Liderança e Desenvolvimento de Pessoas

Tipo de documento:Redação

Área de estudo:Gestão de pessoas

Documento 1

Em todas as organizações é possível vivenciar experiências boas e nem tão boas com diversas posturas de líderes, sejam elas mais autoritárias, mais paternalistas ou inspiradoras, por exemplo. Assim, a partir desses relatos, Posner e Kouzes compilaram e analisaram as informações obtidas para propor a ideia de que a liderança exemplar se baseia em cinco práticas fundamentais, que são elas: questionar o processo de trabalho, inspirar para uma visão comum, capacitar outras pessoas para a ação, desbravar os caminhos e animar os corações dos liderados. Para ilustrar como esses atributos funcionam na prática, pode-se tomar como exemplo a carreira de Tony Hsieh, empreendedor norte-americano, fundador da empresa de e-comerce Zappos. com. Hsieh, que é filho de imigrantes tailandeses, é natural de Illinois e iniciou sua carreira como engenheiro de software na empresa Oracle, em 1996.

Ao questionar o processo, Hsieh compreendeu que era preciso se arriscar para inovar e buscar melhores soluções. Não satisfeito com um ambiente corporativo enrijecido, demitiu-se da Empresa Oracle para fundar sua própria empresa, inovadora nos processos de publicidade pela internet. Inspirar pessoas para uma visão comum também é um atributo presente na sua prática como líder. Na Zappo, em 2013. Hsieh implantou o modelo de gestão da holocracia, que visa eliminar a hierarquia acabando com a linha gerencial tradicional. Diante desse conceito, temos em Hsieh o exemplo para a mudança e para a inovação para inspirar a equipe a seguir seus princípios. Pode-se dizer que a cultura criada na Zappos, de foco no atendimento ao cliente, partiu de seu exemplo nas suas práticas de gestão.

Na holocracia, os princípios se atuação se aplicam a todos, inclusive ao CEO. Ao mesmo tempo, Hsieh, que incentiva a criatividade e a produção de novas ideias por seus funcionários, sempre trabalhou em busca de soluções inovadoras para as necessidades do mercado. Foi assim com a Venture Frogs, que investia em diversas empresas de startups que se diferenciavam de alguma maneira no mercado. O líder, ao vislumbrar o futuro para sua empresa, deve conhecer seu passo e ter consciência de seu momento presente. Hsieh detinha esse conhecimento e consciência o que possibilitou o desenvolvimento de todo um processo para que a Zappo atingisse o sucesso e o reconhecimento que possui hoje. Um líder que não possui visão não possui condições de prosseguir, por isso que cabe ao líder desenvolver a capacidade de analisar situações em sua totalidade, atentando para todos os detalhes possíveis a fim de evitar ou minimizar futuros problemas.

Ao mesmo tempo, deve ter a competência em disseminar essa visão para que todos os funcionários trabalhem integrados, conhecendo o objetivo e onde se pretende chegar. É o que acontece hoje na Zappo, com os grupos autogerenciados, em que todos são responsáveis em termos de tarefa e poder.

68 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download