MODELAMENTO DO PROCESSO RH NA GREGARIOUS GAMES GG - VINCULAÇÃO, CAPACITAÇÃO E TERCEIRIZAÇÃO

Tipo de documento:ABNT

Área de estudo:Tecnologia da informação

Documento 1

BANCA EXAMINADORA Prof. Sérgio Rodrigues Affonso Franco RESUMO Através dos sistemas de informação as mais diversas organizações podem otimizar várias de suas tarefas e funções, otimizando seu tempo e também a interação com os clientes. Temos então a empresa Gregarius Games (GG) que deseja ampliar sua equipe e para isso necessitá de um software para apoio gerencial para a área de Recursos Humanos (RH). Dessa forma temos como objetivo geral desse trabalho a construção desse sistemas através de recursos tal como UML boas práticas de desenvolvimento. Palavras-Chaves: Sistemas de informação, software gerencial, recursos humanos, sistemas de informação. Tabela 4: Cronograma de trabalho. Tabela 5: Previsão orçamentária. Tabela 6: Salário mensal do time. Tabela 7: Gastos com móveis.

Tabela 8: Gastos com equipamentos. A SITUAÇÃO-PROBLEMA. BREVE DESCRIÇÃO DA SOLUÇÃO. CONTEXTUALIZAÇÃO DO PROBLEMA. PREMISSAS E RESTRIÇÕES DO PROJETO. CARACTERÍSTICAS DA EMPRESA. O SISTEMA ATUAL. FUNCIONAMENTO DO SISTEMA ATUAL. PROBLEMAS DO SISTEMA ATUAL. A SOLUÇÃO. O SISTEMA PROPOSTO. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS. O PROBLEMA O processo de modelagem de negócio é usado para a abstração e entendimento de um processo complexo, onde a partir dele é possível para os responsáveis (provedores, concorrentes, clientes, entre outros) obterem entendimento das funções do negócio de forma a criar/ fornecer melhorias e inovações dos processos. Atualmente no mundo corporativo para qualquer melhoria é necessária a revisão constante dos produtos e serviços, sendo obrigatória a fim de garantir a sobrevivência do negócio num entorno altamente competitivo.

Em um software para apoio da gestão administrativa são obtidos dados como parte integral do sistema e base para a definição dos requerimentos do sistema de informação. Infortunadamente e com frequência os sistemas de informação não oferecem suporte real pra o negócio, sendo que algumas causas podem ser: definição deficiente dos requerimentos, deficiências no entendimento do negócio por parte do time desenvolvedor ou a natureza dinâmica do negócio (a qual o software não pode acompanhar). PREMISSAS E RESTRIÇÕES DO PROJETO Apresentamos na Tabela 1 as premissas referentes ao projeto, e na Tabela 2 as respectivas restrições. Premissas Todo profissional vinculado na empresa é auto motivado e suas tarefas são realizadas em coerência com os objetivos do empregador.

Os processos realizados pela divisão de recursos humanos são limitados à contratação e pagamento dos empregados O processo de contratação e capacitação é crucial, pois no final do dia a organização é baseada nas pessoas e não em estratégias, de acordo com Williams (2017) Segundo Williams (2017) o processo ideal involucra muitas pessoas O processo de recrutamento é baseado em um plano especifico da organização para achar novos candidatos Conforme Williams (2017) a gestão de recursos humanos é um processo simples Segundo Williams (2017) a sequência de passos geralmente empregada é: - Identificação das necessidades de organização a partir das perguntas: → Como seu perfil se encaixa no departamento? → Quais vazios ou habilidades pendentes seriam preenchidas? → Quais habilidades são essenciais para a posição e quais são desejáveis? Tabela 1: Premissas do projeto (Adaptado Williams, 2017).

Restrições A quantidade de candidatos com as habilidades precisas é reduzido O nicho de mercado da GG é incerto Devido a sua recente constituição e pouca experiência nos processos relacionados com a gestão de recursos humanos é preciso considerar a terceirização ou constituição do departamento interno. A empresa ainda não tem caracterização de tarefas Tabela 2: Restrições do projeto (do Autor). Na Figura 2 podemos visualizar o organograma da empresa Figura 2: Organograma da empresa (do Autor). PROPOSTA DE TRABALHO Considerando a não existência do departamento de gestão de recursos humanos será feita a intervenção direta com a diretoria para designação das tarefas e cargos necessários, alinhados com os objetivos da empresa e assistidos pelos departamentos de engenharia, jurídico e comunicações.

