MODELOS DE APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO DO ENSINO PUBLICO

Tipo de documento:Projeto

Área de estudo:Enfermagem

Documento 1

Palavras Chave: Aprender, análise, métodos. INTRODUÇÃO No cenário escolar, hoje enfrentamos vários desafios: atender às atuais exigências que mais do que nunca exigem mudanças que historicamente foram propostas como necessárias para a educação, o adequado desenvolvimento do papel social da escola, que é apenas um procedimento de obtenção ou transmissão de informações. conhecimento, mas acima de tudo a criação e aplicação do conhecimento na sociedade sugerida pelo tripé: ensino, pesquisa e expansão. Além de preparar profissionais que possam atuar no atual ambiente de incertezas onde o ritmo de mudança de cenários é muito mais rápido do que a capacidade de inovar ou transformar o modelo educacional. O conhecimento pode ser constantemente transformado em seu significado original sem que seja necessário alterar os modelos de ensino e aprendizagem (GERMANO, 2008); desta forma, o conhecimento completo e único nunca será alcançável, pois estará sempre associado a nuances perversas estabelecidas.

Enquanto isso, a aquisição é muito mais ampla, pois é uma maneira de um objeto expandir o conhecimento. Nesse contexto, aprender causa uma mudança no sujeito, segundo ele experiência (OLIVEIRA, 2006). No entanto FTEaD (2019), diz que uma pessoa está passando por modificações não relacionadas com a aprendizagem, mas para processos de maturação, como aquisição de andar, engatinhar, linguagem ou até mesmo mudanças causadas por mentais ou doenças físicas. E por isso o ato de aprender é considerada uma modificação significativa que também ocorre com base na experiência pessoas. No entanto, para ser caracterizado desta forma, a confiabilidade é necessária, ou seja, em última instância, ser incorporado pela entidade. Segundo Pavlov, a condição básica é que seja qual for o incentivo externo seja um indício do reflexo instruído e invalide a ação do incentivo irrestrito (LA ROSA, 2003).

Os três tipos de estímulos são os seguintes: o estímulo neutro é automático porque não está conectado a uma resposta ou ação. No entanto, deve-se a todo momento perguntar se é neutro para quê. Cada evento é geralmente uma ação a uma reação e neutra a outra. Um estímulo condicionado que era inicialmente neutro, mas após de experimentar algumas associações e repetições, tornou-se condicionado. O MODELO DE APRENDIZAGEM POR COGNITIVISMO Para Piaget apud Lima (1984), o avanço do pensamento é um processo dialético que acontece através da autorregulação. Conforme o autor, todos os procedimentos importantes em psicologia, biologia ou sociologia são expressos da mesma maneira. Isso significa que, em face das dificuldades de comparações, os organismos se adaptarão (se modificarão), de modo que a assimilação pode prosseguir continuamente.

Por intermédio deste processo, o autor sugeriu uma modificação na metodologia de ensino do período, pois dizia que o aluno tem que ser instigado. Dessa maneira, o professor propõe situações que estimulem os alunos a reequilibrar as atividades. Dessa maneira, tanto a ação de aprender quanto o progresso acontecem por via da dialética. O MODELO DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA Consoante a Pellizari et al. aprendizado se torna muito mais importante quando um novo conteúdo é incorporado estruturas de conhecimento do aluno e assume significado para ele a partir da relação com ele Conhecimento prévio. Pelo contrário, torna-se mecânico ou repetitivo porque aconteceu menos inclusão e atribuição de significado, e novo conteúdo é armazenado sozinho ou por quaisquer associações na estrutura cognitiva.

Para que ocorra uma aprendizagem significativa, é essencial compreender o procedimento de modificação conhecimento, não comportamento em um sentido externo e observável e reconhecer a importância dos processos mentais neste desenvolvimento. a fim que ocorra um procedimento de aprendizagem significativo, duas condições são necessárias: o aluno tem necessidade de aprender e o conteúdo do ensino precisa ter atributos distintos, ou seja, precisa ser complacente para se adaptar à experiência pessoal de cada indivíduo. CONSIDERAÇÕES FINAIS O tema da pesquisa foi a reflexão sobre a avaliação e aprendizagem educacional, que favorece a troca de experiências entre educadores e alunos, contribuindo para uma melhor prática pedagógica, orientada para uma mudança pedagógica, tendo em vista que a avaliação e aprendizagem deve contribuir para a formação do pensamento, da temática crítica e livre.

Na avaliação e aprendizagem, o aluno não é o único avaliado ou submetido a conhecimentos, todo o trabalho pedagógico oferecido a ele também é analisado, avaliado, considerado e modificado conforme necessário. A avaliação não é um objetivo, mas uma forma de superar as dificuldades e continuar aprendendo, e a medição é um processo interpretativo, pois implica o julgamento de uma escala de valores. Portanto, a avaliação tem um sentido norteador para o professor, essa é uma forma de aprimorar os procedimentos de ensino e desvendar em quais dos métodos de apredenzigem se enquadraria de acordo com sua proposta. Portanto, é necessário avaliar os alunos quanto ao seu potencial e especificidade para que o professor possa diagnosticar o que ainda não foi aprendido. O fracasso é a solução mais fácil, mas nem sempre é a melhor solução.

É imprescindível que o especialista avalie a sua prática e a instituição escolar proporcione aos professores apoio e apoio escolar, incluindo apoio psicopedagógico, para que possam realizar o seu trabalho de promoção do seu aperfeiçoamento. A avaliação deve ser entendida como um meio de inclusão e não de exclusão; A avaliação tem como objetivo principal promover o conhecimento do mundo tanto para o professor quanto para o aluno, e também pretende servir como uma ponte entre as duas partes para que o aprendizado aconteça. Compreendendo que as diferenças são positivas e fundamentais para o desenvolvimento dos sujeitos e do grupo do qual fazem parte do processo de aprendizagem da realidade, a ação avaliativa deve ser processual e revelar as possibilidades de construção de um processo educativo mais rico e dinâmico que deve contemplar a organização da escola como um todo: as relações internas da escola, trabalho didático, organização do ensino, processo de aprendizagem do aluno e sua relação com a sociedade.

Acesso em:12/12/2019. FREIRE, Paulo. Criando métodos de pesquisa alternativa: aprendendo a fazê-la melhor através da ação. Pesquisa participante, v. p. O. A Construção do Homem Segundo Piaget. São Paulo: Summus, 1984, p 17-45. OLIVEIRA, S. M. A Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel: uma análise das condições necessárias. Research, Society and Development, 9 (4), 1-13, 2020. WOLF, Alison. Does education matter? myths about education and economic growth. London: Penguin, 2002.

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