MOVIMENTOS SOCIAIS NO BRASIL

Tipo de documento:Análise

Área de estudo:Medicina

Documento 1

Belo Horizonte: Faculdade IPEMIG, 2022. Especialização em Sociologia. RESUMO Este artigo aborda a temática Movimentos Sociais no Brasil, onde será pesquisado sobre a origem e contexto dos Movimentos Sociais, sendo analisados e citados alguns dos principais movimentos internacionais e nacionais. Neste artigo será brevemente explanado sobre os movimentos que se caracterizam como marco no Brasil nas últimas décadas como o Movimento Passe Livre, o Movimento Negro e o Movimento LGBTQIAP+. Para a realização de artigo será realizada uma pesquisa bibliográfica sobre o tema, com material retirados das bases de dados da Scielo Brasil - Scientific Electronic Library Online e da CAPES Periódicos. Movimentos Sociais Contemporâneo 9 2. Movimento Passe Livre 10 2. Movimento Negro 10 2. Movimentos Civis LGBTQIAP+ 11 3. CONCLUSÃO 11 4. Os trabalhadores começam a formar associações contra a burguesia; lutam juntos para assegurar seu salário.

Fundam organizações permanentes, de modo a se prepararem para a ocorrência de ondas esporádicas de sublevações. Em alguns lugares a luta explode em revoltas (MARX e ENGELS, 2008). Com base neste entendimento, observa-se que nos anos de 1811 e 1812 surgiu na Inglaterra uma das primeiras revoltas dos operários, denominada como Movimento Ludismo, surgiu com o objetivo lutar contra os avanços tecnológicos ocorridos na Revolução Industrial, que originou a substituição do trabalhador humano por máquinas. A marca deste movimento foi as invasões em fábricas e a destruição de máquinas e equipamentos (JOCELITO, KATIUCI, et al. No Estados Unidos, outro movimento que atraiu a atenção mundial, foi o movimento coletivo contra a segregação racial, que virou um marco e uma grande vitória para a sociedade afrodescendentes da época e para as atuais gerações, o movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos, liderado por Martin Luther King, considerado como um amplo movimento, tinha sua maior característica ser pacífico e influenciador, como ocorreu com a aprovação de leis que garantiam direitos à população afro-americana, como a Lei dos Direitos Civis, de 1964 (SOUZA, FELICIANO, et al.

p. Todos os movimentos sociais a fim de exercer influência na população, possuíram certo grau de consentimento para que um agrupamento se transforme em grupo de referência e alcance os objetivos propostos (BAUMAN e MAY, 2010, p. Portanto, os movimentos sociais tem seu surgimento com o objetivo de provocar e gerar mudanças nas questões pública, como a expansão dos direitos civis para um segmento da população (GIDDENS, 2005, p. A Origem dos Movimentos Sociais no Brasil As lutas coletivas e a diversidade de movimentos sociais sempre estiveram presente no Brasil, em tempos de Colônia, a sociedade brasileira se manifestava contra a dominação, a exploração econômica e, mais recentemente, contra a exclusão social, nas palavras de Gohn: A memória histórica registra lutas de índios, negros, brancos e mestiços pobres que viviam nos vilarejos, e brancos pertencentes às camadas médias influenciados pelas ideologias libertárias, contra a opressão dos colonizadores europeus (GOHN, 2000, p.

o acento sobre a existência de tensões na sociedade, a identificação de uma mudança, a comprovação da passagem de um estádio de integração a outro através de transformações de algum modo induzidas pelos comportamentos coletivos. Comportamentos coletivos e Movimentos sociais se distinguem pelo grau e pelo tipo de mudança que pretendem provocar no sistema, e pelos valores e nível de integração que lhes são intrínsecos. BOBBIO et al, 1998, p. apud COSTA, 2013, p. Cabe destacar que, grande parte dos movimentos sociais conduzem suas atividades dentro das leis, sendo definido como legalmente admissível pelos governos, por outro lado, existem grupos que atuam ilegalmente e com objetivos de gerar violência, caos e medo, influenciados por política, ideologias e até mesmo facções (GIDDENS, 2005, p.

Movimento Passe Livre O movimento ficou conhecido como as revoltas de junho de 2013, desencadeadas pela luta organizada pelo MPL-SP contra o aumento das tarifas, com uma organização descentralizada, envolvendo todos os cantos do país, demonstrando o empoderamento da ocupação física de um movimento. Contudo, o movimento é uma espécie de continuidade de movimentos anteriores que enfrentaram o mesmo tema como: 2003 – Revolta do Buzu em Salvador; 2004 – Revolta da Catraca em Florianópolis; 2005 – Plenária de fundação do MPL-Brasil no V Fórum Social Mundial em Porto Alegre; 2006 – Encontro Nacional do Movimento Passe Livre em São Paulo; 2008 – Grande luta contra o aumento no Distrito Federal; 2009 – Aprovação do passe livre estudantil no Distrito Federal; 2010 – Luta contra o aumento em São Paulo e Rio de Janeiro; 2011 – Luta contra o aumento em São Paulo e em várias capitais.

Depois de grandes revoltas e prejuízos para as grandes cidades, algumas negociações foram concretizadas e o movimento se dispersou (MPL-SP, 2015, 30-42). Movimento Negro Domingues (2007 apud SESC, 2020, p. relata que o Movimento Negro é caracterizado por sua luta social contra a discriminação racial, com ênfase na extinção da exclusão e marginalização que os negros forma de certa forma submetidos no sistema educacional, no mercado de trabalho e nos campos políticos e socioculturais. Luta das Mulheres pelo direito de voto: movimentos sufragistas na Grã-Bretanha e nos Estados Unidos. Arquipélago História, p. ª série, VI 2002. BAUMAN, Z. MAY, T. P. D. Movimentos sociais e democracia: reflexões contemporâneas sobre o ativismo social. Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2013. FOLMER, I. Porto Alegre: Artmed, 2005.

GOHN, M. D. G. Teoria dos Movimentos Sociais: paradigmas clássicos e contemporâneos. Movimentos Operários do Século XIX. Colégio de Aplicação - UFRGS - Ciclo 2 - Semana 34 - Turma: EM2, Rio Grande do Sul, 19 Novembro 2020. MARX, K. ENGELS, F. Manifesto do Partido Comunista. Cidades Rebeldes. São Paulo: Boitempo, 2015. p. OLIVEIRA, W. G. SESC. Manifesto Educativo: a atuação do Movimento Negro no Brasil, entre lutas e resistência. SESC, MADUREIRA, p. SOUZA, A. S.

300 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download