NATURA COSMÉTICOS S.A

Tipo de documento:PIM

Área de estudo:Tecnologia

Documento 1

Contabilidade 6 2. Gestão financeira 7 2. Estatística aplicada 7 3 A EMPRESA 9 3. A Natura e os números do crescimento 9 3. Indicadores econômicos 11 3. Palavras–chave: Contabilidade. Fundamentos da Gestão Financeira. Estatística Aplicada. INTRODUÇÃO O processo de compreensão dos diversos processos por detrás da administração das empresas, tem a haver com a interpretação direta de dados e realidades, que nem sempre são fáceis de ser identificadas. Com isso, nesse texto a utilização dos conceitos teóricos aprendidos em sala de aula serão aplicados em forma de análise criteriosa de informações reais. Está ligada às primeiras manifestações humanas da necessidade social de proteção à posse e de perpetuação e interpretação dos fatos ocorridos com o objeto material de que o homem sempre dispôs para alcançar os fins propostos.

Como visto na fala acima, o interesse em controlar os ganhos e o acesso aos bens materiais, de certa forma levaram o homem a buscar formas de interpretar o mundo e transformar essa tarefa em algo possível de ser contabilizada. Com o aparecimento das primeiras empresas, a função de identificar os números dos bens tornou-se ainda mais importante, pois esta seria responsável de auxiliar o controle interno e identificar possíveis anomalias organizacionais que colocassem em risco todo o mecanismo de sobrevivência da organização (SILVA, 2013). Em poucas palavras, a contabilidade é o conjunto de técnicas usadas para visualizar, analisar e calcular cada despesa ou lucro das empresas. Vale lembrar que, o setor contábil possui importante papel, por exemplo, no desenvolvimento e na gestão do patrimônio geral das organizações.

p. Assim sendo, pode-se dizer que a gestão financeira, conforme a citação acima, nada mais é que o principal mecanismo de controle, identificação e planejamento financeiro das empresas. Não e difícil entender que empresas que não valorizam este setor, acabam por sofrer graves consequências tais como prejuízos, autos números de endividamentos e problemas com fluxo de caixa. Estatística aplicada Continuando a sequência de análises teóricas dos princípios contábeis nas empresas, a estatística aplicada, caracteriza-se pela averiguação direta dos percentuais de ganhos, perdas e prospecções futuras das finanças das empresas. Com isso, “[. A posse de dados o mais próximo da realidade da empresa, será o principal diferencial entre uma decisão correta ou errada, garantindo assim maior confiabilidade.

Ora, em tese, sejam quais forem os meios utilizados para a apresentação dos dados e, posterior, analise dos mesmos, a intenção por parte dos gestores contábeis será sempre a melhor apresentação dos dados. A falta de clareza ou mesmo omissão do mais insignificante número, tem o poder de tornar-se o responsável por inúmeras perdas, em alguns casos, irreparáveis. Sendo assim, a partir desse ponto será visto na prática a ação dos conceitos vistos até aqui em uma empresa de grande porte e, igualmente, importância para um dos setores que mais crescem no Brasil, o setor de cosméticos e beleza. A EMPRESA Como já dito, a Natura, atualmente, exerce expressivo impacto no setor de cosméticos e beleza, tanto no Brasil quanto nas Américas.

Segundo Oliveira et al (2012, p. “Há tempos a contabilidade deixou de ser somente cálculo de impostos e atendimento de legislações. Hoje os contadores, administradores e responsáveis pela gestão da empresa se convenceram da importância das informações contábeis”. Como visto, a contabilidade, atualmente, deixou de ser um apanhado de números que faziam sentido apenas para os contadores e tornou-se um mecanismo estratégico das empresas. Continuando, sobre o aspecto crescimento da marca, conforme dados divulgados pelo Relatório Anual 2018, considerando o mercado atuante da empresa, em relação aos ganhos, a receita líquida da Natura, ultrapassou os R$ 10 bilhões nas Américas, onde a empresa atua. Logo, com relação aos dados do balanço patrimonial da Natura, as tabelas 1 e 2, trazem as informações referentes ao período de dezembro de 2017 a dezembro de 2018.

