LOGÍSTICA REVERSA E SEUS PROCESSOS

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Administração

Documento 1

Tendo em visto que todo o processo é caro é dado as devidas soluções para enxugar esses custos e se tornar um produto atrativo e que dê resultados financeiros satisfatórios. Para o desenvolvimento desse trabalho foram analisados diversos autores que juntos trazem soluções e conceitos para a logística reversa, onde pode-se observar que sempre é possível tirar um bom resultado após a implantação da logística reversa na organização, como exemplo foi dado leis que regulamentam esse processo e faz dele obrigatórios para alguns tipos de organizações. No fim pode-se observar que a logística reversa é extremamente interessante, pois além do cuidado com o meio-ambiente e com o resíduo, é possível reaproveitá-lo na linha de produção os produtos que iriam ser descartados, com isso economizando na criação de um novo produto, isso otimiza recursos naturais, reduz custos e reduz o tempo de produção.

Palavras-chave: Solução. Logística Reversa. E possui como objetivos específicos estudar as normas impostas pelo governo em forma de lei, citar exemplos de empresas que colocou a logística reversa em prática, e explicar de que forma as organizações podem otimizar seu custo e ainda cumprir a lei. DESENVOLVIMENTO 2. Metodologia A metodologia adotada nesse Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) envolveu a realização de uma pesquisa bibliográfica, na qual foram consultados livros e sites reconhecidos e considerados fontes confiáveis com a credibilidade necessária. A pesquisa abrangeu referências desde os anos 1998 até as obras mais recentes disponíveis, visando obter uma visão abrangente e atualizada do tema em estudo. A pesquisa bibliográfica foi conduzida por meio de uma busca sistemática em diversas fontes de informações.

Quando essa coleta é realizada, esse material é levado para o centro de distribuição e aí sim é levado ao centro de triagem de cada empresa, nessa etapa é feita uma seleção que, de acordo com o seu estado de estrutura física é dada a destinação correta, os resíduos que podem ser reutilizados ou remanufaturados são separados para passar por uma espécie de limpeza e reconstrução caso seja necessário, já aqueles resíduos que não pode ser reutilizado por conta do seu estado são levados para uma reciclagem onde é feito todo o direcionamento adequado para a sua reciclagem ou descarte correto em local apropriado. Figura 1 – Fluxo da Logística Reversa Fonte: dos autores adaptados de Rogers e Tibben-Lembke (1998). Na Figura 1 exemplifica bem o processo de logística e da logística reversa, na logística o processo funciona primeiramente com os materiais, ou produtos novos, 4 passando pela compra a produção até chagar na distribuição para os clientes, ou seja, a venda.

Após o uso desse material ele é descartado de forma correta pelo consumidor e recolhido pela empresa, na figura 1 exemplifica as ordens desses processos, logo após ele ser descartado ele passa pelo processo de reaproveitamento, isso já com a empresa que faz a reintrodução dele na cadeia produtiva, após todo esse processo de remodelagem ele é colocado a venda novamente e se inicia um novo processo de logística. A reintrodução desse material, fazendo com que ele volte a linha de produção, é um dos momentos mais importante para a logística reversa, pois é ali que um material que já foi 100% utilizado no seu papel original e que agora precisa ganhar um novo papel na cadeia, ou se reformar e fazer novamente o seu objetivo principal ser cumprido.

Por essa razão empresas estão cada vez mais se adaptando a essa nova forma de reciclar, e de alguma forma se beneficiando em relação ao uso de produtos que já foram utilizados uma vez. Reduzir custo é tudo que uma organização busca para manter a produção funcionando, pensando dessa forma foi onde pesquisadores encontraram uma forma de ajudar o planeta com a logística reversa e se beneficiar com o processo. Quando o assunto é financeiro é gerado muitas especulações sobre os gastos, benefícios e malefícios da logística reversa, quando a empresa tem um time todo equipado é possível sim trazer resultados satisfatórios para a organização. A logística reversa pode ser vista como um investimento estratégico para as empresas, pois embora envolva custos a10dicionais, também pode gerar economias significativas ao recuperar materiais valiosos e reduzir passivos ambientais.

Garcia et al. toneladas. CISAN - Consórcio Intermunicipal de Saneamento da Região de Rondônia - 2019). “O fato de o Brasil está no 4° lugar como gerador de lixo plástico do mundo e reciclar somente 1% é resultado da falta de políticas públicas adequadas e que incentivem a reciclagem em larga escala” (LOBO, Anna – Coordenadora do Programa Mata Atlântica e Marinho do WWF_BRASIL). Lobo (2019), elenca que a falta de políticas públicas que incentivem as empresas a reciclarem o plástico que gera é responsável por jogar o Brasil em último 7 lugar no ranking exposto acima na Figura 2. O governo brasileiro por meio das chamada PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos), busca regulamentar esse processo e deixá-lo mais atrativo para que as empresas possam adotar o método da logística reversa.

Esse planejamento faz com que a logística reversa obtenha ótimos resultados e a empresa sinta-se empolgada em continuar o projeto não somente pela legislação que a obriga, mas sim pelo retorno estratégico que esse produto trás juntos aos resultados. Para Gonçalves, Filipe (2022), as práticas de destinação correta de resíduos são recentes no Brasil, uma vez que a necessidade de fazer essa destinação esta referenciadas na legislação brasileira e torna de responsabilidade não mais somente do governo, mas sim, pelas empresas que produzem esses resíduos. A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), tem vários desafios, mas um deles é desabilitar descartes nos chamados lixões (a céu aberto), ele ainda faz uma observação ao solo desses lixões que, após fazer a limpeza nesses locais o solo se torna impróprio para qualquer cultivo futuro devido aos lixos ali instalados por anos.

Gonçalves Filipe (2022), ainda diz sobre o posicionamento do Ministério do Meio Ambiente em manter a política dos cinco R’s (Reduzir, Repensar, Reaproveitar, Reciclar e Recusar), de Brito & Dekker (2003), que prioriza e reduz o consumo de recursos naturais, não só na linha de produção, mas na vida do consumidor também. Por isso campanhas são lançadas pelo governo para incentiva essa prática sustentável. pdf SELPIS, Adriano Nicolau. Logística Reversa de Resíduos Eletroeletrônicos, São Paulo, revista tekhne e logos 2012-. ISSN 2176-4808 versão online disponível em:http://revista. fatecbt. edu. Acesso em: 17 mai 2023. Renault do Brasil. Dia Mundial do Meio Ambiente - Disponível em: https://imprensa. renault. com. br/livro/Logistica_Reversa/Logistica_Reversa. pdf. GONÇALVES, Max Filipe Silva – Um panorama geral da logística reversa no Brasil – ISSN 2595-3362.

São Paulo 2022. Disponível em: https://www. pdf 11.

500 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download