MUDAR PEQUENOS HÁBITOS PODE MELHORAR NOSSA SAÚDE E NOSSA QUALIDADE DE VIDA

Tipo de documento:Redação

Área de estudo:Medicina

Documento 1

Qualidade de Vida é definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como, a percepção que o indivíduo tem sobre sua própria vida, e o bem físico, mental, psicológico, emocional e relacionamentos sociais, entre outras circunstâncias da vida. Melhorar um estilo de vida é muito mais do que um simples cuidado com a saúde ou prática de esportes, a qualidade de vida é a busca de melhoria no bem-estar e do desenvolvimento humano. A qualidade de vida está diretamente relacionada com as necessidades e expectativas humanas e com a respectiva satisfação destas. O conceito de qualidade de vida é muito abrangente, e está relacionado com saúde física e psicológica, relações sociais que envolvem família, trabalho e escola. Qualidade de vida está associada ainda, ao tratamento humano, na gentileza, na leveza das relações nos relacionamentos sinceros, lealdade e aceitação de pontos de vista divergentes.

No que se refere à saúde mental, ainda diz que a prática de exercícios físicos também se mostra eficiente, pois libera duas substâncias hormonais importantes na sua corrente sanguínea: dopamina e serotonina, que além de aumentar a sensação de bem-estar e de satisfação auxiliam na regulação das substâncias relacionadas ao sistema nervoso, melhorando o fluxo sanguíneo para o cérebro, o que melhora na capacidade de lidar com problemas e com o estresse. Os hormônios, liberados pela pratica de atividades físicas, combatem e previnem a depressão, deixam o indivíduo mais feliz, tranquilo e animado para seus afazeres do seu dia a dia.   O convívio social também pode ser beneficiado pela prática esportiva, pois, as mudanças corporais são capazes de aumentar a autoestima, a autoconfiança e a afetividade, contudo, a escolha adequada da atividade física é muito importante para obter os benefícios em sua totalidade, uma vez que ela também está ligada ao prazer.

Outros benefícios podem ser obtidos por incluir atividades físicas no cotidiano, benefícios esses que podem ajudar o indivíduo a evoluir como ser humano. A yoga, por exemplo, auxilia na concentração através do controle da respiração, ajuda o indivíduo a se conhecer melhor, o que é importante em momentos de estresse ou de ansiedade. Dormir bem influencia diretamente no seu desempenho durante dia a dia e na sua saúde. A prática de atividades físicas sempre esteve relacionada à uma boa saúde e à melhorias no estilo de vida. Hábitos saudáveis e a pratica de esportes, têm influência direta na saúde da sociedade. Assim, as diversas modalidades de atividades físicas levam ao desenvolvimento de novos hábitos, de uma nova visão em relação ao equilíbrio corpo e mente.

29 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download