LIÇÕES DE MARX, WEBER E DURKHEIM ACERCA DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ECONÔMICO DE MIGRANTES E REFUGIADOS NO BRASIL

Tipo de documento:Análise

Área de estudo:Ciências Políticas

Documento 1

No que tange à história da sociologia, o tema proposto pelo presente estudo é uma das raras searas que obteve maior fomento inicial na América do que na Europa. Isso se depreende pelos grandes reflexos sociais, econômicos e culturais presentes no Brasil. Contudo, é crucial o entendimento da vigente temática sob a ótica dos autores clássicos. Assim sendo, a finalidade do presente trabalho é refletir sobre as mais relevantes colaborações e qual foi a simbolização da imigração nas obras dos autores estudados. Além disso, apurar-se-á a hipótese de o imigrante ser ou não um ator social de peso. Para o autor em comento, a concentração de capital provoca a concentração de seres humanos. Assim sendo, para uma Lei Geral de Acumulação Capitalista, a “superpopulação relativa” seria requisito imprescindível.

As menções às consequências das grandes migrações acerca do progresso do capitalismo fracionam-se em três esferas. A primeira delas se refere ao desfazimento da economia dos camponeses clássicos, ocasionando a migração dos grandes conjuntos de camponeses sem trabalho ou propriedades com destino às cidades desenvolvidas e industriais. A segunda delas se refere ao avanço e modernização dos meios de transportes, que viabilizou e fomentou a célere locomoção dos indivíduos. O foco do autor, neste sentido, não é analisar a imigração em si, mas sim apurar os reflexos que ela acarreta na seara rural e nas cidades de menor monta, de onde advêm os migrantes. No âmbito rural, o reflexo imediato era o declínio dos movimentos tradicionais, ao passo que nas cidades para as quais os imigrantes se deslocavam, era notório uma sobreposição de hierarquia e majoração da igualdade.

A reflexão sugerida foi a seguinte: os migrantes, ao se deslocarem da localidade de sua origem, se furtavam da "à influência dos antigos"(DURKHEIM, 1977, p. Assim sendo, quando atingiam as searas anônimas (as cidades), alcançavam justaposição, eis que não mais atuavam partindo de posições de monta social de conhecimento de todos. Percebe-se, assim, que o posicionamento de Durkheim não se aplica à realidade pátria, tendo em vista que, no Brasil, os imigrantes não são tratados em condição de igualdade na realidade fática, na qual a discriminação e o preconceito contra imigrantes é plenamente verificado nos vínculos sociais (TENÓRIO, 2008, p. Os protestantes germânicos emigrados não admitiriam algumas condições sociais e econômicas gerais ao dia a dia dos Estados Unidos.

A alegação defendida aponta que, com os imigrantes germânicos, também emergiram determinados parâmetros comportamentais e estes estariam alterando o modo de vida estadunidense. Os novos vínculos sociais implementados demonstrariam, como fundamento, outros critérios, tal como os de classe, raça, gênero e etnia. Desta forma, a lição de Weber pode ser relacionada à realidade fática pátria, tendo em vista que, através da imigração de alguns povos, os costumes brasileiros também foram modificados. Isso pode ser depreendido, por exemplo, das festas de origem alemã que ocorrem na região sul do país, tal como a Oktoberfest (TENÓRIO, 2008). In: Cidadania e Desenvolvimento Local. Fernando G. Tenório (org. Rio de Janeiro: FGV; Ijuí: Ed. Unijuí, 2008.

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