MULTIMODALIDADE E INTERMODALIDADE NO TRANSPORTE DE CARGAS

Tipo de documento:Dissertação de Mestrado

Área de estudo:Logística

Documento 1

As principais vantagens do sistema multimodal são os contratos de compra e venda mais adequados, melhor utilização da capacidade disponível da nossa matriz de transporte, utilização e combinações de modais mais eficientes energeticamente, melhor utilização das tecnologias de informação, ganhos de escala e negociações do transporte, melhor utilização da infra estrutura para as atividades de apoio, aproveitamento da experiência internacional tanto de transporte como dos procedimentos burocráticos e redução dos custos indiretos, já no intermodal a principal vantagem consiste em combinar as potencialidades dos diferentes modos de transporte, provocando reduções dos custos econômicos tipo, segurança rodoviária, poluição, consumo de energia, entre outros. As empresas de logísticas, de acordo com as informações acima, se viram obrigadas a se adaptarem a um novo conceito de transporte de cargas para melhor atender o seu cliente final, que espera uma eficiência e eficácia no momento em que ele contrata um serviço de transporte de carga e para ele não importa o meio utilizado o resultado é que importa, pois suas preocupações estão focadas no tempo de entrega, preservação do bem adquirido, custo do serviço mais barato e qualidade do atendimento.

Diante deste novo cenário e para fidelizar e conquistar novos clientes, a necessidade de concatenar diversos modais de transporte com o objetivo da redução do custo do serviço, aliado ao tempo, mantendo a qualidade na entrega e garantindo que não haja perda durante o processo logístico, um novo conceito de transporte surge onde as empresas responsáveis por este tipo de negócio deixam de serem meramente participante do processo, elas assumem o papel principal do início ao fim da cadeia logística. Considerando esses sistemas de transporte nos faz pensar que apesar de ser uma realidade, nós estamos diante de alguns problemas a serem considerados, principalmente no que tange ao transporte ferroviário, pois no Brasil as limitações neste meio de transporte são grandes em função da falta de investimento e malha ferroviária reduzida, temos também estradas sem pavimentação e áreas de difícil acesso, por falta de infraestrutura e esse ponto é importante, porque se a rede logística não estiver bem estruturada a eficiência do multimodal pode não ser a mais adequada por que se não ocorrer à diminuição dos custos e houver perdas nos transbordos, o que antes era considerado redução de gastos poderão se tornar grandes prejuízos em função de uma rede de transporte não eficaz por falta de investimentos naquele setor.

Para melhor entendermos, como funcionam os sistemas multimodais, vou colocar um exemplo fictício de um empresa de cosmético que comprou um componente eletrônico da china para acoplar em seu equipamento, buscando melhoraria seu desempenho reduzindo o tempo de fabricação de um determinado produto, que será lançado no mercado em breve, onde segundo pesquisas, da própria organização, lhe renderá grande retorno financeiro. cnt. org. br Agencia Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) http://www. antt. gov.

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