Natura: um breve estudo sobre suas teorias gerais da administração, comunicação empresarial interna e das técnicas de informática

Tipo de documento:PIM

Área de estudo:Administração

Documento 1

Orientador(a): Nome ESTADO 2020 RESUMO O trabalho estudará a gigante brasileira de cosméticos Natura em três segmentos, avaliando suas técnicas de administração estratégica, em aspectos como liderança e motivação de funcionários; entendendo como a empresa aborda a questão de comunicação empresarial, com foco na comunicação interna e a importância dada a empresa a tecnologia de informação e comunicação (TCIs). Está analise será feita com o uso dos conhecimentos obtidos nas seguintes disciplinas: Fundamentos de Administração, Comunicação Empresarial e Técnicas de Informática. Este estudo visa entender como os conceitos aprendidos são compreendidos e aplicados em uma empresa real, bem sucedida e lucrativa como a Natura, no intuito de responder a seguinte questão de pesquisa: Como é a gestão empresarial em termos das teorias gerais da administração, comunicação empresarial interna e das técnicas de informática relativas ao uso das tecnologias da informação e comunicação para a Natura S.

A. Palavras-chave: Natura, Administração. Além do Brasil, a Natura também está presente em diversos países da América Latina como Chile, Colômbia, Argentina, Peru, Venezuela e México, também se encontra nos Estados Unidos, na França e em mais 63 outros países indiretamente. Apesar de ser uma empresa global, sua sede permanece no Brasil e fica localizada em Cajamar no estado de São Paulo. WIKIPEDIA, 2018). Sobre a quantidade de funcionários, em 2017 ultrapassaram a marca dos 6.  enquanto que a quantidade de consultadoras de beleza já passou a ordem de 1 milhão e meio (NATURA, 2018). A administração de uma organização é realizada considerando três níveis: I- nível estratégico, que diz respeito à decisões e ações que impactam a empresa como um todo, definem objetivos globais para direcionamento a longo prazo; II- nível tático, refere-se a atuação das áreas funcionais, isto é, os setores, como produção, logística, vendas e etc; III- nível operacional, onde cada objetivo tático é transformado em uma série de objetivos operacionais que se tornarão metas operacionais (MELLO, M.

Já a maneira como isto é realizado vem mudando no decorrer da história, onde um dos primeiros modelos a serem conceituados a respeito é a administração cientifica criado por Frederick Winslow Taylor no final do século XIX, e consiste na aplicação do método científico na administração visando garantir o melhor custo/benefício aos sistemas produtivos, propondo a racionalização do trabalho através do estudo dos movimentos e tempos para desempenhar cada tarefa (HEIDI, S. Uma das maiores contribuições de Taylor foram os quatros princípios fundamentais da administração cientifica, que são: o princípio do controle, princípio do planejamento, princípio do preparo dos trabalhadores e o princípio da execução. Segundo Mello, M. o princípio de controle visa confeccionar um relatório abrangendo três aspectos, o passado, que é o que foi planejado e executado, o trabalho atual e o futuro, identificando o que há para ser feito e melhorado no futuro seguindo um plano definido.

unidade de direção; 6. subordinação dos interesses individuais aos interesses gerais; 7. remuneração do pessoal; 8. centralização; 9. cadeia escalar; 10. Segundo Drucker (1976) é devido a isso que características como inteligência, imaginação e conhecimento são qualidades primordiais, mas apenas a eficácia poderá transformá-las em resultado. Em relação a empresa de estudo, a Natura, pode-se verificar que existem metas e estratégias bem definidas e que o estilo de liderança predominantemente encontrado da organização é o estilo adaptador, isto acontece devido ao crescimento acelerado que a empresa esta experimentando nas últimas décadas e para que continue evoluindo com solidez é preciso um líder que esteja apto a se adaptar conforme o desafio que se apresente, resolvendo-o adequadamente sem prejudicar as metas da organização, bem como valorizando a opinião dos funcionários em suas decisões.

