O brincar na educação infantil

Tipo de documento:Artigo cientifíco

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

com. br Tel. Cel. Inst. O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL ADRIANA TOMAZ DE ALENCAR JAURU-MT 2018 Instituto Matogrossense de Pós Graduação e Serviços Educacionais Ltda. O papel da educação infantil. O papel do brincar na educação infantil. Técnicas para um melhor brincar na educação infantil. Os impactos do brincar no desenvolvimento infantil. CONCLUSÃO. A educação infantil exerce um papel fundamental, ela nunca vai deixar de existir, porque a escola presencial cumpre esse papel de socialização, de ampliação do universo cultural, de aumentar as experiências sociais, culturais e científicas dos alunos”. SCHWARTZ 2018) Devido a essa importância o ministério da educação através das leis diretrizes e bases da educação integrou a educação inicial como parte da educação básica o que vem a garantir que essa etapa escolar aconteça em local adequado com a mediação de profissionais especializados que promovam e pense a rotina das crianças a partir de propostas pedagógicas que sejam bem fundamentadas e possam contribuir de fato para o desenvolvimento das crianças.

O projeto pedagógico da educação do Brasil sugere que esses espaços sejam destinados a criar condições para que haja o desenvolvimento integral das crianças, estimulando suas potencialidades físicas, cognitivas, afetivas, éticas, estéticas e comportamentais como complemento para as ações realizadas dentro da família e no âmbito da comunidade da qual as crianças são participantes. No entanto apesar da tão grande importância da educação infantil não cabe ainda a esta etapa da educação básica o alfabetizar ou instruir, isso acontece por que a educação inicial se destina para as crianças dos 0 aos 3 anos na etapa da pré-escola e dos 3 aos 6 anos atualmente a etapa da educação inicial, nessa fase cognitiva os indivíduos ainda não possuem – salvo a exceção de alguns casos – maturidade neural para atividades complexa como o letramento, por isso esse nível de escolaridade deve vir a respeitar o caráter lúdico de cada atividade realizada trabalhando segundo os parâmetros do MEC com os seguintes eixos: Movimento, Música, Artes Visuais, Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade e por fim Matemática.

O objetivo desses conteúdos a todo momento muito além de instruir deve ser o de desenvolver as potencialidades, através da ampliação das relações sociais, o conhecimento do próprio corpo, a habilidade de se expressar com clareza e eficiência, utilizar diversas linguagens para se comunicar e entre outras coisas também brincar, por que o lazer é uma das questões que devem ser garantidas durante a educação infantil, além do dato de que o lúdico ajuda no desenvolvimento da criança permitindo que a mesma tenha um processo de aprendizagem mais suave e eficiente. As músicas também devem ser utilizadas em sala de aula, desde o princípio da história humana a música já tem sido usada com o objetivo se expressar, apresentar ideias, costumes, culturas e comportamentos sociais, na educação infantil ela continua exercendo esse papel pois a linguagem músical é interdisciplinar e dinâmica, quando uma criança ouve uma música ela dança, bate palmas, brinca de roda, facilmente aprende a letra e muitas vezes nem percebe o quanto aprendeu em um momento tão simples e tão divertido, agindo como um complemento para o momento educativo da sala de aula.

Segundo Krolling (2011): “O brincar, independentemente de sua forma de exteriorização (jogar, dançar, cantar, montar), há de ser cada vez mais difundido e utilizado na Educação Infantil, bem como em todos os espaços educacionais e em todas as fases de aprendizagem. Os impactos do brincar no desenvolvimento infantil. A partir da teoria Vigotskiana o brincar interfere diretamente no desenvolvimento da criança, ele deixa isso muito claro quando afirma que “apesar do brinquedo não ser o aspecto predominante da infância, ele exerce uma enorme influência onde a criança aprende a atuar numa esfera cognitiva que depende de motivações internas” (Vigotsky 1998) pois para o autor existem 2 elementos no brinquedo – e quando ele fala no brinquedo ele se refere igualmente ao brincar independente de esta brincadeira trazer ou não ferramentas físicas para auxilia-la, pois segundo Rego (1995) “O termo ‘brinquedo’ empregado por Vygotsky num sentido amplo, se refere principalmente à atividade, ao ato de brincar”  – que são as situações imaginarias e as regras, as regras das brincadeiras começam a conduzir a criança desde a primeira idade a compreender como a sociedade de compõe de regras que precisam ser cumpridas para que haja uma convivência harmônica no meio, e as situações imaginárias que são ainda mais importantes, pois se só existissem as regras a criança jamais desenvolveria capacidades como atenção, imitação, imaginação, memorização e além disso amadurecer suas habilidades de socialização e de conviver com as adversidades, para o pesquisador é a capacidade de criar situações imaginárias que marca o primeiro passo do surgimento da autonomia na criança, desse modo os jogos se tornam o veiculo do desenvolvimento social, emocional e intelectual dos alunos da educação infantil, pois: brincando, a criança desenvolve o corpo e seus ritmos, o relacionamento com as pessoas e os seus limites, a imaginação e o pensamento poético.

Alimentado cotidianamente pela brincadeira, o pensamento da criança encontra soluções inovadoras para velhos desafios, relaciona e mistura coisas e fontes diversas, sacode as dificuldades com humor e irreverência. Reprodução interpretativa e cultura de pares. In: MÜLLER, Fernanda; CARVALHO, Ana Maira Almeida (Org. Teoria e prática na pesquisa com crianças: diálogos com Willian Corsaro. São Paulo: Cortez, 2009. p. de ped. da Fac. de Ci. Hum. Soc. L. O papel da educação infantil na construção da autonomia moral : uma revisão da literatura, 2006, disponível em: http://www. lume. ufrgs. br/handle/10183/12327 acessado em Abril de 2018 QUIXABEIRA, G. pdf acessado em Maio de 2018 SANTOS, S. V. S. SILVA, I de O. Crianças na educação infantil: a escola como lugar de experiência social, revista Educ.

br/geral/noticia/2015/11/o-papel-social-da-educacao-infantil-no-desenvolvimento-da-crianca. html acessado em Abril de 2018. SENADO FEDERAL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: 2005 VIGOTSKY, L.

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