Marx e marxismo

Tipo de documento:Dissertação de Mestrado

Área de estudo:Economia

Documento 1

Nome do Professor Coorientador: (quando houver) Número do volume (somente se houver mais de um) São Paulo Ano de depósito INTRODUÇÃO Independentemente da aderência ideológica, ou intenção, do analista em relação à História da Economia, o reconhecimento da importância da crítica ao sistema de produção capitalista elaborada por Marx (1996) no século XIX, não pode ser negado por qualquer estudioso desta Ciência. Certamente a teoria expressa em O Capital possui falhas, seja quanto à sobrevalorização do trabalho nas relações de troca, seja na expectativa de potencialização da solidariedade de classe, que não se realizou, mesmo com avanço da concentração de renda. As falhas analíticas de O Capital são plenamente desculpáveis quando considera-se as condições de pesquisa e a fragilidade dos dados disponíveis no período em que o texto foi escrito.

Entretanto, tais falhas permitem uma grande gama de reinterpretações do original, que podem ser chamadas de marxismos. Trotski, por exemplo, aventou soluções democráticas e foi expulso da URSS (FAUSTO, 2004). tradingeconomics. com Tanto o Brasil quanto Cuba, no final da década de 1960, estavam submetidos a regimes autoritários recentes, mas com orientações ideológicas opostas. Observa-se que em 1970 o PIB per capita, que representa o poder de compra da população, era pouco superior a U$4. no Brasil, enquanto em Cuba o mesmo indicador era de aproximadamente U$3. representando 82,5% do PIB per capita brasileiro. O que ocorre é que, do ponto de vista empírico, os resultados previstos não foram alcançados. A exploração do proletariado potencializado pela concentração de renda não uniu as classes subalternas da sociedade, mas instigou-as pela competição a produzirem mais, a fim de que cada indivíduo se destaque da classe e ascenda sobre seus iguais, tomando parte em classes privilegiadas.

Embora tenha papel decisivo nos meios de produção, o trabalho não é o único gerador de valor, como mostra a comparação entre China e Japão. A imobilização do capital, a aplicação da tecnologia e até mesmo o estabelecimento de parcerias estratégicas, têm papéis na teoria do valor que não foram aventados por Marx (1996). CONSIDERAÇÕES FINAIS A análise sobre a História Econômica do socialismo real mostra que, assim como em outros campos, há uma distância significativa entre a teoria e sua aplicação. n. p. FapUNIFESP (SciELO). doi. org/10. php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992008000200009&lng=pt&nrm=iso>. acesso em 02 dez. GLOBO. Época Negócios. Brasil é o 4º maior detentor de títulos públicos dos EUA: País encerrou dezembro de 2014 com US$ 256 bilhões em títulos públicos, aumento de 4,2% em relação a igual mês do ano anterior.

n. p. set. SciELO Comision Nacional de Investigacion Cientifica Y Tecnologica (CONICYT). doi. Brasil - PIB per capita; Cuba - PIB per capita. Disponível em: <https://pt. tradingeconomics. com/cuba/gdp-per-capita>. Acesso em: 29 out.

73 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download