O BOTICÁRIO

Tipo de documento:PIM

Área de estudo:Tecnologia

Documento 1

Gerenciamento de Sistemas de Informação. Desenvolvimento Sustentável. SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO 4 2 ASPECTOS TEÓRICOS 5 2. LOGÍSTICA INTEGRADA 5 2. GERENCIAMENTO DE SISTEMAS DA INFORMAÇÃO 7 2. ASPECTOS TEÓRICOS Dentre os diferentes contextos em torno da construção de um texto cientifico, os aspectos teóricos representam o teor crítico para as afirmações levantadas durante a pesquisa. Sendo assim, neste capitulo serão observados os princípios teóricos das disciplinas: Logística Integrada, Gerenciamento de Sistemas de Informação e Desenvolvimento Sustentável. LOGÍSTICA INTEGRADA Em meio ao contexto empresarial, a logística abrange diferentes aspectos do processo de construção de bens financeiros da empresa, assim como da marca e dos produtos em relação ao ramo de negócio em que a empresa atua e do impacto que esta representa para o comércio em geral.

Na opinião de Silva et al (2010, p. Na medida em que a logística cresce no mundo, observa-se a importância de se analisar, cada vez mais e melhor, os custos da cadeia logística que são influenciados pelo uso do transporte, distribuição e armazenamento de produtos. Assim, quando se fala em gerenciamento logístico o principal ponto que devesse considerar é a cadeia de ações que farão parte do processo que tornará possível a produção, transporte e entrega final do produto ao cliente, a exemplo do modelo visto na figura 1. Fonte: Holler (2013). Na figura 1, tem-se uma ideia das diferentes etapas que envolvem o fluxo de uma cadeia de suprimentos, a questão está, no entanto, de que forma esta ocorre e quais as ferramentas utilizadas no decorrer de cada etapa.

Nesse ponto, surge, os sistemas de informação que serão os meios utilizados pelos gestores para criar e controlar cada processo. GERENCIAMENTO DE SISTEMAS DA INFORMAÇÃO Ao aplicar os preceitos que regem os sistemas de informação, antes é necessário entender de que forma a tecnologia impacta nos processos logísticos em geral. RFID – Radio Frequency Identification e TAG Tecnologia de identificação automática de cargas, dotado de receptor de sinal de onda por radiofrequência, identifica todas as informações disponíveis no TAG da carga. O TAG, por sua vez, contido em toda mercadoria carrega todas as informações referentes a mesma, deste modo, o controle de informações no sistema não depende de nenhum tipo de entrada manual. GPS – Global Position System Um sistema que tem como função principal a localização de cargas, utilizando a medição da distância de satélites no espaço.

TMS – Transportation Management System Sistema que auxilia no planejamento, monitoramento, controle e execução de atividades necessárias para a execução do transporte de cargas. Este sistema tem atuação nos três níveis de gerenciamento logístico: operacional, tático e estratégico. A partir do reconhecimento da necessidade de uma maior integração entre o sistema econômico e o ambiente natural, no qual aquele se insere, a Economia Ecológica defende que a atual problemática ambiental e as perspectivas de um Desenvolvimento Sustentável não podem ser devidamente compreendidas apenas nos marcos da Economia ou da Ecologia convencionais. Propõe, portanto, uma análise baseada na relação de interdependência dos dois sistemas. Ou seja, segundo a afirmativa acima, o desenvolvimento sustentável, visa o equilíbrio entre o crescimento econômico e a preservação dos meios naturais.

Dessa forma, a criação de ações que possibilitem esse equilíbrio representa avanços tanto em aspecto econômico como sob os critérios de valorização da imagem das empresas, que ao aderirem a meios de produção sustentável transmitem a imagem de organizações que se preocupam com o bem-estar ecológico, tanto quanto econômico. Nesse ponto, Carvalho et al (2015, p. O empreendimento ganhou forma e rumos diferentes após o fundador observar que o seu maior público era feminino e, portanto, precisava de produtos que realçassem a beleza feminina. Atualmente, a empresa, possui pontos de venda em todas as regiões do Brasil, através das marcas: “O Boticário”; “Eudora”; “Quem disse, berenice?” e “The Beauty Box”, pertencentes ao Grupo Boticário.

