O BIBLIOTECÁRIO FRENTE ÀS MUDANÇAS DA GLOBALIZAÇÃO E O SEU SERVIÇO DE REFERÊNCIA

Tipo de documento:Artigo cientifíco

Área de estudo:Gestão de projetos

Documento 1

Muito se fala nesse estudo o trabalho de referência desse profissional. Além do mais a satisfação por seus serviços são elementos de uma boa gestão. Ainda mais que as ferramentas postas por ele nos campos digitais precisa de eficiência e resultados positivos. Serviços esses que já eram prestados no moldes tradicionais das bibliotecas e devem ser aprimorados com a inserção digital. Para que isso aconteça o profissional deve atender através de aperfeiçoamento pessoas, de modernizar as práticas de gestão e de organização tal qual faz uma empresa privada que quer vender seus produtos, pois os produtos que estão nas prateleiras não podem ficar parados e sim usados por toda a população para o crescimento cognitivo e pessoal.

Nesse trabalho será mostrado que as pessoas buscam agilidade no processo de aquisição de informação, principalmente os alunos vindo de muitos centros de formação e universidades. Precisam que meio a evolução tecnológica o profissional que gerencie a biblioteca mostre e realize um serviço de extrema competência, ética, habilidade e conhecimento. Todos esses elementos serão discutidos nas vastas leituras que abordam o tema. Para isso levantou-se a seguinte problemática: como o profissional em meio a globalização e com a evolução da tecnologia consegue apresentar um serviço de referência? Para isso traçou alguns objetivos que incorporaram o tema e os estudos do trabalho: Objetivo Geral: - Compreender o trabalho do profissional da biblioteca atrelado a globalização e os avanços tecnológicos.

Objetivos Específicos: - Entender o quais os processos de gestão do bibliotecário; - Compreender de como o bibliotecário pode oferecer um serviço de referência aos usuários como no modelo tradicional ao virtual; - Levantar leituras da função do bibliotecário para atender os usuários de forma a satisfazê-los em suas dúvidas; - Apontar ações do bibliotecário para o enriquecimento cognitivo de seus usuários. Tartuce (2006) aponta que a metodologia de pesquisa trata de método e ciência que conduzem a um caminho e a um fim que se quer chegar. Nesse caso é o objetivo que se quer chegar e que o conjunto de conhecimento pode incorporar e dar validade e veracidade. a pesquisa. Por fim, fez-se uma coleta de dados qualitativos que servirão para uma análise do assunto.

Para isso o estudo foi dividido em dois capítulos. Ainda para o autor os processos de gestão de bibliotecas devem estar num pensamento moderno e abraçar o futuro. Não estaria mais de posse do bibliotecário o atendimento de seus usuários, mas sim estar antenado com as tendências de mudanças tendo como sempre metas para quê, o quê e para quem deve se destinar os serviços do bibliotecário. Além do mais, é preciso entender que as máquinas ajudam muito nos novos processos de gestão, contudo são operadas por seres humanos, que devem achar processos de manuseio que produzam efeitos positivos e propositivos (LANKES, 2012). Segundo Ribeiro (2008): Quanto a sua evolução tecnológica pode ser tradicional, automatizada ou digital. Quanto a sua finalidade podem ser Nacional (guardiã da memória gráfica brasileira), escolar (atende a estudantes e professores do ensino fundamental e médio), especializadas (atende a diferentes instituições e/ou categorias profissionais), universitária (atende estudantes e profissionais do ensino superior), especial (atende pessoas com necessidades especiais), infantil (atende crianças), comunitária (criada para atender a comunidade) sem a iniciativa e manutenção do poder público) ou pública.

Isso exige que estejam interligados e estruturados de modo que as suas atividades sejam efetivadas afim de conseguir resultados satisfatórios de todo o seu processo. Ainda para o autor o bibliotecário precisa nesse processo de organização ou na condução de recursos deve utilizar de metodologias e técnicas específicas que garantam não somente o bom funcionamento, mas resultados cada vez melhores. O responsável da biblioteca em todo o processo de gestão de trabalho deve conhecer essas ferramentas metodológicas e especificas. Para que se possa dar conta de toda a logística de organização de trabalho dentro de uma biblioteca, de modo que todo o processo de informação é preciso a intervenção humana, que terá como foco a dedicação exclusiva de todo o processo de trabalho, que acima de tudo deve manter constante avaliação das atividades a fim de melhorar toda a técnica e metodologia empregada no processo de gestão de uma biblioteca, sobretudo mantendo um olhar crítico para que toda a dinâmica traçada em suas metas e objetivos se concretize (Maciel & Mendonça, 2006).

serviço de referência Todas as universidades além de realizar a formação de estudantes, são centros geradores de conhecimentos. Mas segundo Almeida Junior (2013) as universidade vem ampliando os seus processos na elaboração de material científico, que por falta de comércio, ficam expostos gratuitamente nas prateleiras das bibliotecas, necessitando também de um serviço de referência do gestor da biblioteca para que esse material chegue nas mão dos alunos. Para Almeida Junior (2013): A expansão do número de editoras universitárias e a ampliação de suas atividades também se refletem na área da Biblioteconomia. Não visando lucro, tais editoras passaram a editar, como livro, teses e dissertações, contribuindo para veicular e disseminar uma produção científica que, Biblioteca Pública: avaliação de serviços tradicionalmente, após sua defesa formal, estava fadada a permanecer intocada nas prateleiras das bibliotecas.

