LITERATURA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS

Tipo de documento:Projeto

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

Para o ensino médio, a literatura foi apresentada por meio de oficina de crônicas, estimulando nos jovens o exercício das narrativas e o protagonismo em suas trajetórias. Palavras-chave: Educação inclusiva. Literatura. Estágio. INTRODUÇÃO Trabalhar a educação inclusiva por meio de atividades de literatura e letramento nos pareceu a forma mais viável de contribuir com as escolas atendidas nesta etapa de estágio, uma vez que a pandemia que marcou profundamente as relações sociais de 2020 requeria atitudes de participação nas rotinas escolares a distância. Como percebemos no desenvolvimento dos materiais de estágio, que serão apresentados adiante, a literatura tem como característica a apresentação sensível de outros universos de vivência, o que pode ajudar a estimular a empatia - valor fundamental para uma vida em sociedade mais harmônica.

A leitura é fundamental no processo educativo por contribuir para despertar habilidades e competências, mas entendemos que é o modo como essa literatura é inserida que fará diferença no aproveitamento do aluno. Assim, os momentos de leitura e escrita precisam ser explorados de forma planejada e bem direcionada ao perfil de cada turma. De acordo com Silva e Fachin (2002, p. Verifica-se que a leitura para alunos portadores de deficiência com necessidades especiais favorece aos alunos um maior desenvolvimento crítico e intelectual, bem como estimula o seu imaginário, permitindo que algumas barreiras e conceitos sobre a pessoa portadora de deficiência com necessidades especiais sejam quebradas. os números do último Censo Escolar são o retrato claro de uma nova tendência e dos desafios que esperam pelos professores: A educação de alunos com deficiência se dá, agora, majoritariamente em classes regulares.

Seis em cada dez alunos nessa condição estão matriculados em salas comuns. Em 2001, esse índice era de apenas dois em cada dez estudantes. O aumento merece ser comemorado, mas não esconde um grande desafio: como garantir que, além de frequentar as aulas, crianças e jovens aprendam de verdade? Segundo Hines (2008), cada escola acaba se adaptando de modos diferentes, o que indicaria que a atuação da direção é fundamental para o sucesso na transformação de uma escola na perspectiva inclusiva. A maior conscientização dos gestores, e sua disponibilidade em organizar da melhor forma possível o quadro de professores pode fazer muita diferença. Sem dúvida, esse entrave nos planos que tínhamos para a etapa de estágio ficará marcado como um momento de superação.

Nas trajetórias como professores, todos teremos que enfrentar limitações e superá-las de modo eficiente. Já dizia Freire que “É pensando criticamente a prática de hoje ou de ontem que se pode melhorar a próxima prática” (2018, p. É exatamente desse enfrentamento e de reinvenção permanente que a educação é feita. O ato de ensinar exige amorosidade, paciência, criatividade e superação de resistências. Intervention in scholl and clinic, v. n. p. MANTOAN, Maria Teresa Egler. A educação especial no Brasil: da exclusão à inclusão escolar.

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