NET LINK SERVIÇOS TÉCNICOS Informática e telecomunicações

Tipo de documento:PIM

Área de estudo:Gerenciamento de Projetos

Documento 1

O objetivo é contar dados interessantes que ressaltam o diferencial da empresa, mostra o quão diferente é, e como é o dia a dia da empresa. No decorrer do texto, nota se que internamente a empresa é tradicional, familiar e que se mantém com o número de funcionários, sem se abater com a crise econômica que vive o país. Interessante saber que este mercado cresce sempre, a informática, telecomunicações, traz ao cidadão uma interação com o mundo, e essa necessidade faz com que esse mercado cresça ainda mais, certificando e constatando o porquê esta microempresa se mantém ao lado de gigantes do mercado. SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 4 2. Dados macroeconômicos do segmento de atuação da empresa 7 3. Empresas de correios e telecomunicações 8 3.

Empresas de informática 10 4. MATEMÁTICA APLICADA 11 5. RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS 12 5. Estadual: 148. CCM: 3. Histórico A Net link foi criada em 1991, pois o fundador observou muitas dificuldades em serviços na área de tecnologia da informação e de comunicação. Assim, decidiu juntamente com sua família, entrar no mercado. Como tem conhecimento nessa área, o fundador decidiu iniciar as atividades com seus parentes, na qual alguns tinham conhecimento também. • Operadoras: Oi (Telemar), Telefônica, Brasil Telecom, Embratel, Portugal Telecom e Transit do Brasil. • Empresas de tecnologia em comunicação: Alcatel Telecomunicações, Ericsson do Brasil e Nesic do Brasil. • Outros segmentos: Rede Globo, Cimento Tupi, Concreto Ribeirão, Wella Cosméticos, Ecovias, Ello, Samcil (assintência médica), CPQD e CD Expert. Dados macroeconômicos do segmento de atuação da empresa Os setores de informática e de telecomunicações, embora fossem considerados similarmente estratégicos para o país, evoluíram de forma relativamente independente, ao longo das últimas três décadas.

O setor de telecomunicações evoluiu no Brasil, a partir de meados da década de 60, como braço de execução de uma política nacional que considerava as comunicações como estratégicas para o desenvolvimento e a integração do país. As empresas de telecomunicações apresentam um elevado grau de concentração em suas atividades. Na estrutura de custos operacionais dessas empresas, os serviços prestados por terceiros basicamente por pessoas jurídicas, apresentavam relevante participação, constituindo-se em 32,5 % do consumo intermediário (gráfico 28). Isto pode ser explicado pelo fato das empresas nessa atividade operarem de forma integrada, com vários tipos de serviços de intermediação na operacionalização de suas atividades (uso de satélites, interconexão, roaming visitante, etc. o que implica um sistema de repasses de receitas entre elas.

Outros gastos com participações relevantes nessas atividades são os aluguéis de imóveis, máquinas e equipamentos, com 19,3 % e custo das mercadorias revendidas, com 17,2 %, sendo estes correspondentes em sua maior parte à venda de aparelhos de telefone celular. As empresas com até 19 pessoas eram responsáveis por parcela bastante significativa de postos de trabalho, ou seja, 37,0% do total. Muitas dessas empresas funcionam apenas com o trabalho do proprietário ou de sócios e de membros da família, o que explica a baixa média de pessoas ocupadas por empresa, apenas 2,3 pessoas. As empresas desse segmento são principalmente as que desenvolvem atividades de consultoria ou de apoio em informática. Já as empresas de grande porte (com 100 e mais pessoas ocupadas), ligadas ao processamento de dados e a bancos de dados, apresentam uma média muito elevada de pessoas ocupadas por empresa, cerca de 571,0.

Em termos salariais, as atividades de informática geraram uma massa salarial de R$ 2,6 bilhões, com uma média geral de 8,9 salários mínimos por empregado. • Instalador lll: R$ 3. • Gerente operacional (Técnicos): R$4. • Atendente: R$ 980,00 5. RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS A gestão dos recursos materiais e patrimoniais é vital para toda organização, e o resultado dessa prática pode levar a redução de custos, aperfeiçoamento do desempenho da empresa, além de contribuir para a manutenção e crescimento de ativos. Visto que a empresa analisada não se trata de uma fornecedora de bens e produtos, mas sim de serviços, 5. mensais, sendo este valor variado conforme os meses, e mesmo com a crise nada foi modificado, permanece como antes, evitando assim demissões, ou seja, a empresa não está sentindo a crise.

Ao fim, concluo que a empresa é bem colocada no mercado, de pequena empresa, está satisfeita com seus lucros em todos os sentidos, não adere a novidade pois não tem interesse neste momento, e considero uma boa experiência ter contato direto com a empresa, visando o trabalho que foi uma ótima oportunidade, agregando conhecimento. REFERÊNCIAS IBGE. Pesquisa Anual do Serviços. Disponível em: <http://www. br/artigos/academico /a-gestao-efetiva-dos-recursos-materiais-e-patrimoniais-nas-organizacoes/97599/>. Acesso em: 24 ago.

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