Motivação no ambiente militar

Tipo de documento:Plano de negócio

Área de estudo:Administração

Documento 1

Os Behavoristas 4 1. Teoria da Pulsão de Freud 5 1. Fatores Higiênicos e Motivacionais 5 1. Teoria das necessidades 6 2. A MOTIVAÇÃO INFLUENCIADA PELO CLIMA ORGANIZACIONAL 6 3. A liderança também um fator importante na motivação dos colaboradores de uma corporação, porque ela pode influenciar nos resultados do desempenho de uma equipe e no comportamento também. A motivação de pessoas no ambiente de trabalho é muito importante, pois é através dela que os colaboradores trabalham felizes, se sentem importantes, e consequentemente produzem melhores resultados. MOTIVAÇÃO Há diversos conceitos sobre motivação por ser um assunto muito abrangente, porém, há sempre pontos em comum em relação à essência da motivação, que é um fator gerado internamente por um indivíduo e que também é influenciado de forma externa por causa de diversos fatores.

Idalberto Chiavenato (2005, p. defende que a “Motivação é a pressão interna surgida de uma necessidade, também interna, que excitando (via electroquímica) as estruturas nervosas, origina um estado energizador que impulsiona o organismo à actividade, iniciando, guiando e mantendo a conduta até que alguma meta (objectivo, incentivo) seja conseguida ou a resposta seja bloqueada. Dessa forma, fica explícito que segundo essa corrente de pensamento as pessoas necessitam receber um estímulo positivo para que se mantenham motivadas a desenvolver suas tarefas cotidianas e que esse estímulo precisa estar presente no meio. Teoria da Pulsão de Freud A administração busca na obra de Sigmund Freud contribuições para a teoria da motivação, na qual a motivação é abordada de uma forma dinâmica baseada em forças internas que direcionam o comportamento.

Estas forças internas seriam os instintos que fornecem uma fonte fixa e contínua de estímulos, sendo consciente ou inconsciente. As pessoas por momentos estão conscientes das motivações de suas ações, só que algumas vezes são comandadas pela necessidade de liberação e satisfações dos instintos. Fatores Higiênicos e Motivacionais Herzberg desenvolveu uma teoria de motivação no trabalho, analisou e evidenciou através de estudos práticos a presença de dois fatores extintos que devem ser considerados para a satisfação, são os fatores Higiênicos e os Fatores Motivacionais. Estes sentimentos manifestados podem estar voltados ainda a estados de satisfação ou insatisfação dos colaboradores, o que repercute, mais uma vez, em sua produtividade e na sua percepção sobre a empresa.

Há alguns fatores que podem influenciar de forma positiva ou negativa dentro da empresa, e que podem influenciar na motivação do indivíduo: Fatores Positivos  - Identificação com a função;  - Relacionamentos com os colegas de trabalho;  - Relacionamentos com lideranças;  - Satisfação com a composição da remuneração;  - Autonomia;  - Realização;  - Companheirismo. Fatores Negativos - Conflitos entre membros do grupo de trabalho;  - Coação;  - Insatisfação com a remuneração;  - Sentimento de desvalorização profissional;  - Falta de perspectivas;  - Insatisfação com as lideranças;  - Falta de identificação com a função e/ou a empresa. Estes fatores apresentados são um exemplo de percepções que podem ser manifestadas pelas pessoas que estão avaliando o clima organizacional.

Ademais, a avaliação pode acontecer na empresa como um todo, como também ser setorizada (departamentos). ESTILOS DE LIDERANÇA A forma de se liderar pode influenciar muito nos resultados de uma equipe em uma empresa. Existem diversos estilos de liderança, mas há três tipos que são mais comuns: autocrática, democrática e liberal. Autocrática • Apenas o líder fixa as diretrizes, sem qualquer participação do grupo; • O líder determina as providências e as técnicas para a execução das tarefas, cada uma por vez, na medida em que se tornam necessárias e de modo imprevisível para o grupo; • O líder determina qual a tarefa que cada um deve executar e qual o seu companheiro de trabalho; • O líder é dominador e é "pessoal" nos elogios e nas críticas ao trabalho de cada membro.

Democrática • As diretrizes são debatidas pelo grupo, estimulado e assistido pelo líder; • O próprio grupo esboça as providências e as técnicas para atingir o alvo solicitando aconselhamento técnico ao líder quando necessário, passando este a sugerir duas ou mais alternativas para o grupo escolher. As tarefas ganham nova perspectivas com os debates; • A divisão das tarefas fica a critério do próprio grupo e cada membro tem liberdade de escolher seus companheiros de trabalho; • O líder procura ser um membro normal do grupo, em espírito, sem encarregar-se muito de tarefas. Motivação extrínseca regulada pela introjeção: a pessoa acata o estímulo externo, mas não o aceita como seu. Funciona a partir do envolvimento do ego, da necessidade de autoestima: as pessoas se sentem pressionadas a se comportarem de acordo com o estímulo externo para se sentirem importantes.

Por exemplo, o militar regulado pela introjeção trabalha, porque suas atividades profissionais fazem ele se sentir importante perante si mesmo e seus companheiros. Motivação extrínseca regulada pela identificação: a pessoa se identifica com o valor do comportamento, porque esse é necessário para alcançar os objetivos que almeja. Sente-se mais livre, pois o comportamento estimulado externamente é mais coerente com suas características e metas pessoais. De modo consensual, esse tipo de compensação influencia positivamente o desempenho do trabalhador, mesmo que por curto prazo (BERGAMINI, 2006; KOMINIS e EMMANUEL, 2007). As pessoas que valorizam mais a recompensa e o bem-estar econômicos mostram-se mais comprometidas com sua profissão e com a organização em que trabalham (BORGES, et al. DUTRA, PORCILE e MEIRELLES, 2006). A MOTIVAÇÃO DE SER BOMBEIRO O amor por ajudar o próximo e a satisfação disso são os principais motivos que levam alguém a ser bombeiro, segundo Michelle Regina da Natividade, Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina.

A autora do estudo feito com o Corpo de Bombeiros da região da grande Florianópolis-SC constatou que os principais motivos são por causa da pessoa querer atender e ajudar as pessoas, por gosta da vida militar e por ser um sonho almejado desde criança. O sonho de ser bombeiro junto com o fator de querer ajudar as pessoas são a essência necessária para que o bombeiro possa ultrapassar os obstáculos de risco na vida profissional. É importante também ressaltar que se deve saber conciliar a vida profissional com a pessoal para que a motivação se mantenha e evite problemas sérios. A liderança pode influenciar positivamente ou negativamente, por isso é necessário que quem liderar uma equipe de bombeiros deverá se atentar com as pessoas que trabalham e saber lidar com cada um para que a motivação continue fluindo.

Portanto, se preparar, se atualizar e continuar motivado para seguir com a carreira de bombeiro durante anos são os principais elementos que possuo, assim, conseguirei buscar a minha própria satisfação e ajudar as pessoas ficarem satisfeitas com o meu desempenho. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS http://www. php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822009000300015 – acesso em 05. administradores. com. br/artigos/academico/o-clima-organizacional-e-os-seus-principais-aspectos/102286/ - acesso em 05. administradores. Rio de Janeiro: Ediouro, 2008 BERGAMINI, Cecilia Whitaker. Desenvolvimento de recursos humanos: Uma estratégia de desenvolvimento organizacional. São Paulo: Atlas, 1980. DUCKER, Peter Ferdinand. O líder do futuro: de Wilhelm Warren.

534 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download