Notificação e sistema de informação em saúde

Tipo de documento:Questões e Exercícios

Área de estudo:Saúde coletiva

Documento 1

Dessa forma, atende-se a integralidade na atenção à saúde (BRASIL, 2017). Entre as atribuições aos que atuam na Atenção Primária, destacam-se: integralidade por meio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde e prevenção de agravos; busca ativa e notificação de doenças de notificação compulsória, assim como surtos, acidentes, violências, situações sanitárias e ambientais de importância local; trabalhos interdisciplinares, com integração de níveis de atenção e de profissionais, onde incorpora-se práticas de vigilância e clínica (BRASIL, 2017). Assim, as equipes de APS devem realizar vigilância no território contemplado. Estabelecendo prioridades e estratégias, além de monitoramento e avaliação das ações em saúde.

A detecção de doenças e agravos e adoção de medidas de saúde pública. A notificação é etapa seguinte, também pode ser realizado por qualquer pessoa. Investigação epidemiológica é atribuição exclusiva do profissional de nível superior. Assim como o processamento e análise dos dados e sua divulgação (FARIA, 2010). Dessa forma, a investigação epidemiológica no caso de surtos ou outras emergências é obrigatório ao todo sistema local de vigilância, na qual pode ser realizada na atenção primária pelo enfermeiro. O objetivo da investigação é proporcionar, com fontes primárias e secundárias de informação, condições para a decisão. A Educação Permanente em saúde tem por objetivo a solução de problemas mediante práticas educativas.

Pode ser orientado para mudança no processo de trabalho, assim como direcionadas ao público atendidos pela Unidade Básica de Saúde. O enfermeiro é o profissional capaz de articular a vigilância em saúde e a atenção primária, capacitando sua equipe, atualizando protocolos, incentivo a notificação dos profissionais da atenção básica. A comunicação na vigilância em saúde é ferramenta indispensável para divulgar informações sobre riscos à saúde e mecanismos de controle. Portanto, após etapa de investigação do possível surto, o relatório final no formato de boletim ou outro documento deve ser divulgado para os profissionais de saúde e traduzidos em linguagem apropriada para população atendida. il. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde.

Secretaria de Vigilância em Saúde. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Coordenação-Geral de Desenvolvimento da Epidemiologia em Serviços. Guia de Vigilância em Saúde: volume único [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Coordenação-Geral de Desenvolvimento da Epidemiologia em Serviços. ed. pdf DE OLIVEIRA EVANGELISTA, Maria José et al. o Planejamento e a construção das redes de atenção à Saúde no DF, Brasil. Cadernos Saúde Pública, 2019. scielosp. org/pdf/csc/2019.

51 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download