Natura SA

Tipo de documento:Projeto

Área de estudo:Gestão de projetos

Documento 1

A. Projeto Integrador em Gestão I, apresentado como um dos pré-requisitos para aprovação do bimestre vigente no Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos. Orientador(a): Nome Cidade - SP 2018 RESUMO O presente trabalho objetiva analisar a empresa Natura, uma multinacional brasileira que fabrica e comercializa cosméticos, sob o ponto de vista de suas áreas administrativas. Iniciando pela apresentação do histórico da empresa, relatando brevemente sobre a estrutura organizacional de suas áreas segundo a seguinte ordem: fundamentos da administração, estrutura contábil e de custos, planejamento estratégico, estrutura financeira, conduta ética e gestão de pessoas. Com base nestes conteúdos, torna-se possível compreender as estratégias da empresa, entendendo seus números e como todos estes conceitos se relacionam para promover o alcance dos objetivos financeiros estipulados pela organização, que pretendem majoritariamente aumentar sua competitividade, rentabilidade e visibilidade de mercado.

Estrutura financeira 10 3. Conduta Ética 11 3. Gestão de Pessoas 12 4- Cronograma de Atividades 14 5- Conclusão 14 6- Referências Bibliográficas 15 Introdução A Natura é uma organização de origem brasileira que atua no setor de cosméticos que tratam todo o corpo. Possui linhas inteiras de produtos desde creme, sabonete, desodorante, óleo corporal, perfume, maquiagem,  seja para o público feminino, masculino ou infantil. A Natura é referência em crescimento econômico no Brasil e será estudada neste trabalho em relação a sua área administrativa, onde primeiramente será mostrada a proposta do projeto, depois, no segundo capitulo há uma apresentação da história da empresa Natura, bem como algumas informações sobre a empresa. WIKIPEDIA, 2018). Em 2017, seu número de funcionários ultrapassou a marca dos 6.  enquanto que a quantidade de consultadoras de beleza já passou a ordem de 1 milhão e meio (NATURA, 2018).

Nesse sentido, a Natura é a maior multinacional brasileira do setor de cosméticos, sendo também uma organização muito empenhada em alcançar um impacto sócio-econômico e ambiental positivo em todas as suas cadeias de negócios, independentemente de sua localidade de atuação. Além das quase 2 milhões de consultoras na América Latina, possui lojas físicas e e-commerce nos EUA e na França. O perfil mais buscado para se trabalhar no setor administrativo da Natura é o encontrado em pessoas com formação voltada para exatas e também com visão do todo, como administração. Para os níveis mais operacionais, podem ingressar pessoas com formação técnica ou estagiário de nível superior, e conforme se vai aumentando a hierarquia, a experiência na área é valorizada, bem como a habilidade de se enxergar “fora da caixa” para conseguir encontrar soluções.

O sistema informatizado utilizado para controlar a área administrativa é o mesmo ERP que integra toda a companhia, tornando o acesso as informações mais rápidas e confiáveis. A Natura investe sempre na atualização de seus softwares para garantir que funcionem 100% atendendo as demandas da organização. Estrutura Contábil e de Custos A contabilidade é considerada uma ciência social que analisa e avalia o patrimônio de uma companhia, e por meio da coleta de informações quantifica, registra e analisa mudanças ocorridas no patrimônio da empresa em questão. Já nas organizações corporativas, estratégia refere-se ao empenho para arquitetar e pôr em prática ações que antecipem o futuro à procura de melhores resultados (MARI S. O Planejamento estratégico deve ser empregado em vários níveis, inicialmente com a criação de Planejamento Estratégico Geral da Empresa, que explicitará os objetivos que empresa pretende atingir num determinado prazo de tempo e posteriormente, seguindo as diretrizes deste, cada área deve criar o seu próprio, onde constarão todas as ações, metas e planos para que a área atinja os objetivos, chegando a cada nível de forma mais detalhado e prático.

Devido sua complexidade, o PE precisa de etapas para sua adequada criação e execução. Pode-se citar um sucinto roteiro para sua criação: descrição da visão e missão; análise SWOT; concepção das metas; definição da estratégia; compilação do plano; implantação e controle do andamento (BAZE, F. Todas as etapas são importantes e a superficial realização de qualquer uma delas prejudicará a eficácia do plano, entretanto algumas são conceituais e se não conduzidas de acordo fadarão o plano ao fracasso antes de sua conclusão. Desta forma, o controle de contas a pagar e a receber se faz de forma conjunta, sempre observando a variação do ciclo financeiro, ou seja, do prazo de pagamento.