Tabela 1 - Balanço patrimonial dez/2017 a dez/2018 (Ativos) Fonte: Natura (2019). Na tabela acima, podem ser vistos os principais mecanismos que fazem parte dos valores ativos do patrimônio atual da Natura. Em seguida, a tabela 2, apresenta os valores referentes aos passivos e o patrimônio líquido da empresa. Fonte: Natura (2019). Os juros seriam pagos de acordo com a taxa de LIBOR ou EURIBOR + 2,0% ao ano (NATURA, 2019). Sendo assim, conforme pode ser visto, apesar da linha de crédito da The Body Shop International Limited, a Natura, em 2018, não utilizou a linha de crédito. Desse modo, em linhas gerais, os índices de liquidez podem ser entendidos, simplesmente, como: “[. a capacidade financeira de uma empresa em satisfazer os seus compromissos junto com terceiros, fazendo uma comparação entre os direitos realizáveis e as exigibilidades” (SILVA, 2003, p.

Nesse sentido, a conclusão que se chega é que a Natura, atualmente, consegue arcar com seus compromissos, sem interferir de forma brusca nos valores de caixa da empresa. Fora isso, dado o fato da empresa estar sempre em busca de formas de maximizar os resultados, da mesma forma representa um sinal do comprometimento da empresa com o crescimento e da união dos setores da empresa. Política de controle interno Outra forma de entender o conceito Natura pode ser apontar a política de controle interno da empresa, conforme dados do Relatório Anual de 2018: A Natura possui uma matriz de controles internos construída com base na estrutura do COSO (Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission). Essa matriz é atualizada anualmente tanto para os controles relativos às operações do Brasil quanto para aqueles inerentes às operações na América Latina.

Além disso, todos os controles são submetidos a testes de efetividade e, para eventuais não conformidades detectadas, há monitoramento da implementação dos planos de remediação (NATURA, 2019, p. Observa-se, com isso, que diante das avaliações realizadas anualmente, ainda conforme o relatório, independente se estas forem realizadas por auditores independentes ou pela própria companhia os resultados são encaminhados ao Comitê de Auditoria e a Gestão de Riscos e de Finanças, esse último, por sua vez, apoia o Conselho de Administração. No entanto, como forma de compreensão mais clara, o gráfico 1, representa as porcentagens individuais de cada país em relação ao todo de colaboradores. Fonte: Natura (2019) adaptado pelo autor. Dada, portanto, a compreensão de que o Brasil, conforme mostra o gráfico 1, retém o maior número de colaboradores, a visão no texto, agora, volta-se a outro ponto tão importante quanto o percentual de ganhos, permanência de mercado e volume de colaboradores, a responsabilidade da empresa quanto aos fatores ambientais.

A sustentabilidade na empresa Apesar de toda a trajetória da Natura, nos quase 50 anos de existência, sem dúvida, hoje, a sustentabilidade como premissa se tornou um dos maiores lemas da empresa. Em 2018, o relatório anual demonstrou que a empresa vem buscado formas de diminuir o impacto sobre o meio ambiente. Disponível em: https://www. faserra. edu. br/upload/files/tcc/2015-02/Monografia-Evandro-Marinete-031215. pdf. Disponível em: https://administradores. com. br/artigos/a-contabilidade-gerencial-e-sua-importancia-na-atualidade. Acesso em: 27 maio 2019. MILONE, Giuseppe. Acesso em: 30 maio 2019. NATURA COSMÉTICOS S. A. Relatório Anual 2018. Disponível em: https://static. pdf. Acesso em: 27 maio 2019. RASOTO, Armando et al. Gestão Financeira: enfoque em Inovação. Curitiba: Aymará Educação, 2012. SANTOS, Bruna Maria dos et al. A importância e o uso da estatística na área empresarial: uma pesquisa de campo com empresas do município de Elói Mendes–MG.

Seminário de Excelência em Gestão e Tecnologia (SEGET), v. Disponível: https://www. aedb. SILVA, Karin Fabiane Martinazzo. Análise de controle interno: estudo de caso no contas a pagar e receber das empresas Visaluz e Escola Shekinah. Disponível em: http://repositorio. roca. utfpr. pdf. Acesso em: 30 maio 2019. ZANLUCA, Julio César; ZANLUCA, Jonatan de Sousa. História da Contabilidade. Disponível em: http://www.

68 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download