Lojas Marisa S.A

Tipo de documento:PIM

Área de estudo:Tecnologia

Documento 1

A. MATEMÁTICA APLICADA 10 3. Cálculos de venda a prazo 10 3. Estratégias para a aquisição de crédito e cobrança 11 4 RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS 12 4. Gestão de estoques 12 4. INTRODUÇÃO A percepção de fatores que podem vir a ser riscos a devida gestão das empresas, sem dúvida, pode ser descrita como uma responsabilidade de todos que pertencem as organizações. Sendo assim, uma vez a empresa possuindo experiência de mercado as exigências tornam-se maiores, afinal, entende-se que esta já é madura o suficiente para saber que precisa adaptar-se constantemente as inovações do mercado a que pertence. Logo, dentro desse contexto a proposta do Projeto Integrado Multidisciplinar – PIM II, tem como base a percepção do aluno em prol da economia como um processo que visa mudanças no mercado, onde o texto reflete teoricamente os conceitos das disciplinas: Economia e Mercado; Matemática Aplicada e; Recursos Materiais e Patrimoniais.

Fora a questão das disciplinas, durante o texto é utilizado o exemplo das lojas Marisa como figura pratica da ação dos conceitos aprendidos em sala de aula, por meio das disciplinas já citadas. Sendo assim, o texto foi construído tendo como base dados reais da empresa e, também, dados fictícios como meio de melhor exemplificar os assuntos abordados. estrutura de custos de cada instituição varejista influenciará de modo decisivo sua capacidade de se perpetuar nos negócios” (CAMAROTTO, 2009, p. Logo, no que se refere a economia como algo inconstante, tem-se como “termômetro” econômico o mercado de ações. De modo que, segundo Nunes, Costa Junior e Meurer (2005, p. mediante as mudanças econômicas que o país atravessou nos últimos anos: [. o mercado de ações tem recebido muita atenção por parte de investidores e empresas, haja vista que o mesmo tem se apresentado como uma oportunidade para investidores externos que visem diversificar seus portfólios.

p. “A Lojas Marisa registrou um prejuízo líquido de R$ 37 milhões no segundo trimestre de 2018, representando aumento de 51,8% em relação ao resultado negativo de R$ 24,4 milhões um ano antes”. Isso quer dizer que a baixa econômica do país atingiu diretamente a empresa de moda feminina. Nesse sentido, a principal estratégia da empresa para ultrapassar os prejuízos foi reajustar suas estratégias visando garantir a permanência desta atuante no mercado. A varejista fez ajustes em sua estrutura interna, fechou lojas ineficientes, encerrou a venda direta, renegociou contratos de locação, melhorou a gestão dos seus cartões de crédito e voltou a focar na classe C" (GAZETA DO POVO, 2019, s. A loja chegou a conclusão que deveria mudar de estratégia por conta da queda de popularidade vista durante alguns anos anteriores.

Assim, a figura 1, representa o gráfico de crescimento das vendas entre as classes no período de 1992 a 2019, dentro de uma perspectiva feita no ano de 2014. Fonte: Marisa Lojas S/A (2014). Observa-se, desse modo, que mediante a análise dos números acima, uma vez a empresa mudando o foco, a tendência de crescimento de preferência muda. Por outro lado, a figura 2 retrata o atual cenário do mercado de vestuário brasileiro. E, da mesma forma, ao consumidor que diminui o valor das parcelas e aumenta o prazo para quitação da dívida. Estratégias para a aquisição de crédito e cobrança Como visto no item anterior, uma alternativa para contrapor as adversidades econômicas das empresas é a concessão de credito. Nesse ponto, a figura 3 representa algumas estratégias que as lojas Marisa determinaram quais os tópicos que os consumidores precisaram submeter-se para ter acesso ao crediário da loja.

Fonte: Marisa Lojas S/A (2015). Desse modo, a figura acima reforça a estratégia de estabelecer pontos que auxiliam na retomada do crédito do consumidor e, consequentemente, a retomada das vendas, recuperando assim os números de crescimentos das lojas. Fonte: Marisa Lojas S/A (2019). Conforme observado, o modelo de rampas distribuídas no estoque demonstra que a empresa tem compromisso com a tecnologia em prol da busca por eficiência na manutenção do estoque e no atendimento as demandas dos clientes. Processo de compras Sobre o setor de compras, o mesmo tem como ponto a favor estar estruturado de modo hierárquico, conforme pode ser visto na figura 6. Fonte: Marisa Lojas S/A (2014). Assim, sobre o critério de organização dos processos que envolvem a logística do setor de compras, a figura acima representa de modo simplificado o processo de escolha dos produtos, passando pelos critérios de estoque e, no final, a distribuição ao cliente.

Logo, sobre os mecanismos de distribuição, a figura 7 apresenta de modo simplificado como funciona a malha de distribuição Fonte: Marisa Lojas S/A (2014). Logo, sobre o tópico de gerenciamento de transporte e distribuição a conclusão que se chega é que as lojas Marisa têm buscado se adequar-se aos critérios de aprovação tanto do consumidor quanto do mercado em geral. Logística reversa Haja vista que dentre todos os processos vistos até esse ponto, diferente dos demais tópicos, a logística reversa aparece como um ponto carente em comparação as demais politicas implantadas na empresa. Assim, mediante as pesquisas realizadas o reaproveitamento de cabides foi o único ponto classificado pela própria empresa como prática de logística reversa. As mercadorias são entregues nas nossas lojas devidamente “encabidadas” e etiquetadas, prontas para a venda ao consumidor.

Além disso, os cálculos realizados através do contexto da matemática aplicada, da mesma forma, auxiliaram na compreensão do poder que tais cálculos podem exercer sob a questão de análise de ganhos e perdas que as empresas podem vir a ter mediante a aplicabilidade de crediário próprio. Por último, a temática dos recursos materiais, patrimoniais e a própria logística reversa serviu de base a compreensão de como tais processos podem ser uteis dentro do contexto de atendimento as expectativas tanto das empresas quanto dos clientes. REFERÊNCIAS ALDAY, Hernan E. Contreras. Estratégias empresariais. Brasília, DF: ANPROTEC: SEBRAE, 2016. p. E-book. Disponível em: http://www. anprotec. Acesso em: 14 maio 2019. BSOFT. Gerenciamento de risco em transporte: saiba como fazer corretamente.

Disponível em: https://www. bsoft. com. br/Download. aspx?Arquivo=rE1QvLvGwQUsLn1/RdXjDg==&IdCanal=Oav+pieCVKpqA/y6mV3YbA==. Acesso em: 14 maio 2019. MARISA S/A. marisa. com. br/Download. aspx?Arquivo=P1Q0A0JrrGSGwJXMJZZkUg==. Acesso em: 14 maio 2019. dez. FapUNIFESP (SciELO). doi. org/10. s0034-71402005000400004. br/wp-content/uploads/2017/11/O-GERENCIAMENTO-DOS-ESTOQUES-E-O-PROCESSO-DE-COMPRAS-UM-ESTUDO-DE-CASO-NA-EMPRESA-G. pdf. Acesso em: 14 maio 2019. SANT’ANA, Jéssica. Marisa passa por mudanças para competir com Renner, C&A e Riachuelo. com. br/BDigital/arqTccs/1011260247. pdf. Acesso em: 14 maio 2019.

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