LOGÍSTICA REVERSA: AS QUESTÕES AMBIENTAIS E A LOGÍSTICA REVERSA DAS EMPRESAS DE PNEUS

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Ciencias ambientais

Documento 1

LOGÍSTICA REVERSA DE PNEUS NA ITÁLIA. STAR PNEUS / REDE VIPAL. HISTÓRICO DA EMPRESA. VISÃO/MISSÃO. ESTRUTURA. Visto os potenciais problemas, e a preocupação com o equilíbrio do meio ambiente, houve notoriamente a conscientização da população para a preservação do mesmo, em paralelo a isto criação de políticas federais, estaduais e municipais, podendo pontuar-se a revisão da Resolução N° 258/99 e aprovação da Resolução N° 416/09 onde houve um crescimento no número de pontos de coleta, empresas de pré-tratamento e valorização energética no país. Em conjunto entre a população e a figura do poder público, também está o setor privado, com novas iniciativas com relação ao projeto de novos produtos e a preocupação com a disposição final dos produtos após serem consumidos.

A nível nacional a abrangência do assunto sobre uso e ocupação de pneus, é de tanta relevância, que teve se a necessidade de debates entre sociedade civil, social e privada, que resultou na aprovação da Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente N° 258/99, onde fica estabelecido em base legal que fabricantes e importadores de pneus novos são os responsáveis pela coleta e destinação dos pneus inservíveis. Como forma de intervenção na problemática envolvida no uso e destinação dos pneus, está a logística reversa, que corresponde a coleta e destinação dos pneus usados, no intuito de estabelecer modelos logísticos para a otimização do processo de gerenciamento dos pneus inservíveis. Assim o presente trabalho abordará sobre a logística reversa dos países do Reino Unido e da Itália, e ainda um estudo prático, desenvolvido na cidade Cerro Largo, região noroeste do Rio Grande do Sul, precisamente na empresa Star Pneus/Rede Vipal, no qual foi aplicado um questionário com questões pertinentes em relação à reciclagem de pneus inservíveis, posteriormente aplicação do questionário com visita na empresa, para fins de obtenção de informações sobre a logística reversa da empresa, bem como conhecimento das políticas ambientais que regem o bom funcionamento da empresa.

A Resolução CONAMA N° 258, de 26 de agosto de 1999 determina que as empresas fabricantes e as importadoras de pneumáticos ficam obrigadas a coletar e dar a destinação final ambientalmente adequada aos pneus inservíveis. Os pneus inservíveis podem ser armazenados em lascas ou triturados adequadamente, de forma que obedeça-se os requisitos para o licenciamento, pelo prazo de um ano, podem ser utilizados com comprovação junto ao IBAMA (LAGARINHOS; TENÓRIO, 2011). Segundo a Resolução CONAMA N° 416/09 os fabricantes e importadores de pneus novos devem elaborar um plano de gerenciamento de coleta, armazenamento e destinação final dos pneus inservíveis no prazo de 6 meses após publicação da resolução. A logística reversa é um dos processos essenciais na cadeia de reciclagem, pois a mesma viabiliza economicamente e mantém a continuidade da cadeia, quer para a reutilização, reciclagem ou valorização energética.

Na situação dos pneus o maior obstáculo é a coleta e o transporte, pois muitas vezes, eles estão em locais de difícil acesso, isso torna o processo inviável economicamente pelo custo logístico (LAGARINHOS; TENÓRIO, 2011). Em 1998 destes pneus usados cerca de 11 % eram exportados, 62 % eram reutilizados, reciclados ou destinados à valorização energética e os outros 23 % eram encaminhados para aterros. Já em 2008, foram gerados 508. t de pneus usados, destes 7,7 % foram destinados para reutilização, 9,6 % para exportação, 10,2 % para reforma, 49,2 % para reciclagem, 18,7 % para valorização energética e apenas 4,5 % para aterros. Ou seja, a taxa de reciclagem ficou em 95 % (LAGARINHOS, 2011). Na Figura 1 é expresso um diagrama de como os pneus inservíveis são manuseados no Reino Unido. t de pneus usados, 6,9 % foram destinadas para exportação, 16,62 % para reforma, 19 % para reciclagem de material, 40,4 % para valorização energética e 17,3 % para aterros.

Sendo assim a taxa de reciclagem da Itália foi de 83 % (LAGARINHOS, 2011). STAR PNEUS / REDE VIPAL Realizou-se uma visita a esta empresa no dia 8 de abril de 2019, apresentando como subsídio para desenvolvimento dos itens abaixo um questionário (ANEXO 1). HISTÓRICO DA EMPRESA A empresa Star Pneus é uma empresa voltada para o ramo de pneus que desenvolve atividades como balanceamento, montagem e desmontagem, recapagem, reforma qualificada e garantida que cobre a reforma e a carcaça do pneu até a terceira reforma, venda de pneus novos e vulcanização que consiste em realizar uma troca das propriedades físicas da borracha de um estado predominantemente plástico para um estado predominantemente elástico através de temperatura, pressão e tempo. A Star Pneus iniciou suas atividades em Cerro Largo no ano de 1973, nesta época como empresa de recapagem já havia uma preocupação com o meio ambiente, além do entendimento de economia de valores e recursos, visto que este processo consiste em realizar a reforma dos pneus com o intuito de aumentar o período de utilização.

