habilidade importante para os cursos de graduação, por ser um dos primeiros passos para as atividades propostas. O capítulo um fala sobre a temática, objetivos e a justificativa do trabalho. O capítulo dois apresenta o referencial teórico, com todo o aspecto bibliográfico que possibilita esse entendimento, dissertando sobre o ensino de Física com base em ferramentas tecnológicos, principalmente, simulações computacionais e o capítulo três traz a conclusão, com a síntese de todos os tópicos desenvolvidos e observados.

Este procedimento se distancia bastante das técnicas tradicionais de ensino utilizadas, onde o docente é uma figura centralizadora do processo de ensino e aprendizagem, dono e difusor do conteúdo e conhecimento, onde a memorização e a cópia fiel do que está escrito no quadro e o uso de procedimentos sistemáticos e sequenciais são comuns. O ensino e aprendizagem por meio da utilização das TICs objetiva, sobretudo, melhorar o aspecto acima citado para a compreensão de temas abstratos, sabendo que os estudantes podem modificar variáveis e observar as transformações ocorridas, além da ajuda trazida pelos modelos para o entendimento da teoria (LARA et al. A aprendizagem da disciplina precisa considerar uma correlação entre o que o discente vive e experimenta em seus dias e o conhecimento científico.

O resultado disso é que os estudantes prestam mais atenção ao que é ensinado e se sentem desafiados a aprenderem a Física, conhecimento este que, anteriormente, estava distante deles, mas que agora, pode ser apreendido (SANTOS; OLIVEIRA, 2012). Um ponto muito importante deve ser levado em conta é que os alunos precisam aprender muitas coisas em um tempo bastante reduzido, assim, é preciso que os educadores orientem e façam a mediação, para que os educandos não se sintam desestimulados e possam extrair o máximo desta experiência. Um modelo compreende uma representação que é uma interpretação mais fácil de certa realidade ou de uma parte de um sistema, a partir de um conjunto de definições. No que se refere à Física, a modelagem computacional usa modelos com variáveis do tipo física, manipulando-as e as controlando, para que determinado teorema ou teoria sejam melhor entendidos, buscando a resolução deste problema.

A união da simulação com a modelagem por computador ajuda ao estudante entender melhor como são os problemas físicos, permitindo o controle e o relacionamento das variáveis, juntamente com o conteúdo que o educador propôs em sala, conseguindo assim, melhor compreensão do assunto (MELO, 2010). Um programa pode ser usado para se ensinar a Física e, também, a Matemática, possibilitando que estudantes e docentes façam experiências com modelos matemáticos, trabalhando as variáveis tais como velocidade, distância, tempo, podendo também compreender qual a função associada e seu comportamento, através de gráficos. O uso de atividades já realizadas pode ser interessante e, ainda, um exercício inédito pode ser proposto. É possível analisar diversas situações, vários contextos, ajustar determinadas situações, facilitando a execução de vários testes e o exame de diversas premissas para o entendimento do conteúdo.

REFERÊNCIAS ANDRADE, M. M. Introdução à Metodologia do Trabalho Científico: laboração de trabalhos na graduação. ed. A utilização das TICs no processo de ensino e aprendizagem da Física. º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação. Universidade Federal de Pernambuco. Recife, PE. SANTOS, I.

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