MAPA CONCEITUAL

Tipo de documento:Portfólio

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

Os mapas de conceito constituem um instrumento facilitador da aprendizagem significativa. Ele é percebido como um estruturador do conhecimento, pois, possibilita demonstrar como o conhecimento sobre certa temática está estabelecido, de maneira cognitiva, pelo elaborador, desse modo, é possível delimitar e analisar o alcance e a complexidade de seu pensamento e daquilo que quer expressar. Mapas de conceito são composições análogas a fluxogramas, que mostram como definições estão inter-relacionadas. Geralmente, são conectados por palavras-chave e o sentido do fluxo determinados por setas, de caráter hierárquico, mostrando os conteúdos, de maneira continuada, se deslocando do mais global e generalizado para o restrito e pormenorizado, objetivando ajudar no aprendizado e na compreensão, a partir de estruturas que possuam significância para o estudante.

Importante salientar que os mapas de conceito necessitam de explicações do educador. Pode ser que as setas indiquem um fluxo determinado, mas, isso não é uma obrigação. Não há uma norma delineada para a confecção de mapas (MAGALHÃES; DICKMAN; LOBATO, 2016). FINALIDADES O mapa de conceito é uma metodologia bastante flexível e pode ser utilizado em várias circunstâncias, para fins distintos, como: forma de avaliação, procedimento didático, ferramenta analítica do currículo e solução para aprendizagem (MOREIRA, 2012). O mapa de conceito pode ser usado para somente uma aula, uma unidade de estudo, curso e até para um programa educativo inteiro. O que muda é o nível de abrangência das definições explicitadas no mapa. Conforme os estudantes vão usando os mapas de conceitos para associar, harmonizar e distinguir definições, em atividades que envolvam artigos, livros, experiências ou romances, dentre os diversos materiais educacionais elencados para aquele currículo, eles estarão utilizando essa ferramenta como um instrumento para aprendizagem.

BENEFÍCIOS DOS MAPAS CONCEITUAIS Os benefícios encontrados em mapas de conceitos, segundo Griebeler (s. d. são: 1. demonstrar que as definições de um certo estudo podem ser diferentes nos quesitos inclusividade e generalidade e exibir essas definições de maneira hierárquica de inclusividade que colabora na aprendizagem e na fixação; 2. Os mapas de conceitos podem conter falhas e podem ser corrigidos. Desse modo, visando o melhor aprendizado, compreende-se que a discussão deles pode acrescentar mais conhecimento aos discentes. No entanto, com a intenção de impedir que os erros acima aconteçam, é imprescindível que se tenha um resumo bem feito, explicações objetivas, setas direcionadas de forma certa, com visual limpo e sem informações inúteis (MAGALHÃES; DICKMAN; LOBATO, 2016). MAPA CONCEITUAL NA APRENDIZAGEM Os estudantes podem utilizar o diagrama de conceito da seguinte forma: • Elaborar e preparar novos materiais (LUCIDCHART, s.

d. • Analisar a compreensão ou reconhecer entendimentos errôneos de estudantes; • Explicar ideias complexas (LUCIDCHART, s. d. • Ajudar leitores que apresentem que não compreendam algum aspecto no texto. PROBLEMATIZAÇÃO Considerando a contextualização descrita anteriormente, depara-se com a seguinte problematização: como utilizar mapa conceitual como ferramenta na educação fundamental? Por que utilizar mapas conceituais em sala de aula? Qual a sua importância? Quais as contribuições podem trazer, considerando sua fundamentação na teoria da aprendizagem significativa? REFRÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BORGES, G. S. br/cref/mapas/didaticos. html>. Acesso em: 31 ago. LUCIDCHART. O que é um mapa mental? Disponível em: < https://www. Belo Horizonte, MG. MOREIRA, M. A. Mapas conceituais e aprendizagem significativa. Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

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