MAHLE Metal Leve

Tipo de documento:PTI

Área de estudo:Matemática

Documento 1

Pesquisa de Clima Organizacional 6 2. Cultura Organizacional 7 3 RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL 8 3. Triple Bottom Line (Tripé) da Sustentabilidade 8 3. Ética e transparência 8 3. Governança Corporativa 8 4 MATEMÁTICA FINANCEIRA 9 4. Por isso sabemos da importância de estudarmos casos de empresas reais, que nos mostram na íntegra os erros e acertos da teoria aplicados na prática diária. Escolhemos como objeto de estudo a empresa alemã MAHLE Metal Leve S/A, que está atuando no Brasil há mais de 70 anos. É uma empresa multinacional, reconhecida nacionalmente e no exterior. a) A empresa atua na produção industrial de peças e componentes automotivos, fornecendo peças para as principais montadoras de automóveis utilitários, de passeio e de grande porte. Seus principais clientes são as montadoras Chevrolet, Fiat, Volvo, Renaut, entre outras. Assim, é a gestão de pessoas a responsável por escolher, treinar e manter motivado os melhores profissionais para a organização.

Recrutamento e seleção A empresa MAHLE tem um setor próprio de gestão de pessoas, o setor de recursos humanos. Eles são os responsáveis pelas contratações e demissões. A empresa trabalha com o recrutamento interno e o externo. O interno é voltado para vagas de chefia, vagas administrativas e de tecnologia. Pesquisa de Clima Organizacional A empresa MAHLE aplica questionários de pesquisa de clima organizacional ao final de cada trimestre. As pesquisas têm o objetivo de dar um feedback quanto à satisfação dos funcionários em relação aos processos realizados e também à sensação de bem-estar que eles sentem trabalhando na organização. Os questionários são sigilosos, anônimos e respondidos individualmente por cada funcionário em um computador. Após a pesquisa o RH demonstra os resultados obtidos por meio de tabelas e gráficos.

A última pesquisa de clima organizacional indicou 85% dos funcionários se sentem valorizados dentro da organização, entretanto 68% responderam que gostariam de não trabalhar nos feriados. Na questão ambiental, a empresa é preocupada em produzir sem agredir o meio ambiente, implementando técnicas de gestão de qualidade sustentável e obtendo reconhecimento por este trabalho por meio de certificações recebidas como a ISO 14001. Governança Corporativa A empresa sempre enfatiza seu compromisso de ética com seus acionistas e investidores. Fomos informados de que a MAHLE aplica práticas de governança corporativa utilizando ferramentas compliance, código de ética e sistemas de auditoria contínuos presididos por um conselho de administração. Além disso, periodicamente todos os colaboradores participam de workshops com o objetivo de promover o conteúdo dessas ferramentas de governança corporativa e alinhamento das diretrizes com a equipe.

MATEMÁTICA FINANCEIRA 3. a. a. m. CF = 0,00206 / 1 – (1+0,00206)-144 CF = 0,00206 / 1 – (1,00206)-144 CF = 0,00206 / 1 – (1 / 1,00206)144 CF = 0,00206 / 1 – ( 1 / 1,34) CF = 0,00206 / 1 – 0,746 CF = 0,00206 / 0,254 = 0,008 Valor da parcela = 140000 * 0,008 = R$ 1120,00 Banco C: Taxa de 3,2% a. a. R$ 187. R$ 239. TABELA 1 – Resultados Resumidos para Análise Fonte: do autor 3. melhor opção de Financiamento Entre as três opções, Banco A, Banco B e Banco C, considero como a melhor escolha o Banco B. Apesar da parcela paga por mês ser a maior, o valor futuro é o mais baixo dos 3 e o período do financiamento é o menor, não comprometendo excessivamente o fluxo de caixa da empresa. Existe uma relação de vínculo entre a visão e a tomada de decisão pelo gestor. Valores da empresa MAHLE: “A MAHLE Metal Leve é regida por 16 valores inegociáveis que geram compromisso da empresa com: inovação, qualidade, orientação ao cliente, eficácia, meio ambiente, conhecimento, comunicação, compromisso, mudança, crescimento, princípio democrático, transparência, independência, responsabilidade, integridade e perspectiva.

Objetivos Estratégicos A empresa tem por principais objetivos estratégicos para 1 ano: aumentar a produção e vendas na América do Sul em 30%; inaugurar um novo CD na região nordeste; criar novas tecnologias de produção. A empresa tem por principais objetivos estratégicos para 5 anos: expandir sua franquia na China e ocupar uma fatia maior do mercado; elaborar novos protocolos sustentáveis de produção; inserir-se no mercado de peças automotivas japonesas; inaugurar novos segmentos industriais no Chile e no México. Ações Estratégicas Para alcançar tais objetivos, a diretoria tem incentivado o perfil criativo de seus colaboradores na elaboração de novos protocolos auto sustentáveis de produção, na criação de novas tecnologias automotivas elevando a demanda de nossos clientes e oferecendo o que há de melhor em peças.

Ficou evidente que um bom gestor deve ter conhecimentos em matemática financeira para que possa identificar as melhores oportunidades monetárias para a organização. Portanto, concluímos que para o sucesso organizacional de uma empresa é necessário o conhecimento aliado à prática das ferramentas administrativas apresentadas. REFERÊNCIAS ALMEIDA, M. I. R. Disponível em: < http://www. scielo. br/pdf/rae/v33n2/a03v33n2. pdf>. Acesso em: 23 outubro de 2018. pdf> Acessado em 24/10/2018.

51 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download