O brincar na clínica psicanalítica

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Psicologia

Documento 1

Este tipo de atendimento é oferecido pela psicanálise, que por sua vez, neste cenário, pode ser denominada como psicanálise aplicada. Embora não haja um termo universal e unânime entre os profissionais da área para conceituar a psicanálise, inclusive por Freud, pioneiro no uso de tal metodologia, é aceito que o método psicanalítico se embasa em três fatores fundamentais, a saber: a observação, a investigação e a interpretação (KOBORI, 2013). A psicanálise, nos primórdios, sofreu forte oposição no meio científico, mas é bem aceita na atualidade. Um dos ramos investigativos da psicanálise gira em torno da melhor compreensão sobre a psique infantil com base no lúdico, ou seja, compreender como acontece o desenvolvimento das crianças com base nas brincadeiras que ela faz.

O brincar, do ponto de vista da psicanálise, é fator determinante para interpretar o conteúdo das fantasias inconscientes presentes na criança, despertadas e expostas no ato de brincar (FULGENCIO, 2008). Com o tempo, Melitta Klein iniciou seu trabalho em análise direcionado a crianças (COSTA, 2010). Freud define o brincar como um “mecanismo psicológico que permite à criança criar um mundo que atenda aos seus desejos e necessidades, no qual poderá repetir suas vivências, assim como fazer coisas que não estão ao seu alcance. ” (HOSOKAWA E WIEZZEL, 2013, p. Para Klein, a ludicidade pode ser caracterizada como uma terapia psicanalítica com crianças, que permite as estas expressar aquilo que o adulto expressa em palavras. O brinquedo, por sua vez, serve como um instrumento que oferece à criança a possibilidade de se comunicar de forma abrangente.

Neste último campo, a psicanálise, o brincar se torna um instrumento valioso, pois traz as vivências da criança carregada de significado (SCHMIDT E NUNES, 2014). A metodologia de pesquisa será realizada na forma de revisão bibliográfica exploratória e descritiva, com a intenção de apresentar conhecimentos disponíveis na literatura que tratam da temática, enfatizando artigos publicados em livros e revistas científicas na área da psicanálise, datando do ano de 2008 o artigo mais antigo e 2016 o artigo mais novo. As plataformas de busca para os artigos serão a Scielo, Google Acadêmico e Bibliotecas Digitais. As principais palavras usadas na busca serão: psicanálise, ludicidade, importância do brincar e desenvolvimento infantil. Será realizada uma investigação sobre os conceitos de três conceituados profissionais de psicanálise, em específico, visando apresentar o ponto de vista de cada um deles a respeito da importância da brincadeira como ferramenta de observação e interpretação cognitiva das crianças.

bvsalud. org/pdf/psipesq/v10n1/07. pdf> Acesso: 08/07/2020. COSTA, Teresinha. Psicanálise com crianças. n. p. Disponível em: <http://pepsic. bvsalud. org/pdf/rbp/v42n1/v42n1a13. pdf> Acesso: 08/07/2020. KOBORI, Eduardo Toshio. Algumas considerações sobre o termo psicanálise aplicada e o método psicanalítico na análise da cultura. Revista de Psicologia da UNESP, vol. n.

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