Melatonina

Tipo de documento:Redação

Área de estudo:Medicina

Documento 1

Esta substância está cada vez mais em evidência nas pesquisas e no mercado, tanto que já foi até copiada e sintetizada pelo homem, com o objetivo de melhorar o sono. Nos Estados Unidos a Melatonina é facilmente encontrada, porém aqui no Brasil ela ainda não tem sua venda liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Porém, a Active Pharmaceuticals, foi autorizada em 2017 a importar e comercializar, apenas em farmácias de manipulação, a melatonina, assim, se a pessoa tiver uma receita médica, ela pode importar o produto ou ainda adquiri-lo em farmácia de manipulação, também com receita médica. Como a Melatonina age em nosso corpo A melatonina é um hormônio que está ligado ao ciclo circadiano, ou seja, diz respeito à forma como nosso organismo é capaz de organizar suas próprias funções quando estamos acordados ou dormindo.

A melatonina começa a ser produzida na glândula pineal quando o dia escurece, para ajudar o organismo se preparar para dormir. Existem argumentos biológicos para isso, já que um dos processos do corpo durante o sono é justamente regular o mecanismo que controla se as células novas criadas pelo corpo estão funcionando como deveriam e prevenindo o aparecimento de tumores. • Tratamento da síndrome dos ovários policísticos A melatonina tem influência em diversos hormônios do corpo, inclusive alguns relacionados à síndrome dos ovários policísticos, como a insulina e o estradiol. Essa relação pode trazer benefícios para o tratamento, porém, pesquisas atuais estão mais focadas por enquanto em entender como a melatonina pode impactar nesses hormônios, para depois entender como usá-la nesses casos.

• Cólicas em bebês: Alguns estudos têm mostrado que a serotonina e a melatonina têm papeis importantes no intestino: enquanto a primeira causa uma contração nas paredes deste órgão, a segunda ajuda no relaxamento. Como os bebês têm uma glândula pineal imatura, que ainda não produz melatonina, especialistas estudam se a suplementação com uma gota de melatonina ajudaria nesses casos, mas ainda não há conclusões e muito menos protocolos de tratamento de cólicas desta forma. Em síntese, um sono de qualidade, é capaz de controlar o peso de forma mais eficiente, e a melatonina pode ser aliada nesse processo. No entanto, fatores como uma alimentação balanceada e prática de atividade física também são determinantes no emagrecimento, tanto quanto ou melhor do que uma noite bem dormida.

Cuidados e Contraindicações A melatonina sintética é contraindicada para pessoas que possuem um histórico de angina e infarto. O consumo da melatonina não traz riscos, exceto em pacientes que possuem algum tipo de alergia a algum composto da cápsula ou alergia à própria substância. Fora isso, a substância é segura.

29 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download