Meio ambiente e sustentabilidade

Tipo de documento:Projeto

Área de estudo:Química

Documento 1

As reflexões e a conscientização sobre a importância da conservação do meio ambiente têm trazido grandes questionamentos a respeito do papel das empresas perante a sociedade. A partir da década de 1980 com os novos conceitos do desenvolvimento sustentável abordados, acentuou-se a relações entre a preservação ambiental e desenvolvimento econômico. As questões ambientais, incorporadas na estrutura da empresa tornaram-se elementos bastante consideráveis nas estratégias de crescimento das empresas, podendo ocasionar novas oportunidades e vantagem competitiva ou então ameaça para as não adeptas, uma vez que o mercado está a cada dia mais aberto e competitivo. Sendo assim, a mudança além de inevitável é necessária à sobrevivência. Apesar de haver resultado ao longo prazo após adoção deste novo comportamento, os motivos que encorajam as empresas a preservar os recursos naturais são pressão no mercado, requisitos legais, responsabilidade ecológica, melhoria da imagem institucional, qualidade de vida, maior credibilidade, redução em processos e consequentemente maior lucro.

Ainda, que esta aja conforme necessário para melhorar seu desempenho e demonstrar a conformidade. A empresa que adota este sistema de gestão pode obter certificação que comprove sua relação positiva com o meio ambiente, obtendo credibilidade. Por ser um processo de certificação reconhecido internacionalmente, possibilita que as organizações se destaquem perante àquelas que atendem somente à legislação ambiental, o que gera um diferencial competitivo perante o mercado. CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL Por muitos anos não havia preocupação com os recursos disponibilizados pela natureza, os quais eram abundantes e de fácil aquisição. A partir da ampla exploração e da escassez dos recursos naturais, juntamente com o crescimento populacional, a questão ambiental passou a ser um assunto indispensável, gerada pelo conflito de sistemas naturais e econômicos.

Vestir a camisa do cidadão ecologicamente correto não é o suficiente para se autodeclarar como consciente. Esta denominação está associada com a capacidade que uma pessoa tem de acreditar que é parte integrante da natureza, reconhecer a parcela de culpa nos problemas ambientais e possuir o desejo de encontrar soluções para estes (BERLE, 1992; SCHULTZ et al. Bertolini e Possamai (2005) afirmam que “a mudança no comportamento das pessoas é possível pela conscientização ambiental, podendo acarretar bons resultados ao meio ambiente”. A expansão da preocupação ambiental faz com que o ser humano se sinta ameaçado e que destruir o meio ambiente é destruir a si próprio e suas gerações futuras (MOTTA e ROSSI, 2003). Com o desenvolvimento, evolução da consciência ambiental e surgimento de consumidores preocupados com a preservação, a indústria se deparou com problemas relacionados às suas ações causadoras de dano.

Empresas adeptas a isto geram economia em seus processos e, consequentemente, tem maior competitividade, decorrente da inovação tecnológica em suas atividades e aproveitamento e minimização de resíduos. Nesse contexto surge a importância da gestão ambiental implementada em uma empresa, a qual, com o auxílio de profissionais especializados, busca estratégias que objetivam tanto a viabilidade econômica como a ecológica. A norma NBR ISO 14001 tem sido o instrumento mais utilizado para desenvolver a gestão ambiental em empresas e, atualmente, é aceita mundialmente para certificação dos Sistemas de Gestão Ambiental. Através de um processo estruturado e completo, baseado em requisitos, propicia a melhoria contínua de uma empresa em relação ao meio ambiente. Sua adoção implica basicamente em executar um processo contínuo, com abordagem no sistema PDCA, o qual estabelece objetivos, implementa, acompanha e monitora com análises periódicas e toma decisões estratégicas para melhorar continuamente o desempenho.

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