Mudanças no ensino da matemática para atrair os alunos

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Matemática

Documento 1

O mundo das especulações e abstrações matemáticas podem se mostrar totalmente inoperantes, pois, o que realmente faz a diferença é prover os alunos de experiências práticas que valorizem o conhecimento matemático e faça com que os alunos percam o medo pela disciplina, que ganhem confiança e possam se comunicar dentro da disciplina, usando suas ferramentas e definições. As mídias digitais, os programas de simulação, os jogos pedagógicos, são instrumentos que têm se mostrado como muito valiosos, pois, por meio deles, os educandos conseguem praticar o que é ensinado, fazendo associações, passando por uma transformação na sua visão e concepção do que é a Matemática e entendendo para que os conhecimentos serão utilizados no cotidiano.

Palavras-chave: Educação matemática. Metodologia de ensino. Ensino tradicional. Isso depende de um planejamento de conteúdos muito bem feito pelo docente, muitas vezes não estando mais em sua zona de conforto, abrangendo durante todo o ano, tratando de informações que possam contribuir para a reflexão de seus educandos, levando-os a pensar, aprender, ensinar e modificar suas ações. Ambos, educando e educador, precisam estar prontos para novas experiências, até as não muito convencionais em sala, para que essa mudança se efetive (GONÇALVES, 2015). Esta forma inovadora de se ensinar tem relação com o uso de recursos que atraiam os estudantes, como vídeos, programas, simuladores, materiais concretos e mídias. A utilização de programas, ligados à Matemática, permitem que se modelem situações diárias e, mais do que isso, materiais que permitem a visualização possibilitam que o aluno seja sensibilizado por essa forma de ensinar conteúdos.

Da mesma forma, a utilização de vídeos, necessariamente relacionados aos assuntos que se quer ensinar, é bastante envolvente e consegue segurar a atenção dos estudantes. Durante muito tempo, os docentes buscam pelas melhores formas de se trabalhar de maneira eficaz. Normalmente, como a motivação é algo que varia bastante, o que podem fazer é iniciar suas aulas de forma interessante e transmitir aos alunos, o seu entusiasmo. Isso pode dar certo e contagiar a sua turma. O que ele não pode deixar de lembrar é que se ele forçar ou exagerar o entusiasmo, a chance de os estudantes perceberem é grande, o que provocaria uma impressão ruim. Então, é preciso que os educadores desenvolvam, com o passar do tempo, uma série de estratégias de motivação para darem início às aulas de Matemática.

Eles possuem internet em seus dispositivos móveis, com a possibilidade de pesquisar sobre todos os assuntos que se interessarem. O resultado disso é que o educador tenha um conhecimento muito bom sobre sua turma e o que precisam, para posteriormente, realizar um bom planejamento baseado em recursos didáticos tecnológicos e inovadores (GONÇALVES, 2015). Graças a muitas condições negativas advindas da educação no Brasil, grande parte dos docentes se encontra cansada e desanimada, com reflexos dentro da sala de aula. Vários não realizam os seus planos de aula, por acharem que é um tempo gasto sem necessidade e que o estudante não perceberá o seu esforço. Para uma mudança na educação, é importante que o docente modifique sua maneira de agir e de pensar, inovando no planejamento, com o uso de instrumentos que ajudem em uma produção agregadora de aula, que permitam que o estudante possa investigar e pensar, além de observarem tudo a sua volta, de maneira crítica.

Os estudantes devem ser motivados para a aula daquele dia, a partir de uma ideia entusiasmada, sempre reforçando a beleza da Matemática (POSAMENTIER; KRULIK, 2014). Pode-se também buscar programas que ajudem no aprendizado de conceitos matemáticos, como por exemplo, o Sweet Home 3D, que possibilita que o aluno trabalhe com volume, área, perímetro, figuras espaciais, com a prática de diversas ferramentas e conteúdos que trazem vantagens para o conhecimento matemático. Os aplicativos podem ser baixados, de graça, pelos alunos que tenham internet. Assim, podem trabalhar o assunto até mesmo fora de sala, sem a necessidade de usá-lo somente naquele momento, sendo relevantes para explorar e aumentar o conhecimento, convertendo para aprendizagem e entendimento da Matemática. É imprescindível que o educador consiga explicar quanto ensinar, implicando em um aprendizado contínuo.

É um processo de pensamento que leva à constituição e aplicação de uma série de ideias lógicas e abstratas. Elas aparecem em virtude da necessidade da solução de problemas na tecnologia, no cotidiano e na ciência. Não há dúvidas que as regras e os artifícios matemáticos precisam ser contemplados no ensino da disciplina. São importantes, porém, não são os únicos aspectos a serem considerados. Com a evolução da tecnologia, sobretudo, dispositivos computacionais, móveis e simuladores, denotam novas formas de ensino que fogem do aspecto mecanicista e previsível. grupoa. com. br/uploads/imagensExtra/legado/P/POSAMENTIER_Alfred_S/Arte_Motivar_Estudantes_Estudo_Matematica/Lib/Amostra. pdf >. Acesso em: 04 out.

54 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download