O ENFERMEIRO DA UNIDADE DE CENTRO CIRÚRGICO: desafios gerenciais

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Enfermagem

Documento 1

As amostragens foram objetivadas de acordo com as categorias: Dimensionamento da equipe do centro cirúrgico, avaliação da capacitação dos técnicos e auxiliares de enfermagem que atuam no centro cirúrgico, segurança do paciente como desafio no gerenciamento do centro cirúrgico, sistematização da Assistência de enfermagem na redução dos riscos gerenciais no centro cirúrgico. Conclusão: os principais desafios evidenciados foram: dimensionamento da equipe de enfermagem, segurança do paciente e treinamento dos técnicos e auxiliares de enfermagem. Descritores: Centro cirúrgico, Gestão em saúde, Desafios gerenciais. ABSTRACT Perform a literature review on the main challenges faced by nurses in operating room management activities. Among the many duties of a nurse in the surgery center, one of the most important is the management of the team of nursing technicians and assistants to perform the activities.

Objetivo geral: 7 2. Objetivos específicos: 7 3. MÉTODOS 8 4. RESULTADOS E DISCUSSÃO 11 4. Dimensionamento da equipe do centro cirúrgico 11 4. Quando realizado de forma eficaz, o gerente pode identificar metas de curto e longo prazo, e assim, assegurar mudanças necessárias que a organização precisa para alcançar os objetivos previamente elaborados (4). A falta de profissionais com qualificação para prestar uma assistência de qualidade gera complicações tanto para equipe médica, quanto para enfermagem. Ter uma equipe preparada e adequada ao número de procedimento minimiza conflitos e favorece a organização das ações desenvolvidas no local (5). As atividades gerenciais do enfermeiro são ações com a finalidade de ofertar uma boa qualidade da assistência de enfermagem e o bom funcionamento da instituição (6). Entre as ações realizadas em prática profissional destacam-se: dimensionamento da equipe de enfermagem; exercício da liderança no ambiente de trabalho; planejamento da assistência de enfermagem; capacitação da equipe de enfermagem; gerenciamento dos recursos materiais; coordenação do processo de realização do cuidado; realização de cuidado ou em procedimentos mais complexos e avaliação do resultado das ações de enfermagem (7).

Objetivo geral: • Realizar uma revisão de literatura sobre os principais desafios enfrentados por enfermeiros nas atividades gerenciais do centro cirúrgico. Objetivos específicos: • Verificar o dimensionamento da equipe do centro cirúrgico. • Averiguar se os técnicos e auxiliares de enfermagem do centro cirúrgico possuem a capacitação adequada. • Certificar ferramentas disponíveis pelo enfermeiro de centro cirúrgico para lidar com picos de demanda. MÉTODOS 1.  no. spe Porto Alegre  2019  Epub Apr 08, 2019 Estudo exploratório de campo Avaliar a cultura de segurança do paciente a partir da visão da equipe de enfermagem de um centro cirúrgico. A avaliação da segurança do paciente pelos profissionais foi “Regular” A dimensão da cultura de segurança com resultado mais positivo foi “Aprendizado organizacional-melhoria contínua” e com resultados menos positivos foram “Abertura para comunicação” e “Feedback e comunicação sobre erros” Maria Fernanda do Prado Tostes1 , Edilaine Maran , Larissa Sorrilha Raimundo Lilian Denise Mai Prática da profilaxia antimicrobiana cirúrgica como fator de segurança do paciente.

Rev. SOBECC São Paulo Jan. dez;37(4):e56945 Estudo exploratório, descritivo, de abordagem qualitativa Analisar os desafios e estratégias do enfermeiro nas atividades gerenciais em centro cirúrgico Os principais desafios apontaram: deficiência de recursos materiais, ruídos de comunicação, adequação de redimensionamento de pessoal e relações com a equipe multiprofissional. As principais estratégias compreendem a construção de espaços de gestão compartilhada para promover a integração entre os profissionais, a resolução de conflitos e o intercâmbio de saberes Pedro, Danielli Rafaeli Candido ; Oliveira, João Lucas Campos de ; Tonini, Nelsi ; Matos, Fabiana Gonçalves de Oliveira Azevedo ; Nicola, Anair Lazzari Dimensionamento do pessoal de enfermagem em centro cirúrgico de um hospital universitário J Nurs Health. e188108 Pesquisa transversal documental Dimensionar o quadro de pessoal de enfermagem de um Centro Cirúrgico e compará-lo ao quadro real Procedeu-se análise estatística descritiva, utilizando equações próprias do dimensionamento de pessoal em centro cirúrgico, conforme a Resolução do Conselho Federal de Enfermagem nº543/2017.