Em relação teorias motivacionais conforme Ferreira, Reis e Pereira (1997), pode-se citar a teoria de Frederick Herzberg que vem complementar a teoria de Maslow e demonstra que a motivação se dá apenas nos últimos graus da hierarquia das necessidades humanas, chamada de Teoria dos Dois Fatores, higiênicos e motivacionais. Ainda segundo estes autores, os fatores higiênicos são as condições que de trabalho, ou seja, as condições físicas e ambientais de trabalho, o salário, os benefícios sociais, as políticas da empresa, o tipo de supervisão, o clima entre as relações interpessoais, os regulamentos internos e as oportunidades de crescimento. Neste sentido, a Natura elaborou o modelo de consultoria, que é o nível em que possui mais trabalhadores, sendo home-based, onde a consultora faz seus horários e sabe como funcionam seus ganhos e benefícios, garantindo a satisfação dos fatores higiênicos dos seus colaboradores.

Consciente disso, uma das formas de se mensurar se a comunicação interna está sendo eficiente é a pesquisa de clima organizacional, pois através dela pode-se constatar como os colaboradores se sentem sobre a empresa. De acordo com o autor Chiavenato (2009, p. o clima organizacional pode ser comparado com um iceberg, pois “(. a cultura organizacional apresenta várias camadas com diferentes níveis de profundidade. Para se conhecer a cultura de uma organização torna-se necessário conhecê-la em todos esses níveis”. O Sistema Operacional (SO) é responsável por realizar a comunicação entre todos os softwares contidos no computador com o hardware. Todo computador, seja ele para uso pessoal ou profissional, precisa ter um sistema operacional. Isto significa dizer que para ter alcance as ferramentas da máquina com mais facilidade, conseguir otimizar as interfaces e deixar o computador mais ágil e eficaz, é necessário instalar no PC um software (BEZERRA, K.

Assim, pode-se definir o SO como uma compilação de programação que inicializam o hardware do computador, fornecendo rotinas básicas para o controle dos dispositivos, além de gerenciamento, escalonamento e interação de tarefas, também é responsável por manter a integridade do sistema (LOPES, S. Pode-se citar como exemplos de sistemas operacionais, isto é, sistemas que são responsáveis por criar uma plataforma em que os demais programados são ligados: Dos, Unix, Linux, Mac OS, OS-2, Windows NT. De modo geral, pode-se dividir a modelagem de dados em modelagem conceitual, modelagem lógica e modelagem física. O primeiro que deve ser estruturado é a modelagem conceitual, pois é a partir dela que os demais poderão ser desenvolvimentos, nesta parte o estudo consiste na avaliação do que se deseja que o banco de dados ofereça ao usuário, sem se prender em tecnologia, apenas no conceito do negócio.

A conexão de todos estes componentes permite a existência das telecomunicações que consiste na transmissão eletrônica de sinais para obtenção de comunicação, fazendo com que as empresas realizem seus processos e atividades através de computadores em rede (PALMEIRA, A. No que concerne a empresa de estudo, a Natura investe pesadamente em tecnologia da informação, sendo que em 2015, investiu quase R$ 385 milhões para revitalizar a venda direta de suas consultoras, por meio do Projeto Conecta que oferece mais mobilidade e interação com os clientes, por meio de chips de celulares e leitores de cartão de crédito (O NEGOCIO DO VAREJO, 2015). Mais recentemente, José Roberto Lettierre, vice-presidente financeiro da empresa, considera que “a modernização do canal de venda direta tem se mostrado eficiente”, indicando possibilidade de novos investimentos neste sentido.

O indivíduo na organização: Dimensões esquecidas. São Paulo: Atlas, 2001. CHIAVENATO, I. Planejamento, recrutamento e seleção de pessoas: como agregar talentos a empresa. ed. REIS, A. C. F. PEREIRA, A. I. Acesso em: 11 mar. KUNSCH, M. M. K. Comunicação organizacional. O NEGOCIO DO VAREJO. Natura investe em TI para revitalizar venda direta. Disponível em: <https://onegociodovarejo. com. br/natura-investe-em-ti-para-revitalizar-venda-direta/>. Acesso em: 20 mar.

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