MÚSICA E GEOGRAFIA: POSSIBILIDADES PARA O TRABALHO EM SALA DE AULA

Tipo de documento:Artigo cientifíco

Área de estudo:Geografia

Documento 1

Para realizar esse intento, a pesquisa lançou mão de fontes teóricas e conceituais, as quais encontram-se disponibilizadas em endereços eletrônicos e bibliotecas físicas. Dentre os referenciais desta pesquisa, foram empregados autores como Marcos Antonio Correia (2009) e Lana de Souza Cavalcanti (2005). Doravante essa coleta de informações fundamentada nos autores supracitados, logrou-se os subsídios necessários e pertinentes para a construção deste artigo e, como resultado, verifica-se o êxito em divulgar uma reflexão acerca da música como um positivo recurso de ensino nas aulas de Geografia. Palavras-chave: Geografia. Música. ouvimos vozes e falas ,poesia e música. Os sons que nos cercam são expressões da vida, da energia, do universo em movimento e indicam situações, ambientes, paisagens sonoras: a natureza, os animais os seres humanos e suas maquinas traduzem, também sonoramente, sua presença seu ″ser e estar ″, integrando ao todo orgânico e vivo deste planeta (BRITO, 2003, p.

Mediante essas considerações, corrobora-se que a música está presente na vida de todo o ser humano e em todas as culturas. Tendo em vista essa relação intrínseca entre a música e o indivíduo é que se justifica essa pesquisa. Ao pensarmos na música que ouvimos no cotidiano como algo que nos acalma, anima, proporciona disposição, reflexão e dentre outros, elucubramos sobre sua aplicabilidade nas salas de aula. As sensações de bem estar com a aplicação da música, já eram consideradas naquela época. Pitágoras demonstrou que a sequencia correta de sons, se tocada musicalmente num instrumento, pode mudar padrões de comportamento e acelerar o processo de cura. BRÉSCIA, 2003, p. Nos primórdios do século XX, novos métodos ativos emanam formando a Nova Escola como Decroly, Montessori e Dalton.

Esses educadores priorizam a música no processo de aprendizagem, ponderando a sua relevância no desenvolvimento de atividades de expressão e criação. “o uso da música é importante por situar os jovens diante de um meio de comunicação próximo de sua vivência, mediante o qual o professor pode identificar o gosto, a estética da nova geração”. Assim, a música se emprega como uma metodologia de ensino que facilita a compreensão do aluno, tendo em vista sua identificação com o recurso, o que viabiliza a transformação de seus conceitos naturais em conceitos científicos. O doutor em Geografia, Marcos Antonio Correia explana que: O professor pode utilizar a música em vários segmentos do conhecimento, sempre de forma prazerosa, bem como: na expressão e comunicação, linguagem lógico-matemática, conhecimento científico, saúde e outras.

Os currículos de ensino devem incentivar a interdisciplinaridade e suas várias possibilidades. A utilização da música, bem como o uso de outros meios, pode incentivar a participação, a cooperação, socialização, e assim destruir as barreiras que atrasam a democratização curricular do ensino. Cavalcanti, 2005, p. Desse modo, verifica-se a importância da geografia, não apenas para a formação do aluno nas escolas, mas para o seu cotidiano e sua vida. Surge então o imperativo de despertar o interesse e a atenção dos estudantes para essa disciplina, além de convencer os professores “tradicionais” a empregarem novas metodologias de ensino. Adaptar-se a nova realidade do aluno é imprescindível ao professor, para que suas aulas promovam um ensino de qualidade. Assim, ao passo em que se insere a música, ou seja, uma linguagem acessível e condizente ao cotidiano dos alunos renova-se as metodologias educacionais, motivam-se os estudantes, cria-se um ambiente dinâmico e propício ao aprendizado.

Os ritmos musicais variam de acordo com a proposta do professor, mas verificam-se canções sertanejas, de rock, MPB e até mesmo o RAP, o qual se encontra em alta nos aparelhos celulares dos alunos e visa, em preponderância, realizar críticas as desigualdades sociais. Assim, “a música auxilia na aprendizagem de várias matérias. Os estudantes podem apreciar várias questões naturais, culturais, sociais políticas e outras, escutando canções, música clássica e outros gêneros musicais”. CORREIA, 2009, p. Destacamos aqui, algumas canções e os conteúdos a serem relacionados nas aulas de geografia. Desse modo, evidenciou-se ao longo da pesquisa a importância desse recurso para a contemporaneidade, tendo em vista o desenvolvimento tecnológico e a nova realidade do aluno.

As aulas de geografia quando sucedidas pelo método tradicional, são ponderadas como cansativas e desanimadoras pelos alunos, tendo em vista que necessitam de mais dinamismo na escola. Assim, surge a necessidade de empregar novas metodologias de ensino para que os estudantes sintam-se interessados e possuam um ensino de qualidade. A música nesse contexto é de grande relevância, considerando sua facilidade de inserção nas aulas, além do interesse dos alunos apenas pelo fato de “ouvir uma nova música”. Citamos nessa pesquisa, determinadas músicas que se relacionam a geografia, no entanto, muitas outras são encontradas com facilidade em plataformas da internet, como no Youtube e no Spotify. São Paulo: Peirópolis, 2003. CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, Escola e Construção de Conhecimentos. ed. Campinas-SP: Papirus, 2005.

br/estrategias-ensino/musicas-para-aulas-geografia. htm. Acesso em: 07 abr. MERRIAN, Alan P. The Anthropology of Music.

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