A proposta considera um horizonte de seis (6) meses para obtenção do novo organograma apresentado na Figura 3, bem como a conformação dos novos times respectivos. Figura 3: Organograma desejado (do Autor). MÉTODO DE TRABALHO O método de trabalho é feito da seguinte forma: • Levantamento das tarefas e constituição dos lineamentos para criação do departamento de gestão humana, mediante diagramas de Gantt e metodologia RUP e UML. Salários Leasing Mobiliário Leasing Equipamentos Materiais de escritório Imprevistos UNIDADE DURAÇÃO mês projeto projeto 6 2. TOTAL (R$) 48. Total Tabela 5: Previsão orçamentária (do Autor). DURAÇÃ TOTAL O (R$) (MESES) 2 2500 6 30. TOTAL 48. O SISTEMA PROPOSTO Apresentamos abaixo itens relacionados ao sistema proposto, sua justificativa, requisitos, entre outros. JUSTIFICATIVAS PARA O NOVO SISTEMA O objetivo do novo sistema é ajudar a GG a obter o máximo retorno do investimento em três quesitos: 1.

Contratação de novos colaboradores; 2. Criação de uma forte cultura organizacional baseada nos colaboradores; 3. Maximização do retorno do investimento necessário para o desenvolvimento dos novos produtos focados na imersão do jogador. SOLUÇÃO VANTAGENS DESVANTAGENS Manter a folha  Não é preciso fazer de pagamento novas contratações.  Pode enfraquecer a saúde sem dos membros da diretoria,  A rapidez na tomada modificações e devido a sobrecarga de de decisões é maior fazer divisão do trabalho. desenvolvimento  Estabelece uma dependência entre os direta dos processos com membros da uma pessoa. diretoria. Terceirizar a  Não é preciso fazer totalidade das modificações na funções estrutura interna da GG.  Um sistema de acompanhamento, controle e monitoramento das tarefas terceirizadas. Os procedimentos/normas e sistemas desenvolvidos serão testados de maneira iterativa num modelo incremental a partir de protótipos funcionais, aproximadamente cada fim de semana durante um horizonte temporal de seis (6) meses.

Sendo o público alvo os clientes internos e diretoria da GG. LISTA DE REQUISITOS DO SISTEMA Separamos os requisitos em dois grupos, o de funcionais e o de não funcionais. Os requisitos não funcionais gerais são os seguintes:  RNF 001 - O sistema devera ser disponível o 99% do expediente de trabalho. RF 006 - Designar espaço de trabalho. RF 007 - Designar tarefas. RF 008 - Pesquisar por agentes responsáveis da capacitação devidamente reconhecidos. Capacitação RF 009 - Contratar com o agente de da capacitação. colaboradores RF 0010 - Solicitar material de apoio da capacitação. RNF 009 - A tarefas são acordes com os objetivos da GG. RNF 0010 - As políticas de sigilo são cumpridas cabalmente por o agente 24 responsável terceirização. da Tabela 10: Requisitos funcionais e não funcionais separados por processo (do Autor).

DIAGRAMA DE CASO DE USO Temos que nesse caso de uso os diretores ficam inicialmente responsáveis por fazer o recrutamento dos colaboradores e terceirizados, sendo responsabilidade de um recrutador a primeira capacitação dos colaboradores, para que depois possam receber tarefas. As empresas terceirizadas não precisam de treinamento pois isso é responsabilidade da terceirizadora. Somente pode-se editar, excluir ou cadastrar supervisor para válidos e ativos na organização Fluxo Exceção usuários 26 Ações do Ator Ações do Sistema 1. Informar que colaborador não existe 2. Informar que dados de cadastro estão incorretos (cpf, data de admissão, entre outros). Tabela 11: Descrição do caso de uso “Manter Colaborador” (do Autor). Nome do Caso de Uso Manter capacitação Caso de Uso Geral Ator Principal Recrutador Atores Secundários Resumo Descreve a etapa de manter as capacitações Pré-condições Recrutador autenticado no sistema Pós-condições Capacitação mantida Fluxo Principal Ações do Ator 1.

Consultar tarefa 2. Verifica se tarefa atribuída a determinado profissional existe 3. Caso não exista, cadastrar e vincular tarefa 3. Caso exista, escolher a ação que deseja: Restrições/ Validações  editar  cancelar  concluir  atribuir 1. Somente pode-se atribuir uma tarefa a funcionários ativos no sistema 2. Caso exista, escolher a ação que deseja: Restrições/ Validações 1.  editar  excluir  renovar contrato Somente pode-se renovar um terceirizado com contrato em andamento 2. Somente pode-se editar ou excluir terceirizado válidos e com contrato ativo na organização Fluxo Exceção 32 Ações do Ator Ações do Sistema 1. Informar que terceirizado não existe 2. Informar que dados de cadastro estão incorretos (data inicial, valor, entre outros). lucidChart. Simplify Your Recruitment Process with a Flowchart, 2017. Disponivel em: <https://www. lucidchart. com/blog/creating-a-recruitment-process>.

101 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download