O processo de reforma permite uma maior longevidade da vida do pneu, possibilitando transformá-lo em um produto similar ao novo. A reforma de pneus consiste nas seguintes etapas: limpeza, exame, raspagem, escareação, cimentação, emassação, roletagem, aplicação da banda e a vulcanização (cozimento) do pneu. A Star Pneus de Cerro Largo realiza a recapagem de pneus de caminhões (maior parte) e caminhonetes. Estes pneus são provindos de transportadoras (80 %) ou então de pessoas físicas (20 %), porém a empresa visa atingir cada vez mais clientes de pessoas jurídicas, como as transportadoras, sendo que este é um mercado mais seguro. Nesta empresa são recapados em torno de 700 pneus por mês. Uma nova tecnologia que está sendo implementada pela rede Vipal são as “Bandas ECO Vipal”, pneus fabricados que geram até 10 % de economia de combustível, este é composto por uma borracha de alta tecnologia, possuem menor resistência ao rolamento e uma grande redução do impacto ambiental devido ao menor consumo de combustível.

SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS E AMBIENTAIS Frente a problemática ligada aos pneus, atualmente existem tecnologias utilizadas para a reutilização, reciclagem e a valorização energética de pneus usados são principalmente: recapagem, recauchutagem e remoldagem de pneus, coprocessamento em fornos de cimenteiras, retortagem ou coprocessamento de pneus com a rocha de xisto pirobetuminoso, pavimentação com asfalto-borracha, queima de pneus inservíveis em caldeiras, utilização na construção civil, regeneração de borracha, desvulcanização, obras de contenção de encostas (geotecnia), leitos de drenagem em aterros, entre outros (LAGARINHOS, 2011). Como a tecnologia mais usada pela empresa Star Pneus da Rede Vipal é a recapagem, é de grande interesse contextualizá-la em nível nacional, sabe-se através de estudos da área, que não existe incentivo para a reforma de pneus, um evento bastante marcante ocorreu em 2004, quando ficou proibida a reforma de pneus de motos sendo liberada após a comprovação por testes de eficiência e durabilidade realizados em laboratório.

Mas como dito, com a falta de incentivo e alta demanda burocrática, foi novamente proibida e encontra-se em discussão jurídica e técnica com o Conselho Nacional de Trânsito desde 2004 (LAGARINHOS, 2011). É importante essa abordagem negativa feita acima, uma vez que sabe de todos os lados positivos que a recapagem pode proporcionar, uma vez que é um processo que emprega 25 % do material utilizado na fabricação de um pneu novo, sendo que os pneus são o segundo custo do transporte rodoviário, além dos benefícios já abordados nos trâmites deste trabalho, como o pneu depois de reformado apresenta rendimento semelhante ao pneu novo, mas tendo custo 70 % menor, e a economia dos recursos de matéria prima (LAGARINHOS, 2011). CONSIDERAÇÕES FINAIS Através da pesquisa sobre as questões ambientais e a logística reversa das empresas de pneus, foi possível identificar os graves problemas ambientais relacionados à destinação final dos pneus inservíveis, ou seja, o descarte e a forma no qual é dado.

Os problemas são no sentido de que a exposição desse material que é, constituído de inúmeros elementos químicos e que passou por processos industriais, é perigosa pois pode estar sujeitos a queima acidental, e isto tem consequências no bem-estar físico do meio ambiente, pois acarreta em prejuízos à qualidade do ar. Além do risco de queima, também existe a preocupação quanto a saúde pública, uma vez que os depósitos de pneus inservíveis podem se tornar criadouros de mosquitos, que acabam por transmitirem doenças tais como dengue e febre amarela. desta forma a engenharia ambiental e sanitária fica responsável em elaborar propostas tais como a logística reversa, minimizando os impactos causado ao meio ambiente. A frente do assunto explanado, pode-se elencar que a Política Nacional de Resíduos Sólidos, teve um avanço no quesito manutenção do bom equilíbrio do meio ambiente, ou seja, vem efetuando ações que possibilitem mitigar os problemas acarretados pelas ações antrópicas.

co. uk/blog/guide-to-tyre-recycling-uk/> Acesso em: 04 abr. BRASIL. Ministério do Meio Ambiente, Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA. Resolução n° 258, de 26 de agosto de 1999. Reciclagem de pneus: análise do impacto da legislação ambiental através da logística reversa. Tese de doutorado: Engenharia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011. LAGARINHOS, Carlos A. F. TENÓRIO, Jorge A. São Paulo, v. n. p. SOUZA, Renata Tatiana. Análise da logística reversa de pneus usados e inservíveis e seus impactos ambientais quando descartados inadequadamente.

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