As editoras tradicionais não editam, com exceções é claro, esse tipo de produção, pois, por abordarem aspectos específicos, possuem um público bastante restrito. A Biblioteconomia beneficiou-se desse crescimento das publicações editadas pelas editoras universitárias, na medida em que a maioria de sua produção científica estava concentrada nesse tipo de trabalho. Para ele a globalização impoulsionou a competição para que se oferecesse produtos e serviços de informação de forma rápida e precisa e moderna. Para que o Serviço de Referência Digital aconteça é preciso alguns elementos: o bibliotecário, o usuário e um computador. O bibliotecário é o que conduzirá o acesso à informação e interação entre os usuários que podem vir através de chats, email, teleconferência ou de programa ou formulário criado nas bibliotecas para pesquisa virtual (BEUTTENMÜLLER, 2002 apud MACIEIRA; PAIVA, 2007).

Arellano (2001) fala que para servir o serviço de referência digital é preciso que a instituição promova o acesso as ferramentas tecnológicas apropriadas, que são tão importantes quanto qualquer outro serviço na biblioteca. Umas das vantagens em ter o Serviço de Referência digital é de que o usuário pode solicitar a informação de qualquer lugar e em qualquer hora. Beuttmnmüller (2003) apud Macieira Paiva (2007) ainda reforça que: O Serviço de Referência vem passando por uma série de transformações para se adequar a essa nova Era Tecnológica. A medida que avançamos na chamada Era da Informação novas mudanças surgem nas bibliotecas tradicionais, nos bibliotecários e em suas atividades, acarretando uma melhoria na oferta de produtos e serviços para os usuários.

Dessa forma para que as bibliotecas tradicionais e os profissionais bibliotecários estejam conectados com a era da revolução informacional e tecnológica, é preciso acompanhar as mudanças e adaptar-se ao novo perfil de necessidade informacional do usuário. BEUTTENMÜLLER, 2003 apud MACIEIRA; PAIVA, 2007). Pessoa (2007) diz que o serviço de referência virtual tem vantagens e desvantagens. E partir desse momento, em que elas aconteçam, nesses moldes, o usuário terá a sensação de um serviço bem atendido às suas necessidades. Rasche (2005) aponta que o bibliotecário assume a função de perito, pois além de ter o conhecimento de toda a logística e gestão da biblioteca, deve ser capaz de atender com excelência todos os perfis dos usuários, uma vez que estes não são homogêneos e precisa de muito esforço humano para entendê-los.

Esse profissional além de levar ao usuário a informação influenciará diretamente na vida das pessoas e para isso deve ter muito certo dentro de si as habilidades educacionais, sociais e tecnológicas. Segundo Silva (2011): A biblioteconomia não é simplesmente um conjunto de técnicas desvinculadas da sociedade em que ocorrem, e caso seja realmente neutra como alguns afirmam, a ideia de neutralidade já é uma das premissas do campo neoliberal, que marca os parâmetros ideológicos que movem a sociedade hoje e, não há nenhum setor que não seja atingido por essa ideologia atual. SILVA, 2011. Sendo a de consultas de todas as informações, aquele que guiará os usuários por todos os sistemas e o de colaborador, que terá nessa função de ajudar a filtrar todas as informações que são buscadas pelos usuários.

Martucci (2000) fala que o papel do bibliotecário é tão importante que pode se assemelhar a de um professor. Pois esse profissional também tem a função de ensinar. Para o autor, também age na formação de opinião, pois quando acontece o trabalho eficiente de mediação contribui para que o conhecimento pelo usuário surja de forma crítica e analítica. Ornellas e Alencar (2017) dizem que a figura que o bibliotecário de referência passa é muito mais do que um profissional de atendimento ao público, mas assume um papel significativo na formação das pessoas, pois para as autoras o bibliotecário também assume o papel político, mediador e formador de opinião e de disseminação de informações. Tão importante a função do bibliotecário que poderá levar os usuários a encontrarem o que precisam de forma mais efetiva.

Sem eles o trabalho poderá enfrentar dificuldades de execução. Ora o que basta aos bibliotecários e às bibliotecas é o aperfeiçoamento tanto da gestão quanto de seus espaços físicos. Isso é exigido em qualquer área que venda produtos e prestes serviços à população. Por isso, necessita-se do profissional da área criatividade e que se antecipe aos anseios das pessoas que são atendidas por ele. F. de. Biblioteca pública: avaliação de serviços [livro eletrônico] / Oswaldo Francisco de Almeida Júnior. – Londrina: Eduel, 2013. Livro digital. A. O serviço de referência e informação digital. Biblionline, v. n. p. n. p. jul. dez. Disponível em:. php/ciinf/article/view/181/0. Acesso em: 9 abril de 2020. BRASIL. Lei n. de 30 de junho de 1962. Acesso em: 11 de abril de 2020.

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