O quadro dimensionado se constituiu de 16 profissionais para à assistência ininterrupta no centro cirúrgico, sendo que o quadro real era constituído de 26 profissionais. Conclusão: há superávit de profissionais técnicos e déficit de enfermeiros na unidade. Estratégias de capacitação da equipe de enfermagem de um centro cirúrgico oncológico. Revista Sobec, São Paulo. jul. ct. Relato de experiência Relatar a experiência da Educação Continuada aplicada à equipe de enfermagem de um Centro Cirúrgico de instituição de grande porte. Os indicadores de incidência de lesão de pele e queda também foram citados em três (6,7%) artigos. Os indicadores de infecção e registro completo foram abordados em dois artigos (4,4%). Fernanda Ferreira de Oliveira Melo, Marislei Espíndula Brasileiro Percepção do enfermeiro sobre a implantação da sistematização da assistência de enfermagem no centro cirúrgico Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento.

Ano 03, Ed. Vol. Rev. Sobecc, São Paulo, 2018; 23(4): 218-225 Revisão integrativa  Conhecer a abordagem de artigos científicos sobre a sistematização da assistência de enfermagem perioperatória relacionada à segurança do paciente Identificaram-se dez artigos, sendo oito publicados em periódicos nacionais e dois em internacionais. Os estudos foram classificados conforme níveis de evidência (NE): três com NE 5 e sete com NE 6. Conclusões: Consideram-se poucas as publicações sobre sistematização da assistência de enfermagem perioperatória relacionada à segurança do paciente. Fonte: Elaborado pela autora, 2020. Quarta categoria: Sistematização da Assistência de enfermagem na redução dos riscos gerenciais no centro cirúrgico. Segue descrições de cada categoria citada anteriormente. Dimensionamento da equipe do centro cirúrgico O dimensionamento da equipe de enfermagem tem como finalidade a o cálculo da necessidade de profissionais, garantia de operacionalização do trabalho da enfermagem, atendimento das expectativas dos pacientes quanto ao atendimento das suas necessidades, provimento dos setores dos recursos humanos e a distribuição dos funcionários através de escalas durante os turnos de trabalho12.

Evidencia-se que o dimensionamento de pessoal inadequado pode contribuir para a deficiência da segurança do paciente, pois acarreta fadiga adoecimento e rotatividade da equipe. Assim como, os enfermeiros acabam assumindo as demandas anestésico cirúrgicas devido aos recursos humanos de enfermagem limitados ou insuficiente, a fim de não comprometer a segurança dos procedimentos, evidenciando a necessidade de discussão da reorganização e dimensionamento da equipe de enfermagem13. A educação continuada também está inserida nesse processo, permitindo que o técnico e auxiliar de enfermagem possam acompanhar as atualizações constantes na área do centro cirúrgico, favorecendo a garantia d segurança do paciente16. Segurança do paciente como desafio no gerenciamento do centro cirúrgico Dentro da enfermagem a segurança do paciente é considerada um indicador de qualidade da assistência.

A questão do segurança do paciente está diretamente associada ao código de ética dos profissionais da equipe, afim de fornecer um cuidado seguro, ético e competente baseado no princípio da não maleficência19. Um estudo de Abreu 2019 teve como objetivo de analisar a cultura de segurança do paciente a partir da visão da equipe de enfermagem de um centro cirúrgico e evidenciou que a mesma foi classificada como regular, demonstrando pouca eficiência dos procedimentos e protocolos que garantam a segurança do paciente. Também foi demonstrado que o não apoio das lideranças tem sido um fator que a ameaça a segurança do paciente, pois para que o paciente esteja livre de danos é necessário o engajamento de todos nesse processo20.

Ambiente do centro cirúrgico e os elementos que o integram: implicações para os cuidados de enfermagem. Rev. Bras. Enferm. Brasília, 2010; 63(3): 427-34. UFPE on line. Recife, 2015; 9(8): 8824-30. MARQUIS, Bessie L. HUSTON, Carol J. Administração e liderança em enfermagem. rev. e atual. São Paulo, SP: São Paulo: Manole, 2013. Marquis, BL, Huston, CJ. Administração e liderança em enfermagem: teoria e prática. pdf 9. Pereira FCC, Bonfada D, Valença CN, Miranda FAN, Germano RN. Compreensão de enfermeiros de centro cirúrgico a respeito do seu processo de trabalho. R. Pesq. Rev. Enferm. UFPE on line. Recife, 2015; 9(8): 8824-30. Moreno NTB, Carvalho R, Porfírio RPM. Conselho Federal de Enfermagem. Resolução COFEN 543/2017. Disponível em: < http://www. cofen. gov. Estratégias de capacitação da equipe de enfermagem de um centro cirúrgico oncológico.

Revista Sobec, São Paulo. jul. ct. Gomes LC, Dutra KE, Pereira ALS. Rev Gaúcha Enferm. e): 1-8. Gutierres LS. Práticas de enfermeiros na gestão do cuidado de enfermagem para a promoção da segurança do paciente no centro cirúrgico. Dissertação]. Percepção do enfermeiro sobre a implantação da sistematização da assistência de enfermagem no centro cirúrgico. R. Interd. Jost MT, Viegas K, Caregnato RCA. Sistematização da assistência de enfermagem perioperatória na segurança do paciente: revisão integrativa.

100 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download