Meio ambiente e sustentabilidade

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Ciencias ambientais

Documento 1

A metodologia utilizada para este artigo foi pesqusia bibliográfica com abordagem por meio de artigos, livros dissertações e revistas. Observou-se que, cada vez mais torna-se imprescindível todos se conscientizarem sobre a importância da preservação dos recursos ambientais. Conclui-se que, a preservação ambiental é um componente importante para alcançar sustentabilidade, pois, quando se preserva além de conservar os recursos naturais que serão importantes para as proles que chegaram futuramente, isso corresponde á uma externalidade positiva para o ambiente. Palavras chave: Sustentabilidade; Meio Ambiente; Preservação. INTRODUÇÃO Abordar sobre meio ambiente e sustentabilidade implicam fazer referência a fatores relacionados à preservação ambiental dos ecossistemas em geral, por exemplo, o desmatamento, a contaminação da água, do solo e do ar, assim como a super exploração e inadequado manejo dos recursos naturais.

Quando se fala em meio ambiente de acordo com Cunha (2006, p. o meio ambiente compõe um dos assuntos fundamentais das políticas governamentais e uma das maiores inquietações dos cidadãos, seja nos países industrializados ou não. Pois, o crescente método de industrialização determinado desde o final do século XX, ao lado do desenvolvimento das pesquisas, da ampliação e da difusão de novas tecnologias, os métodos de produção e seus referentes produtos, têm colaborado para pôr em risco ou trazer detrimentos à saúde humana e ambiental. Uma questão que preocupa o Brasil e o mundo é como conciliar o desenvolvimento da sociedade com a proteção ao Meio Ambiente. Com o aumento de áreas agrícolas, aumentou também a destruição das florestas acarretando diversos problemas como, erosão do solo, inundações, alterações climáticas localizadas, além de causar a extinção de espécies vegetais e animais reduzindo drasticamente a diversidade dos ecossistemas do mundo.

Todos esses acontecimentos apresentaram repercussão também nacionalmente e colaboraram para o desenvolvimento do ambientalismo e do direito ambiental brasileiro (MACHADO, 2016). O marco sustentabilidade tem instituído debates acirrados no meio acadêmico, empresarial e governamental, tanto no Brasil como nas demais nações do mundo, em vista das questões socioambientais que cada vez mais são cobradas, sobretudo daqueles que se aproveitam dos recursos naturais e do meio social para continuarem e se perpetuarem em mercado competitivos (LANG, 2009). Por sua vez, Savitz (2007) vem em seus escritos enfatizando que a sustentabilidade está se transformando velozmente em convergência predominante. As ações imbuídas de responsabilidade social, como por exemplo, os alimentos naturais, os edifícios verdes, a energia eólica, evolucionaram ao longo dos estágios de heresia, inviabilidade, idealismo e, enfim, bom senso, quase sempre a partir do momento em que começaram a causar lucro.

Por fim, segundo o autor, estas se tornaram parte do hábito dos negócios, com o esquecimento perto do total de suas procedências controversas. REFERÊNCIAS BARBIERI, José Carlos; SILVA, Dirceu da. Educação ambiental na formação do administrador. São Paulo: Cengage Learning, 2011. BLANCO, Guilherme F. E. Acesso em: 22/12/2018 CABRAL, N. R. A. R. e SOUZA, M.  Rev. Econ. Sociol. Rural,  Brasília,  v.  n. São Paulo: Malheiros, 24ª Ed.  2016  p. ROSA, Altair. Rede de governança ambiental na cidade de Curitiba e o papel das tecnologias de informação e comunicação. Dissertação de mestrado.

95 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download