MARKETING DIGITAL EM ORGANIZAÇÕES DE PEQUENO PORTE

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Administração

Documento 1

A presente pesquisa identificou que os consumidores terão mais opções de compra, além de decidir quando, como e onde comprar seus produtos. Estas ações demonstram que as organizações terão que investir em estratégias mais assertivas para não fracassarem no marketing dos seus produtos ou serviços. Palavras-chave: Propaganda; Marketing; Tecnologia. iNTRODUÇÃO Com a evolução das tecnologias da informação e comunicação (TIC) e popularização dos dispositivos digitais, tornou-se cada vez mais necessário para as pequenas e médias empresas promoverem políticas de marketing voltadas para os meios digitais. A popularização dos dispositivos portáteis, os mecanismos de busca na internet e facilidade com que se pode obter um endereço eletrônico na internet, contribuiu para que não só os mecanismos de busca crescessem e se sofisticassem, mais ajudou empresas a alcançarem clientes muito mais distantes de sua área de atuação, permitindo vender para pessoas de outros países e até outros continentes.

Um dos estudos apontados por Almeida propiciaram o desenvolvimento de técnicas de neuroimagem como ferramenta do processo de pesquisa do comportamento do consumidor e do perfil mercadológico. Estes como estes buscam compreender se o comportamento de consumo é influenciado pela tecnologia ou se a tecnologia é somente parte de todo um complexo que envolve a questão do consumo. Assim, de acordo com Holtz (2020), para obter sucesso em mercados dinâmicos, busca-se cada vez mais informações sobre os consumidores, as influências pessoais e grupais que afetam suas decisões, como estas decisões são tomadas etc. Com isso, o marketing se transforma para se adaptar as diferentes plataformas e canais de comunicação tais como: televisão, rádio, sites, redes sociais, etc. Diante disto, Fernandes afirma que [.

apud Fernandes (2015, p. quando disserta a respeito do processo de criação das mensagens publicitárias, enaltece a importância de se transmitir a ideia ao público-alvo de maneira que o impacte de forma eficaz. A atração do consumidor é uma das primeiras etapas do processo de propaganda. Anteriormente a televisão, o rádio ou outdoors eram os meios mais utilizados para atrair a atenção dos consumidores. Atualmente, há diversas plataformas que podem estar sendo utilizadas para este fim. Este fato permite deduzir que as conexões que as pessoas dessa geração estabelecem podem influenciar de forma decisiva em suas decisões e comportamentos de consumo. Holtz (2020 p. complementa afirmando que os "amigos da internet" são tão importantes quanto os amigos da vida real, essa conexão faz com que eles expressem suas opiniões sobre qualquer assunto muito rapidamente.

E conclui afirmando que este foi um dos motivos pelos quais a publicidade teve que mudar nos últimos anos. Atualmente é possível afirmar que existem cinco gerações que convivem simultaneamente em nossa sociedade, são elas: Baby Boomers (1946 - 1960), a Geração X (1961 - 1980), a Geração Y (1981 - 1994), a Geração Z (1995 - 2010) e a Geração Alpha (depois de 2010). Também acreditam que a internet é uma importante ferramenta de trabalho e não uma obsessão. A ideia de individualidade tratada aqui não diz respeito a segregação da criação ou do uso, mais sim da originalidade da criação e da busca pela geração de uma identidade a partir da contribuição de conhecimentos gerados anteriormente. A individualidade será a razão pela qual as empresas deverão se adequar na produção de produtos exclusivos e de meios de comunicação individualizado.

Neste sentido, a busca por individualização surge em um momento onde em tempos de globalização e massificação a sociedade torna-se homogeneizada. Pelo fato de refletir a criação do novo, de uma personalidade única, a individualidade torna-se valorizada. Esta individualidade permite afirmar que os jovens não irão querer simplesmente marcas que atendem a todos, mais sim marcas que consigam atender os seus valores. Por isso, estar atento aos valores, ideais e etc. é tão importante para saber quais formas poderão ser utilizadas para atender estes consumidores. As gerações mais novas fazem mais planos sobre o que poderão consumir no presente do que no futuro. deles afirmam que compram apenas o que precisam, 51% atestam que costumam alugar ou vender roupas em sites online de produtos usados (HOLTZ, 2020).

Entender o comportamento do consumidor se faz extremamente necessário, principalmente quando se fala em vendas online, pois os vendedores não possuem contato direto com os clientes. Com isso, se faz necessários que as empresas que atendam os clientes em ambiente online entendam como serão as atitudes e as tomadas de decisão dos consumidores no futuro para que estas empresas possam aprimorar suas estratégias de marketing e propaganda. É importante destacar que o tipo de consumidor, bem como o seu comportamento se dá de forma diferente de acordo com o tipo de fonte de informação. Os consumidores do futuro, por exemplo, serão mais influenciados pela internet e por pessoas com grande grau de conhecimento sobre determinados produtos, conhecidas também como digital influence. Lemos (2015) ainda afirma que a sociedade está passando por uma mudança cultural, que já havia ocorrido antes com o surgimento do e-commerce, onde os consumidores foram deixando as compras na loja física e migrando cada vez para a internet.

Porém, este período foi superado pela maioria dos empresários e empresas. Atualmente há uma necessidade de além de oferecer os produtos por meio de vários canais de comunicação, identificar e entender com os clientes se comportam nestes canais. A empresa que superar esta etapa estará mais preparada para enfrentar a concorrência. DISCUSSÃO/ANÁLISES DOS RESULTADOS Carnevalle (2019) cita que a empresa Walmart teve um aumento de 43% nas suas vendas online quando retirou excesso de anúncios e informações do seu e-commerce. Isto aconteceu justamente por que os consumidores estão cada vez mais desejando experiências mais agradáveis e personalizadas. Nos próximos anos as gerações Z e Alpha serão os principais consumidores da nova economia. Estes consumidores serão muito mais conectados dos que os millennials, geração mais otimista e confiantes em si mesmos.

Isto significa que as empresas deverão investir e valorizar a identidade visual dos produtos, das suas plataformas digitais, além de desenvolver produtos que atendam nas necessidades das novas gerações. A sociedade do conhecimento, em espacial aqueles referentes às gerações Z e Alpha, irão demandar cada vez mais complexas infraestruturas e sistemas de armazenamento, organização e distribuição de produtos, além de infraestruturas capazes de reconhecer as necessidades dos clientes. Neste sentido, a sociedade será caracterizada pela possibilidade de compartilhamento de dados e informações (WEISS, 2019). globo. com/Economia/noticia/2019/09/quem-e-e-como-conquistar-o-consumidor-do-futuro. html>. Acesso em: 08 nov. FERNANDES, Fernanda Idalino. SBC, 2015. p. MORGADO, Maurício Gerbaudo.  Comportamento do consumidor online: perfil, uso da Internet e atitudes. Tese (Doutorado em Administração). n. p.

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