Natura Bem estar também nas finanças PLANO FINANCEIRO

Tipo de documento:Plano de negócio

Área de estudo:Administração

Documento 1

Expectativas e Cenário A empresa foi inaugurada em agosto de 1969 por Antônio Luiz Seabra, começou como uma pequena fábrica e uma loja no bairro da Vila Mariana em São Paulo. Depois, no ano de 1974, a empresa interrompe a oferta de seus produtos na loja física, vendendo-os apenas no modelo direto (NAKAGAWA, M. Além do Brasil, a Natura também está presente em diversos países da América Latina como Chile, Colômbia, Argentina, Peru, Venezuela e México, também se encontra nos Estados Unidos, na França e em mais 63 outros países indiretamente. Apesar de ser uma empresa global, sua sede permanece no Brasil e fica localizada em Cajamar no estado de São Paulo. WIKIPEDIA, 2018). Com intuito de analisar a empresa Natura de forma geral, optou-se por realizar uma pequena análise SWOT, que consta abaixo: Figura 3 – Análise Interna Natura Forças Fraquezas 1 Avançado conhecimento de plantas nativas da região da Amazônia, utilizando nos produtos matéria-prima de origem nacional, com custo menor que o importado.

Variedade imensa de produtos que dificultam a separação e tornam o controle de estoque complexo 2 Controle rígido de sustentabilidade e gestão ambiental, visando garantir a preservação do negócio e de seus insumos. Distância dos consumidores finais, por vendas on-line ou por consultoras, e poucos Centros de Distribuição torna o transporte rodoviário muitas vezes extenso e sujeito a incidentes e atrasos. Fonte: Elaborado pelo aluno (2019) Figura 4 – Análise Externa Natura Oportunidades Ameaças 1 Inauguração de mais lojas físicas, pulverizando o estoque em mais locais físicos, agilizando a entrega dos produtos ao consumidor final. Concorrência de produtos semelhantes que não possuem as mesmas preocupações e gastos com o meio ambiente, podendo perder em competitividade no preço de alguns produtos.

Estes são apenas alguns exemplos do rígido e complexo controle que a Natura realizada por meio de extensos dados estatísticos, essas informações permitem que a empresa gerencie todas as áreas e categorias do negócio bem de perto, monitorando cada pequena variação negativa de modo a conseguir por em prática um plano de ação coerente, minimizando os impactos e também medindo as partes que estão atendendo às expectativas, alcançando as metas e, portanto devem continuar seguindo o caminho estipulado. Demonstrativo de Resultados e Fluxo de Caixa A contabilidade estuda, analisa e avalia o patrimônio de uma empresa, buscando por meio da coleta de informações, quantificar, registrar e analisar as mudanças que aconteceram no patrimônio da organização em questão.

Os conceitos da contabilidade são melhores entendidos quando divididos, assim em principio tem-se a orientação, que o momento em que se elabora os relatórios contábeis, como o balanço patrimonial e demonstração do resultado do exercício, conhecido como DRE, e com base neles descobre-se a real situação financeira e econômica da empresa, sendo esta o ponto central da contabilidade (FERREIRA, A. A. et al, 1997). Receita Liquida de Vendas 9. Total do patrimônio liquido 1. Total dos ativos 14. Lucro Operacional 1. Lucro liquido 670. Análise de Viabilidade Financeira do Projeto Uma das características que levam uma empresa ao sucesso é a consciência que tudo pode ser melhorado e que se há algo já é feito, deve ter uma melhor maneira de fazê-lo, esse processos pode ser chamado de Bechmarking, podendo ser de produto ou processo.

Devido a isso, a Natura esta constantemente avaliando o mercado consumidor, atento às tendências de mercado, o que é mais aceito pelo consumidor e o que não é, o comportamento de venda de seus concorrentes, usando todas estas informações para desenvolver cada mais produtos aderentes às necessidades dos consumidores e competitivos em relação aos concorrentes. A Natura é atenta no que concerne a qualidade de seus produtos, visando a satisfação total de seus clientes, neste sentido pode-se citar como exemplo a linha CHRONOS, consistindo em uma série de produtos antissinais, possuindo desde creme hidratante, sérum, entre outras texturas, bem como opções de uso diurno ou noturno e também uma divisão por faixa etária. Assim, em um único produto, a Natura consegue atingir uma imensa gama de consumidores, pois oferece um produto que se encaixa conforme a idade da pessoa e seu hábito, atingindo sem dúvida as expectativas de seus clientes que são tão diversificados quanto seus produtos.

Devido a estes motivos, os indicadores de analise de retorno e risco financeiro avaliados pela Natura em relação a um projeto, consideram o retorno financeiro (payback) geralmente a longo prazo, sendo que indicadores qualitativos que impactam em respeitabilidade, alcance da marca e produção preocupada com o meio ambiente são prioritariamente avaliados no curto prazo alcançado o tão visado equilíbrio entre obtenção de lucro com consciência corporativa. A Natura começou distribuindo rosas, não produtos. Disponível em: <http://blogs. pme. estadao. com. Natura. Disponível em: <https://pt. wikipedia. org/wiki/ Natura>. Acesso em: 09 out.

144 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download