MODELOS DE GESTÃO

Tipo de documento:Questões e Exercícios

Área de estudo:Administração

Documento 1

Tal Estrutura focaria na Funcionalidade dos Setores da Empresa (Marketing, Finanças, Recursos Humanos, Vendas e Produção) e, portanto, seria uma Estrutura Funcional desenvolvida da seguinte maneira: Diretoria Geral (Presidência) Departamento de Finanças Departamento de RH Departamento de Marketing Departamento de Produção Gerência A Gerência C Gerência E Produtos Alimentícios Gerência B Gerência D Gerência F Produtos de Higiene Pessoal Produtos de Limpeza Departamento de Vendas Vendedores Há ainda uma 3ª opção onde a Sanital poderá optar por departamentalizar por regiões de atuação, onde o critério utilizado seria o Geográfico. Claro que para tal ocorrer um estudo sobre a demanda de seus clientes, prospecção de crescimento por região e viabilidade deveria ser efetuado pela organização antecipadamente.

O Organograma se apresentaria da seguinte maneira: Diretoria Geral (Presidência) Região Norte Região Nordeste Região CentroOeste Região Sudeste Região Sul Departamento de Finanças Departamento de Finanças Departamento de Finanças Departamento de Finanças Departamento de Finanças Departamento de RH Departamento de RH Departamento de RH Departamento de RH Departamento de RH Departamento de Marketing Departamento de Marketing Departamento de Marketing Departamento de Marketing Departamento de Marketing Departamento de Produção Departamento de Produção Departamento de Produção Departamento de Produção Departamento de Produção Departamento de Vendas Departamento de Vendas Departamento de Vendas Departamento de Vendas Departamento de Vendas 2- Quais são as vantagens e desvantagens de cada alternativa? Unidade de Negócios Vantagens: Cada Unidade de Negócios nesse modelo possui relativa autonomia, tendo liberdade para gerir os meios de Produção, desde os processos que considere mais eficientes até a escolha dos insumos mais adequados para a manutenção da qualidade na qual a Empresa foca.

Nesse critério também há o benefício de que cada Unidade poderá desenvolver sua estratégia de atendimento e de vendas aos seus clientes, atendendo assim especificamente aos parâmetros que ela própria julgue mais efetivo para atingir as prováveis metas que ela mesma estabelecera. Desvantagens: Considerando que cada qual é superespecialista em seu produto específico e não nos demais desenvolvidos nas outras 02 Unidades de Negócios, as maiores desvantagens deste modelo de Departamentalização seriam a dificuldade em ações integradas, principalmente envolvendo os setores de vendas, uma vez que a autonomia das próprias unidades diminui os níveis de comunicação, afetando assim a organização entre estas em ações coordenadas. Desvantagens: Isso poderá gerar despesas que antes a organização não possuía, pois em cada uma das regiões necessitará de unidades de gerenciamento, assim como de mão de obra qualificada para o desenvolvimento dessa administração regionalizada.

O que também pode ser considerado um ponto negativo seria o fato de que deveria haver uma quantidade mínima de vendas para que aquela região justificasse a departamentalização, o que sabemos no Brasil pode variar bastante devido as inúmeras diversificações culturais presentes em um país de dimensões continentais. Da mesma forma o poder aquisitivo varia muito de uma região para outra, o que também deve ser levado em consideração na viabilidade da manutenção de um departamento específico para cada região. Explique quais são as condições que favorecem cada uma das alternativas. A condição que favorece a alternativa da Unidade de Negócios é principalmente o fato de se tratar de manter uma estrutura pré-existente.

Os pontos nevrálgicos que seriam atendidos no planejamento estratégico seriam o aumento provável dos ganhos dos vendedores em comissões de vendas, a simplificação da geração de pedidos para o setor responsável para liberação da entrega das cargas e, o mais importante de todos, a otimização da mão de obra dos vendedores, propiciando a possibilidade de ampliação da carteira de clientes que antes não integravam os atendidos pela Sanital, uma vez que os vendedores teriam mais disponibilidade para estender seus campos de atuação e consequentemente o da empresa. Estes aspectos seriam os motivos determinantes para essa mudança estrutural e, com certeza, trariam um série de melhorias e facilidades aos processos centrais da organização, firmando ainda mais sua posição como líder de mercado nos setores de Produtos de Higiene Pessoal e Produtos de Limpeza, assim como abriria a possibilidade da expansão no setor dos Produtos Alimentícios atualmente produzidos pela Sanital, como também, em um caso de aquisição da Saudável e, consequentemente, o acréscimo de novos produtos que passariam a fazer parte do leque de opções que serão ofertados aos clientes já existentes, além dos que com certeza irão acrescer à carteira de vendas após a mudança do tipo de departamentalização.

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