NEUROPSICOPEDAGOGIA NO ENSINO REGULAR

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Psicologia

Documento 1

PALAVRAS-CHAVE: Aprendizagem.  Neuropsicopedagogia. Educação.   Neurociências.  Aprendizagem.   Novas mudança acerca da educação faz com que surja um novo modo de tratar os indivíduos, pois é importante que o aprendiz desenvolva a inteligência e não somente a memorização. Tornando fundamental uma cultura de aprendizado que gere conhecimento. Deste modo, para se conseguir uma aprendizagem com eficácia foi necessário utilizar ferramentas modernas por intermédio da neurociência. Devido os novos avanços educacionais, surgem os avanços neurocientíficos, que também costuma ser apresentado como neurociências, na qual, esse avanço despertou interesse de várias formas, assim como na educação no sentido da maior compreensão de como se processa a aprendizagem em cada indivíduo. Foi a partir da década de 90 que ele obteve grande repercussão.

o desenvolvimento da aprendizagem é um processo contínuo e é alcançado pelas crianças a partir da estimulação visual, tátil e auditiva. Ele ocorre em todas as fases da vida dos seres humano, desde a infância até a velhice. A aprendizagem está diretamente relacionada com o desenvolvimento cognitivo, e por meio dela é possível melhorar as tarefas que estão à nossa volta. O aprendizado e a memória estão relacionados às propriedades básicas do sistema nervoso, pois todas as atividades nervosas são afetadas de alguma forma pelo aprendizado e também pela memória. Segundo IZQUIERDO, 2002. A nossa memória é encarregada de armazenar as informações que recebemos, já a aprendizagem busca organizar as novas informações como também as que já estão armazenadas no nosso cérebro.

Lent (2001) define aprendizagem e memória da seguinte forma: O processo de aquisição de novas informações que vão ser retidas na memória é chamado aprendizagem. Através dele nos tornamos capazes de orientar o comportamento e o pensamento. Memória, diferentemente, é o processo de arquivamento seletivo dessas informações, pelo qual podemos evocá-las sempre que desejarmos, consciente ou inconscientemente. De certo modo, a memória pode ser vista como o conjunto de processos neurobiológicos e neuropsicológicos que permitem a aprendizagem (Lent, 2001, p. “Alguns educadores expressam medos e dúvidas sobre a possibilidade de se efetivar concretamente a inclusão nas escolas”. A maior parte das crianças que possuem necessidades especiais se encontram fora do sistema tradicional de ensino, onde grande parte delas estão inseridas em escolas específicas para criança deficientes.

De acordo com o Artigo 58 da Lei nº 9394/96 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, define da seguinte forma a Educação Especial. De acordo com (LDB, Cap. V, Art. “A inclusão escolar consiste no processo de adequação da sociedade às necessidades de seus participantes, para que eles, uma vez incluídos, possam desenvolver-se e exercer plenamente sua cidadania”. É fundamental que ocorra uma diminuição da quantidade de alunos por classe, melhoria da formação profissional, aprendizado cooperativo, uma maior valorização do magistério, plano individual de ensino, formas de ensino voltadas às habilidades de cada um e não em suas deficiências. Desta forma, será possível conseguir adquirir o sistema inclusivo. NEUROPSICOPEDAGOGIA Nessa nova perspectiva o neuropsicopedagogo assume um papel de extrema importância para a sociedade.

Ele avalia e busca identificar as dificuldades que de uma certa forma estão prejudicando o desenvolvimento da aprendizagem, sendo assim, ele disponibiliza ações de auto-superação cognitiva, emocional e intelectual, cooperando com a motivação e consequentemente com o engrandecimento do aprendizado. º, inciso IV, a Declaração de Salamanca (1994) descreve: [. todas as escolas deveriam acomodar todas as crianças, independentemente de suas condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais, linguísticas ou outras. Deveriam incluir todas as crianças deficientes e superdotadas, crianças de rua e que trabalham, crianças de origem remota ou população nômade, crianças pertencentes a minoria linguísticas, étnicas ou culturais e crianças de outros grupos em desvantagem ou marginalizados. As escolas têm que encontrar a maneira de educar com êxito todas as crianças, inclusive as que tem deficiências graves.

O neuropsicopedagogo tem como objetivo perceber quais são as dificuldades que interfere e que acaba prejudicando o aprendizado, pois cada indivíduo possui a sua forma de obter a aprendizagem, e ela precisa ser respeitada e ter estímulos e métodos apropriados para cada um. Todos os indivíduos devem ser tratados como ser único, pensante, atuante, que aprende de uma maneira toda sua, única e especial. CONSIDERAÇÕES FINAIS A escola tem papel fundamental para a aprendizagem e facilita na inclusão, da mesma forma que um professor qualificado e capacitado, um método de ensino adequado e uma família que facilita essa aprendizagem são fatores fundamentais para que todo esse desenvolvimento possa ser alcançado por todos os indivíduos. Os profissionais precisam se aperfeiçoar cada vez mais, pois não basta apenas o conhecimento é preciso que saibam também interagir com o mesmo.

Desta forma é fundamental investir em cursos voltados à área educacional para que estes profissionais estejam sempre em constantes atualizações e tenham facilidades para lidar com esse novo modelo educacional. O conhecimento dos profissionais em relação a neurociências faz com que seja possível elaborar atividades cerebrais dinâmicas para que sejam desenvolvidas nos educandos. São Paulo: Educ, 1993 IZQUIERDO, Ivan. Questões sobre memória. São Leopoldo: Unisinos, 2004. LEI N° 9. de 20 de dezembro de 1996 (LDB). Sensation and semantics. In: Nature, p. MORA, Francisco. Como funciona o cérebro. Porto Alegre: Artmed, 2004. M. MAIA, A. C. B. Aprendizagem e comportamento humano.

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