LIPOSTABIL: O QUE É, EFEITOS E RELAÇÃO COM A ALIMENTAÇÃO,

Tipo de documento:Projeto

Área de estudo:Nutrição

Documento 1

A colina é um nutriente que participa nas funções metabólicas, e sua deficiência pode causar infiltração de gordura no fígado, degeneração nos rins, entre outros distúrbios cardiovasculares e psicológicos ao cérebro. Em alimentos, a colina é encontrada na forma de fosfatidilcolina, e pode ser adquirida de forma exógena por alimentos de origem vegetal ou animal e também por via endógena, ou seja, a fosfatidilcolina está presente no ovo, leite integral, maçã, banana, feijão cozido, dentre outros (Lancha Jr et al, 2019; Cozzolino & Cominetti, 2013). Segundo Lancha et al. a posologia efetiva de fosfatidilcolina para desportistas é de 0,2 g/kg de massa corporal 1 hora antes do exercício, sendo relatado ainda pelo mesmo que, não foram encontrados efeitos adversos com a suplementação nesta dosagem, mas ocasionalmente pode ocorrer náusea, diarreia ou hiperssalivação em algumas pessoas.

O lipostabil® é vendido nas farmácias em ampolas para tratamento intravenoso, segundo Young VL (2003) de “todas as doenças associadas a mudanças quantitativas e qualitativas das gorduras do sangue. Sereniki & Vital (2008) relatam a relação da deficiência de fosfatidilcolina com a doença Alzheimer, já que ocorreria uma redução da colina que contribui significativamente para a deficiência colinérgica. A colina vinda a partir da fosfatidilcolina, é um micronutriente de grande importância nutricional, visto que sua deficiência pode causar injúrias ao organismo alterando suas funções normais. É também essencial na função normal da memória e no desenvolvimento do cérebro (Cunha & Caetano, 2004). A fosfatidilcolina sendo um fosfolipídio, ela é fundamental para um bom desempenho esportivo. Atualmente devido a falta de conhecimento e informação de leigos, é extremamente comum os lipídios serem excluídos das dietas afim de evitarem o sobrepeso e doenças características dessa condição.

Na indústria alimentícia pode ser encontrada na fabricação da margarina e do chocolate por exemplo (Overland et al, 1994). A suplementação nutricional contendo fosfatidilcolina é muito importante assim como foi relatado por Carvalho (2003), pois além de propiciar o aumento do colesterol HDL e diminuir o LDL, ajuda na manutenção saudável do sistema nervoso, já que a bainha de mielina que protege os nervos necessita de um nutriente vindo da fosfatidilcolina, que é a colina. Também é citado o uso da fosfatidilcolina em tratamentos hepáticos e angina (dor torácica) e no aumento do apetite refletindo positivamente na nutrição. Em busca de resultados estéticos a curto prazo, muitos jovens em academias fazem uso indiscriminado e sem orientação médica de esteroides anabólicos androgênicos (EAA), não levando em consideração os danos futuros à saúde (Cecchetto F et al, 2012).

No Brasil, segundo a ANVISA, os anabolizantes ainda são muito usados sem prescrição médica e até mesmo muitos comprão (ilegalmente pela internet) e utilizam produto falso, sendo que esses medicamentos devem ser de uso controlado, prescritos em receituário especial podendo apenas serem vendidos em farmácias e drogarias, regulamentado ainda pela portaria nº 344, de 12 de maio de 1998 que os anabolizantes pertencem ao grupo C5 de controle especial, devendo conter em sua embalagem de forma destacada informações como: venda sob prescrição médica. M. F. COMINETTI, C. Bases Bioquímicas e Fisiológicas da Nutrição nas Diferentes Fases da Vida, na Saúde e na Doença. Cap. ed. rev. e atual. Barueri, SP: Manole, 20 6. Nutrição esportiva: uma visão prática/ [Marcia Daskal Hirschbruch, organização].

Revista Brasileira de Fisiologia do Exercício - Volume 8 Número 1 - janeiro/março 2009. Tratado de nutrição esportiva funcional/Valéria Paschoal, Andréia Naves. ed. Reimpr. São Paulo: Roca, 2017. Carvalho LM. Lipostabil® fosfatidilcolina. Curitiba. Orekhov NA, Sobenin IA, Alexandra A, Myasoedova AV, Bobryshev YV. Use of Natural Products for DirectAnti-Atherosclerotic Therapy. anvisa. gov. br/resultado-de-anabolizantes. CECCHETTO, F. MORAES, D. jun.

150 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download