MOTIVAÇÃO ORGANIZACIONAL

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Administração

Documento 1

Portanto, torna-se fundamental buscar soluções que proporcione a eficácia na produção e sucesso no enfretamento da competitividade. A pesquisa aqui, traz a importância da liderança, principalmente no que tange exercer uma motivação aos colaboradores da empresa. Dentre as teorias as de Maslow, sobre as necessidades das pessoas é tida como a mais importante para os estudos sobe motivação. Partindo do princípio de que os colaboradores são o motor que move todos a organização, torná-los sempre motivados tem uma relevância especial. Maslow entende que as necessidades dos seres humanos correspondem a uma hierarquia de valores, o que demonstra que o comportamento humano pode ter mais que uma motivação, cada uma delas, quando realizada abre espaço para surgir outra no lugar, exigindo que as pessoas estejam constantemente buscando meios para se satisfazer.

É um conceito que se apresenta cada vez mais relevante quando se trata de produtividade, melhor desempenho e qualidade de vida dos colaboradores. Os gestores estão sempre em busca de entender e trabalhar a motivação pois são conscientes de que ela representa o fator fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Diversos estudos apontam que o desempenho das pessoas depende de sua motivação, consequentemente, uma boa produtividade nas organizações depende de pessoas motivadas. Esse é um processo de extrema importância para as organizações e que requer que seja entendido e praticado. O primeiro passo é escolher qual dos líderes da organização consegue trabalhar a motivação na equipe. femanet. com. br/Digital/arqTccs/. pdf. Set. TEORIAS E CONCEITOS A palavra “Motivação” tem origem no termo latim “movere”, que significa mover para realizar uma ação, ou seja, impulsos que levam a pessoa a uma determinada ação.

Segundo o Dicionário Aurélio “Motivação é o ato ou efeito de motivar, exposição de motivos ou causas, conjunto de fatores, os quais agem entre si, e determinam a conduta de um indivíduo”. HOLANDA, 2006, p. O termo conta também com outras definições e teorias, tais como as de: Vroom, J. Stay Adams, L. Uma pessoa não consegue jamais motivar alguém, o que ela pode fazer é estimular a outra pessoa. A probabilidade de que uma pessoa siga uma orientação de ação desejável está diretamente ligada à força de um desejo (apud BERGANINI, 1989, p. Motivação é uma força interna, que se encontra dentro de cada um, nasce de suas necessidades. Quando as pessoas desenvolvem uma ação, não necessariamente estão motivadas, muitas vezes é só uma ação com objetivos de cumprir um compromisso.

Por vezes a iniciativa também tem grande envolvimento entre o relacionamento dos líderes com seus colaboradores. br/Digital/arqTccs/. pdf. Set. Figura 1-Pirâmede de Maslow Fonte: https://pt. wikipedia. MOTA, 2001, p. Rauch e Behling, por Yulk, apud Cavalcanti, (2009) definem Liderança como: “Liderança é o processo de influenciar as atividades de um grupo organizado em direção à realização de um objetivo” (Yulk apud CAVALCANTI, 2009, p. Liderar é ser capaz de influenciar as atitudes dos funcionários e motivá-los a alcançar os objetivos e metas estipuladas. Atualmente, as organizações se empenham em satisfazer e motivar seus colaboradores, pois sabem que os resultados serão melhores. O bom líder é aquele que sabe e tem paciência de ouvir, se expressa de forma clara, é entusiasmado, mantém um bom relacionamento com sua equipe.

Percebeu-se também, o quanto os colaboradores satisfeitos com a organização representam o elemento não apenas de sobrevivência da empresa, mas de ascensão no mercado. Portanto, desenvolver ações que estimulem os colaboradores a sentirem-se mais satisfeitos e dispostos para atingir suas metas, resultará em melhores resultados para a organização. Além de ser um ponto forte para enfrentar a dinâmica da concorrência. A teorias são claras e verídicas, pois qualquer pessoa motivada exerce melhor suas atividades, são mais criativas, inovadoras e dedicadas a obter a excelência em sua função. A liderança tem que provocar na equipe uma autonomia para deixarem de ser guiados e passem a ser agentes comprometidos com a empresa, com seu sucesso e não apenas em executar tarefas.

F. Endomarketing: como praticá-lo com sucesso. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2004. CAVALCANTI V. L. Como elaborar projetos de pesquisa. ed. São Paulo: Atlas, 2008. GIL, A. C. ed. São Paulo: LTC, 2003. MATOS, G. G. de.

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