Em contas a receber, cada cliente tem um prazo pré-estabelecido para realizar os pagamentos em atraso, e quando não os cumprem, a empresa encaminha a dívida para ser cobrada pelo cartório, em relação a contas a pagar, um controle severo é realizado de forma a sempre honrar os pagamentos nas datas acordadas, isto valoriza o nome da empresa e melhora seu crédito no mercado. Sendo assim na área financeira, este controle se torna mais complexo, pois precisa-se controlar o fluxo de caixa e equilibrar as saídas, onde o setor de compras utiliza a disponibilidade do dinheiro para conseguir melhores negociações de preço e as entradas, pois da mesma forma, o vendedor precisa fazer propostas vantajosas ao clientes para fechar o negócio da venda, e no meio disso há o ciclo financeiro que precisa ser controlado à risca, isto é, a diferença de dias entre o gastar e o receber que a empresa precisa se manter por conta própria, quanto menor esta quantidade, mais saudável é a companhia e mais facilidado é o planejamento financeiro, o maior desafio é transformar para a prática esta teoria.

Conduta Ética A Natura prima pela definição bem elaborada de todos os pontos necessários para o bom desempenho das tarefas de cada trabalhador, deixando claro a maneira como a empresa pensa sobre os mais diversos assuntos, bom como espera que seu colaborador aja frente a determinadas situações. Desta forma, um dos documentos mais importantes para a empresa Natura é o código de conduta, que consiste em uma das ferramentas que apoia este processo, deixando mais claro como se deve conduzir relações e processos dentro da empresa, sendo uma evolução dos princípios de relacionamento lançados em 2006, tornaram possível a construção de um documento conectado com a realidade: “As nossas ações não tem um impacto apenas sobre a nossa empresa, mas sobre toda a sociedade na qual nos inserimos e que busca cada vez mais valores como honestidade, integridade e respeito nas suas relações” (CODIGO DE CONDUTA NATURA, 2016, p.

Em sequência há a liderança, pois mesmo possuindo uma equipe competente e instruída tem-se a necessidade de alguém que mostre o caminho, direcionando no sentido do atingimento dos objetivos e metas da organização. Neste ponto, entra o terceiro aspecto, a motivação, através do qual cada líder conseguirá que cada pessoa da sua equipe alcance seu potencial. No caso da Natura, a teoria motivacional predominantemente utilizada é a do behaviorismo, também chamado de Teoria Comportamental, que veio como tentativa de preencher lacunas vazias deixadas pelas anteriores. A teoria de Frederick Herzberg complementa a teoria de Maslow, mostrando que a motivação se dá somente nos últimos graus da hierarquia das necessidades humanas, tem-se assim a Teoria dos Dois Fatores, higiênicos e motivacionais. Os primeiros são as condições que de trabalho, as condições físicas e ambientais de trabalho, o salário, os benefícios sociais, as políticas da empresa, o tipo de supervisão, o clima entre as relações interpessoais, os regulamentos internos e as oportunidades de crescimento (FERREIRA, REIS E PEREIRA, 1997).

Por último, analisou-se a visão da empresa quanto a gestão de pessoas, verificando que a Natura é engajada na manutenção eficaz do tripé do sucesso das relações organizacionais: comunicação-liderança-motivação. Portanto, analisando a empresa Natura sob o ponto de vista de todas estas áreas do setor administrativo pode-se concluir que a empresa possui uma gestão atenta e eficiente, por meio da integração da informação de forma ágil e eficiente, sendo o resultado da problemática proposta por este trabalho. Desta forma a Natura consegue manter elevado o nível de satisfação dos seus clientes e também pela consciência da importância da satisfação do fator humano para o atingimento das metas da empresa, bem como a continuação de seu crescimento econômico.

Referências Bibliográficas BAZE, F. A Importância do Planejamento Estratégico para as organizações. infoinvest. com. br/ptb/5888/Cdigo%20de%20Conduta %20Colaborador_BR_2016_OK. pdf>. Acesso em: 30 out. FERREIRA, A. A. REIS, A. C. F. Acesso em: 02 nov. MARI, S. O conceito de estratégica. Disponível em: <https://infonauta. com. Conceito de contabilidade. Disponível em: <https://www. socontabilidade. com. br/conteudo/conceito. NATURA. Código de Conduta Fornecedores. Disponível em: <https://www. natura. com. M. Contabilidade. São Paulo: Editora Sol, 120 p. il. Pesquisas da UNIP, Série Didática, ano XVII, n.

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