O desenvolvimento econômico

Tipo de documento:PTI

Área de estudo:Economia

Documento 1

Contudo, o viés ideológico de qual o papel do Estado neste processo, ainda causa diversas discussões e pauta ainda o debate sobre os rumos a serem tomados. Neste mundo globalizado em que vivemos, ainda torna-se premente a discussão de como esse desenvolvimento econômica via industrialização pode ser realizado em harmonia com o meio ambiente. Investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) são cada vez mais necessários para que não se agrida o meio ambiente a fim de exauri-lo. Portanto, a educação é parte integral do processo de desenvolvimento econômico. O Brasil deve se preparar para esse novo momento e para uma retomada consistente da indústria como motor do crescimento – setor este que ficou relegado a planos inferiores desde meados da década de 1990.

Dentre as medidas principais, a abertura comercial e o Estado mínimo eram as principais. Ponto de estrangulamento: conforme Sandroni (1999, p. ponto de estrangulamento é “qualquer obstáculo que diminua, freie ou mesmo impeça o crescimento, até os níveis desejados, do fluxo de produção”. No texto em questão, para os novos desenvolvimentistas o ponto de estrangulamento do desenvolvimento econômico encontra-se nas limitações da demanda doméstica (salários crescem menos que a produtividade) e demanda externa (sobreapreciação cíclica da taxa de câmbio). Produtividade: conforme Sandroni (1999, p. Teoria da dependência: conforme Sandroni (1999, p. a teoria da dependência é um “conceito desenvolvido, especialmente na América Latina, para a explicação do atraso ou do subdesenvolvimento. A tese central afirma que os países dependentes são espoliados pelos países dominantes, que se apropriam do excedente gerado nos primeiros mediante métodos violentos (período colonial) e, atualmente, por meio do comércio, das relações de troca, do capital financeiro, etc gerando subdesenvolvimento”.

Usado principalmente por teóricos mais ligados à esquerda, a teoria da dependência é muito utilizada na América Latina para explicar seu próprio subdesenvolvimento. Teoria da superexploração: a teoria da superexploração não pode ser compreendida sem associar ao imperialismo. estatismo representa a “participação do Estado nas atividades econômicas, nas quais ele atua como empresário de setores da produção industrial e de serviços”. O estatismo é o modelo econômico proposto por grupos revolucionários que possuem o socialismo como projeto de desenvolvimento econômico. Dinamismo do mercado interno: crença atrelada ao social-desenvolvimentismo de que as forças internas (domésticas) da economia (consumo, investimento e gastos públicos) serão as forças motrizes do desenvolvimento econômico do Brasil. Para atingir este intento, as políticas recomendadas são: elevação dos salários, ampliação do gasto social, fortalecimento das empresas e de bancos de investimento estatais, políticas industriais setoriais, microcrédito, habitação popular e erradicação da pobreza.

Encadeamentos produtivos: o encadeamento produtivo é visto como um potencializador dos investimentos e tem sua origem na elevação da demanda externa (Ásia) por commodities o que poderá gerar renda para o Brasil se, estas atividades baseadas nestes recursos promoverem emprego, progresso técnico e bem-estar social. o neoliberalismo é uma “doutrina político-econômica que representa uma tentativa de adaptar os princípios do liberalismo econômico às condições do capitalismo moderno [. atualmente o termo vem sendo aplicado àqueles que defendem a livre atuação das forças de mercado, o término do intervencionismo do Estado, a privatização das empresas estatais e até mesmo de alguns serviços públicos essenciais, a abertura da economia e sua integração mais intensa no mercado mundial”. Setor primário-exportador: é o segmento da economia responsável pela produção de commodities (agrícolas e metálicas) para abastecer o mercado internacional.

Foi o setor mais importante da economia brasileira até o fim do ciclo do café em meados do século XX e atualmente é um dos setores mais relevantes da economia nacional principalmente a partir da entrada da China na OMC em 2001. Catching-up: significa convergência, ou seja, um processo na qual as economias em desenvolvimento vão convergindo para os níveis de riquezas das economias maduras (desenvolvidas). É por isso que um exportador líquido de bens finais de alta tecnologia não necessariamente agrega muito valor, especialmente se seu papel na cadeia for de mero montador”. Para a vertente mais conservadora que analisa o desenvolvimento econômico do Brasil, as empresas multinacionais que optam pelo país para investirem o faz pela conveniência de estar atuando em um mercado interno protegido, diferentemente de quando o faz na Ásia; lá o objetivo é integrar as cadeias produtivas globais.

