Modelagem matemática

Tipo de documento:Artigo cientifíco

Área de estudo:Matemática

Documento 1

Tal descrição, que geralmente é feita por meio de equações, é chamada de modelo matemático. Iniciaremos a exposição comentando sobre as diferenças entre os modelos empíricos e teóricos para, em seguida, apresentar as etapas que constituem o processo de modelagem matemática. Os conceitos serão detalhados por meio de dois modelos: o primeiro relacionado com dinâmica populacional e o segundo motivado pelo problema de determinar o instante em que ocorreu um homicídio ou morte acidental. Palavra-chave: Ensino. Matemática. A Modelagem Matemática é forma de aproximar a Matemática do cotidiano do aluno, O objetivo deste trabalho é mostrar a importância da Modelagem Matemática através de estudos de pesquisadores Educação Matemática, a aplica-se a metodologia na elaboração deste trabalho será a pesquisa , bibliográfica e de revisão, que realizada através de estudos buscando -se entender as convicções de Modelagem Matemática.

George Polya resolução de problemas Polya foi o primeiro matemático a descobrir e apresentar uma resolução de problemas específica para a matemática. Polya representa uma referência no assunto, suas ideias representam uma grande inovação em relação às ideias de resolução de problemas existentes até então (vide Descartes, Wallas, Skinner). Muitas de suas ideias são razoáveis até os dias atuais, servindo de alicerce para trabalhos de outros pesquisadores contemporâneos a Polya na área nesta área como Schoenfeld e Thompson. Resolução de problemas, Polya Ressaltase que Polya nunca pretendeu que a sua divisão correspondesse a uma seqüência de etapas a serem percorridas uma depois da outra sem que nunca seja conveniente ou necessário voltar atrás ou que a sua divisão funcionasse como uma ‘poção mágica’ para resolver problemas matemáticos.

Essa abordagem é denominada de Modelagem Matemática Sócio crítica, as atividades desenvolvidas neste ambiente de aprendizagem provocam elaboração de modelos matemáticos para a resolução das situações reais que evidenciam o caráter social e cultural da Matemática. Para Skovsmose (2000) apresenta a noção de ambiente de aprendizagem para referir às condições nas quais os alunos são estimulados a desenvolverem cerca, envolve. O ensino tradicional é um ambiente de aprendizagem, pois estimula os alunos a desenvolverem certas atividades, a história da matemática como recurso didático e assim por diante, entende-se que a Modelagem estimula os alunos a investigarem situações presentes neste ambiente de aprendizagem no qual os alunos são convidados a indagar ou investir por meio da matemática, situações existentes em outras áreas e também no seu cotidiano.

Para Borba (1999, p. escolhem um tema ou um problema para ser investigado, e com o auxílio do professor desenvolvem tal investigação que muitas vezes envolve aspectos Observa-se que a ideia principal da modelagem matemática é a de moldar as situações do dia a dia e também provenientes de outras áreas do conhecimento. º ) Desenvolvimento do conteúdo programático. º ) Orientação de Modelagem 5º) Avaliação do processo. Geometria Espacial A geometria espacial é um estudo da geometria no espaço. As figuras que possuem mais de duas dimensões, recebem o nome de sólidos geométricos ou figuras geométricas espaciais, são conhecidas como: prisma (cubo, paralelepípedo), pirâmides, cone, cilindro, esfera. Abaixo formula para calcular:                                                                                                                                                                                                                                                                 4. A Aplicação da Modelagem Matemática exige estudo, não basta propor temas que os alunos escolham o assunto de seu interesse onde os professores os deixam fazer tudo.

É importante fazer estudos tentando sempre diminuir a forma tradicional de se ensinar a Matemática. REFERÊNCIAS BIOGRÁFICAS BIEMBENGUT, Maria Salett. Qualidade de Ensino de Matemática na Engenharia: uma proposta metodológica e curricular. f. Princeton, Princeton University Press, 1957. SCHOENFELD, Alan. A brief and biased history of problem solving. California, University of California, 1990. Sites na Internet 48. ublication_detail https://www. researchgate. net/publication/276458087_Tecnologi. com_Trissomia_21 https://www. scribd. net/publication/276458087_Tecnologi. com_Trissomia_21 https://www. researchgate. net/profile/Marcelo_Borba2/publicat. ublic ation_detail http://blogdamaxima. br/geometria-espacial/ https://www. todoestudo. com. br/matematica/geometria-espacial.

65 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download