METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA Algumas Definições e Orientaçõe

Tipo de documento:Questões e Exercícios

Área de estudo:Matemática

Documento 1

• Socialize com o grupo-classe, via Ambiente Virtual de Aprendizagem, no Fórum de Ideias, o que registrou, discutindo as questões que julgar mais relevantes para nosso trabalho nesta disciplina. R: Averiguando alguns registros no fórum,verifica-se que em a situação de ensino-aprendizagem precisa agregar ao discente a evolução de suas habilidades, pois é preciso aprender a criar hipóteses que sirva como ponto inicial para a dedução dos problemas a serem estudados. Agregando um diferencial no profissionalismo do mesmo. Caracterizando a Educação Matemática ATIVIDADE 2 - FÓRUM DE IDEIAS • Procure caracterizar: o que é Educação Matemática ? R: No que tange Educação Matemática, esta dedica-se em estudar o conhecimento e o ensinamento matemático. Tendo como objetivo essencial os ensinamentos de descobertas (ensino de heurística) e outras estratégias para a solução de problemas não habituais.

R: Sim, a abordagem se caracterizada por se preocupar mais com a formação do pensamento reflexivo do aluno do que a variedade e quantidade de noções e conceitos. Como os alunos da turma estavam distribuídos na sala? R: Na maioria das instituições brasileiras os discentes encontram-se distribuídos em fileiras,todos os alunos ficam direcionados para a lousa ou projetor. Na modalidade ead,os alunos podem estudar em casa, usando a plataforma da instituição, esta conta com fórum e tutor. Quais atividades foram desenvolvidas? R: Atividades de fixação sobre a história da matemática, com o objetivo de apresentar a ciência e mostrar as razões pelas quais as pessoas a produzem como também assistindo a vídeos sobre o tema.

O professor usou algum recurso em sala de aula? R:Sim, Quadro branco, pincel, caderno e pequenos cartazes com números, videos. O mesmo explana o significado desta ciência,relatando que sem ela não existiriam, construções e equipamentos como por exemplo edifícios;pontes; linhas elétricas; cabo de telefone; aviões;computadores; automóveis e etc. Para exemplificar sua importância no nosso quotidiano, podemos citar a utilização dos códigos de barras que através da sua utilização surgem padrões que posteriormente são usados em outras funções, levando em consideração que o sistema binário é constituído de 0 e 1, para elaborar um códigos de barras, a barra preta se denomina (1) e a branca (0),logo ao compramos um biscoito e o código de barras for o número binário: 10100001101 para se chegar ao preço do produto final, é feito a leitura óptica dos códigos chegando ao número e o convertendo.

Abaixo exemplifica-se a equação utilizada pelo leitor. base2 = 1 x 210 + 0 x 29 + 1 x 28 + 0 x 27 + 0 x 26 + 0 x 25 + 0 x 24 + 1 x 2³ + 1 x 2² + 0 x 2¹ + 1 x 20 =1 x 1024 + 0 x 512 + 1 x 256 + 0 x 128 + 0 x 64 + 0 x 32 + 0 x 16 + 1 x 8 + 1 x 4 + 0 x 2 + 1 x 1 =1024 + 0 + 256 + 0 + 0 + 0 + 0 + 8 + 4 + 0 + 1 = 1293 Talvez isso explique o por que de muitos acharem que a matemática é complexa e incompreensível , mas esta e muitas outras equações tornam fácil o entendimento,pois criam padrões a serem seguidos. A premissa “O que mantém a terra a girar em torno do sol” foi desvendada através da utilização das equações de movimento e da mecânica descobertas por Newton no século XVII. Cada participante da disciplina deverá postar duas palavras e seus significados sobre o módulo estudado. GLOSSÁRIO • participação ativa: Os discentes devem prestar participar das aulas de forma dinâmica,sempre buscando adquirir o aprendizado.

• resolução de problemas: Desenvolver a convicção.

29 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download