Taxa de câmbio de equilíbrio industrial: segundo Oreiro (2016) a taxa de câmbio de equilíbrio industrial é “definida como o nível da taxa de câmbio para o qual as empresas domésticas que operam com tecnologia no estado da arte mundial são competitivas tanto no mercado doméstico como nos mercados internacionais”. Este valor é motivo de constantes controvérsias até pela metodologia de como é calculado estes valores. Proteção tarifária: artifício de imposição de tarifas a determinados produtos importados com o intuito de proteger contra a concorrência externa alguns setores da economia. “dado certo estado das artes quanto à competitividade externa de um país, algo que se refletirá em suas exportações e na demanda por importações, não há como o crescimento econômico escapar da restrição colocada pela circunstância de que os pagamentos em divisas não podem ser, no longo prazo, superiores às receitas em divisas, sob quaisquer que sejam as modalidades destas últimas”.

Inércia produtiva brasileira: situação na qual o parque industrial brasileiro não apresenta grandes modificações estruturais e nem de parcerias no comércio exterior ao longo dos últimos 30 anos. Formação econômica do Brasil O I Plano Nacional de Desenvolvimento (PND) foi elaborado entre os anos de 1972 e 1974 pelo ministério do Planejamento sob tutela de Reis Veloso tinha como objetivo precípuo grandes projetos de integração nacional (na área de transportes – criação de corredores de exportação e de telecomunicações) (Almeida, 2004, p. Ademais, o I PND buscava uma certa autonomia na produção de insumos básicos uma vez que o mundo já começava a sofrer os reflexos da crise energética que se intensificaria ao longo daquela década. Decorre deste período, o princípio da construção das usinas nucleares no país, a construção da usina de Itaipu e o programa de pesquisa e uso do álcool como combustível (Almeida, 2004, p.

Ainda conforme o autor, caso essa demanda provocar um aumento significativo no nível de investimento, dois novos fatores funcionarão como “turbinas” para aumentar a rotação desses motores do desenvolvimento: inovação tecnológica e reativação de encadeamentos produtivos tradicionais). O novo desenvolvimentismo tem como principais expoentes os professores Bresser-Pereira e José Oreiro. Conforme Arend e Moreira (2016, p. Bresser-Pereira chama de novo desenvolvimentismo a estratégia nacional de desenvolvimento aplicada à realidade periférica da América Latina e de macroeconomia estruturalista do desenvolvimento a atual teorização mais sistemática que se faz do estruturalismo no campo da macroeconomia do desenvolvimento, para tratar dos países atrasados, de renda média, mas já industrializados [. Ainda dentro da visão do novo desenvolvimentismo, Arend e Moreira (2016, p. Avaliando os três grandes planos podemos de maneira breve resumi-las abaixo: I) linhas de atuação horizontal: compreende a inovação e o desenvolvimento tecnológico, a inserção externa, a modernização industrial e atenção ao ambiente institucional e o aumento da capacidade produtiva.

II) plano de opções estratégicas: estimular investimento e o desenvolvimento em setores que possuem dinâmica crescente e sustentável além de serem segmentos na qual recebe grande monta de investimentos em pesquisa e desenvolvimento (P&D). São citados textualmente os setores de: semicondutores, softwares, bens de capital, fármacos e medicamentos. III) plano de atividades portadoras do futuro: são estímulos dados através de pesquisas e da criação de fundos setoriais para a criação ou desenvolvimento de novas atividades nas áreas de biotecnologia, nanotecnologia biomassa e energias renováveis. Para suscintamente apresentar as principais características do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) será usado como referencial Jardim e Silva (2015). Soma-se a isso o ambiente político extremamente instável que reina no país desde 2013 e culminou no impeachment da presidente Dilma em 2016 o que “garante” uma recusa da iniciativa privada em promover novos aportes de investimentos.

A crise moral que o país vive com os escândalos de corrupção descobertos pela Operação Lava Jato, colocou as grandes empreiteiras do país fora do mercado o que também contribuiu para que as obras de infraestrutura tivessem atrasos e ou fossem canceladas. Em suma, o aumento considerável nas incertezas aumentou demasiadamente os prêmios de risco o que fez com que o investimento, público e privado, minguassem no país recentemente. Economia ambiental e desenvolvimento sustentável A economia ambiental preza pelo uso racional dos recursos naturais de maneira que os recursos permaneçam à disposição por diversas gerações. No entanto, faz-se necessário o uso cada vez maior de pesquisas para a criação de novos produtos que possam ser utilizados em conjunto ou substituindo os produtos naturais (fontes renováveis).

Que estratégia de desenvolvimento seguir? O debate desenvolvimentista brasileiro no século XXI. Revista Análise Econômica, Porto Alegre, ano 34, n. p. mar. BASTOS, Pedro Paulo Zahluth. Contradições e limites da política industrial do Governo Lula. Revista Indicadores Econômicos – FEE, Porto Alegre, v. n. p. jun. n. p. abril. OREIRO, José Luis. Histereses no comércio exterior e a taxa de câmbio de equilíbrio industrial: lições para o caso brasileiro.

147 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download