Neuropsicologia, Diagnósticos e Transtornos

Tipo de documento:Redação

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

O objetivo geral é refletir a respeito da Neuropsicologia como recurso para a realização de diagnósticos de transtornos cognitivos e de comportamento que podem interferir no desempenho do processo de aprendizagem. Os objetivos específicos são definir a Neuropsicologia, ressaltando a função do profissional habilitado nesta área do conhecimento; identificar transtornos que podem ser diagnosticados pela Neuropsicologia e mostrar a importância desta área para identificar esses transtornos, assinalando caminhos a seguir em relação ao indivíduo diagnosticado com determinados tipos de transtorno. A pesquisa tem o caráter bibliográfico, fundamentada por autores que abordam o assunto. Palavras-chave: Diagnóstico. Dificuldade de aprendizagem. No entanto, a profissão surgiu em 2004 com a publicação da Resolução 002/04 do Conselho Federal de Psicologia, que regulamentou a Neuropsicologia como especialização para psicólogos (ANDRADE; SANTOS; BUENO, 2004).

Definindo a Neuropsicologia e Transtornos Segundo Paula et al (2006) A neuropsicologia é uma ciência que estuda as relações entre as funções do sistema nervoso e o comportamento humano, associando os conhecimentos da Psicologia cognitiva, que estuda os processos mentais e do comportamento humano, com os saberes das Neurociências. Nas palavras de Rodrigues (1991), essa ciência se ocupa das relações cérebro/funções cognitivas e suas bases biológicas, originando-se da interdisciplinaridade e busca estabelecer uma relação entre processos mentais e funcionamento do cérebro, com a utilização das Neurociências que estudam esses processos, bem como com o apoio da Psicologia que expõe como ocorrem tais processos. A Neuropsicologia é uma área que cruza com outros conhecimentos interdisciplinar que atua com a integração de outros conhecimentos, instrumentos, métodos e modelos teóricos de várias áreas, como a Psicologia, a Neurologia, a Psiquiatria (e outras áreas da Medicina), a Linguística, a Psicolinguística, a Neurolinguística, a Inteligência Artificial, a Fonoaudiologia, a Farmacologia, a Fisioterapia, a Terapia Ocupacional, a Educação, a Biologia, entre outras.

Interdisciplinaridade pode ser definida como um ponto de cruzamento entre atividades (disciplinares e interdisciplinares) com lógicas diferentes (LEIS, 2005). Esta complexidade aumenta, em certo sentido, quando se observa os problemas que ocorrem com crianças, pois, devido à progressiva maturação do sistema nervoso, há necessidade de uma consideração específica sobre a fase de desenvolvimento de cada faixa etária (do nascimento até o fim da adolescência) (ANTUNHA, 2015, p. Muitas vezes o professor fica em dúvida quando encaminhar o estudante para um neurologista ou neuropsicólogo. Há de se pensar que se for um caso de trauma no crânio devido a um tombo, convulsões, dores de cabeça persistentes, perda de força aguda em algum membro, entre outros problemas físicos, o profissional a ser procurado é o neurologista tradicional (RUSSO, 2015).

Mas diante de uma dificuldade de aprendizagem ou transtorno comportamental ou de desenvolvimento, o profissional a fazer o diagnóstico é o neuropsicólogo ou o psicopedagogo e encaminhar o estudante para uma terapia ou a um atendimento educacional especializado, doravante AEE. Os transtornos são distúrbios causadores de deficiência de aprendizagem, apesar de aparentemente condições adequadas de inteligência, visão, audição, capacidade motora e equilíbrio emocional, mas há algo que não está bem e que pode não ser aparente. O objetivo geral foi alcançado, porque houve a reflexão sobre a Neuropsicologia como sendo um recurso para a realização de diagnósticos de transtornos cognitivos e de comportamento que interferem desempenho do processo de aprendizagem realizados, pois a Neuropsicologia e a função do profissional habilitado nesta área do conhecimento foram definidos.

Além disso, entendeu-se os transtornos que podem ser diagnosticados pela Neuropsicologia que é uma área de grande importância dessa área do conhecimento para identificar os transtornos que influenciam a aprendizagem. A realização dessa pesquisa foi relevante porque permitiu saber que a Neuropsicologia contribui para o diagnóstico de transtornos que prejudicam o processo de aprendizagem de determinados indivíduos com algum tipo de desorganização das funções cerebrais. Sendo assim, o estudo pode contribuir para outras pesquisas que abordam o tema. REFERÊNCIAS ANDRADE, V. Avaliação Neuropsicológica na infância (0 a 6 anos). In: OLIVEIRA, Vera Barros de (Org. Avaliação psicopedagógica da criança de zero a seis anos. ed. Petrópolis: Vozes, 2015. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003. COSENZA, R; GUERRA, L. Neurociência e educação: como o cérebro aprende.

Porto Alegre: Artmed, 2011. LEIS, H. Neuropsicologia da aprendizagem. Rev. Psicopedag. online]. vol. N. p. RUSSO, Rita Margarida Toler. Neuropsicopedagogia clínica. Introdução, conceitos, teoria e prática.

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