No total são 4 mil pontos de venda próprios, em 1. cidades, com e-commerce e venda direta (GRUPO BOTICÁRIO, 2019). De modo que para atender ao contingente de consumidores tanto dentro do Brasil quanto fora dele, O Boticário, precisa manter ativa uma logística bastante estruturada, haja vista que o ramo de beleza e cosméticos é, hoje, um ramo em constante crescimento no país. Portanto, como destaque no contexto de planejamento logístico, o que se pode observar é que para uma empresa ter a abrangência observada, é necessário um controle sobre cada processo, de modo a estes contribuírem para que a organização permaneça atuante e, em constante crescimento. Somado a isso, Melo e Araújo (2012, p. ressaltam que: “A prestação dos serviços logísticos é sem dúvida uma atividade que integra todos os setores da empresa, necessitando que seus colaboradores e fornecedores estejam comprometidos com a missão de satisfazer e superar as expectativas dos clientes”.

Portanto, ao considerar as décadas de atuação da empresa, o que se vê é que a organização tem permanecido firme em seu propósito, de atender aos mais diversos tipos de consumidores. Porém, outro ponto que também chama atenção está na variedade de mecanismos que garantem esse atendimento, dos quais apenas são possíveis graças a ação dos meios eletrônicos e da internet. Haja vista, o papel do CRM, fica claro o porquê de empresas como “O Boticário”, mesmo após tantos anos de fundação ainda estarem em pleno funcionamento. Afinal, uma vez utilizando-se dos meios mais modernos de análise do público consumidor é evidente que serão maiores as chances de se alcançar êxito nas vendas, por conta da proximidade desse cliente.

A SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL E ECONÔMICA NA EMPRESA Dada as considerações sobre os fatores que movem a logística e as estratégias tecnológicas para se alcançar a preferencias do público consumidor, outro ponto que, atualmente, tem sido alvo de discussão e mudanças no meio empresarial é a sustentabilidade nos processos logísticos. Para Claro, Claro e Amâncio (2008, p. Nos últimos anos, a noção de desenvolvimento sustentado tem servido para agrupar diferentes interesses e múltiplas recomposições; assim, uma mesma denominação abriga diferentes conceitos e práticas. Utilizando-se, por exemplo, de madeira certificada dentre outros aspectos que estejam dentro dos critérios sustentáveis. Fonte: Grupo Boticário (2019). Como visto, no quadro 2, a empresa já possui como política o desenvolvimento sustentável.

O que significa um ponto positivo para a marca e para o consumidor, pois este estará adquirindo itens que tem como procedência o respeito ao meio ambiente. CONCLUSÃO Ao compreender os diferentes aspectos que regem as empresas, em especial, as empresas de grande porte como no caso do “O Boticário”, a imagem que se tem é que inúmeras são as etapas que constituem o processo logístico e empresarial dessas empresas. Acesso em: 30 set. CARVALHO, Nathália Leal et al. Desenvolvimento sustentável X desenvolvimento econômico. Revista Monografias Ambientais, v. n. redalyc. org/pdf/2234/223417504001. pdf. Acesso em: 30 set. DAMIANI, Ângela Aparecida Miranda; DELGADO, Thaís Moura. ufpr. br/made/article/view/19246. Acesso em: 30 set. GRUPO BOTICÁRIO. Nossa história. edu. br/ocs/index. php/connepi/vii/paper/viewFile/5425/2701.

Acesso em: 30 set. SILVA, André Tolentino et al. com. br/artigos/a-influencia-de-ti-nos-processos-logisticos. Acesso em: 30 set.

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