Letramento Matemático; História da Matemática; Geometria Plana, espacial e analítica.

Tipo de documento:Trabalho de Matemática

Área de estudo:Matemática

Documento 1

ETAPA 1 – DESENVOLVIMENTO DE TAREFAS 7 3 CONCLUSÃO 12 REFERÊNCIAS 13 1 INTRODUÇÃO O trabalho tem como objetivo resgatar a História da Matemática, ressaltar a importância dos Elementos da Matemática argumentando sobre a importância das geometrias: Plana, Espacial e Analítica na construção dos conhecimentos matemáticos identificando as possíveis conexões entre a geometria e outros ramos da matemática. A geometria é uma parte imprescindível da matemática, pois sua importância é inquestionável na organização do pensamento lógico, na construção da cidadania, enfim na execução da maioria das tarefas do dia a dia. Na disciplina Práticas Pedagógicas em Matemática: Olhar Lógico-Matemático para o cotidiano, a sua importância apoia-se no fato de que desempenha um papel decisivo na formação do pensamento e conhecimento do indivíduo.

Do mesmo modo, interfere fortemente na formação de capacidades intelectuais, na estruturação do pensamento e na ativação do raciocínio dedutivo do aluno. O trabalho aqui defendido está distribuído em tópicos para que sejam respondidos os questionamentos referentes à temática em questão. ETAPA 2 – RESENHA CRÍTICA TINOCO, Lucia; SILVA, Marina Martins da. Argumentação no Ensino de Matemática. Disponível em: http://www. sbem. com. php/serieestudos/article/viewFile/218/278. Acesso em: 01 nov. CREDENCIAIS DOS AUTORES Kelly C. Betereli A. Barbosa é Graduada em Matemática pela Universidade S. Nesse trabalho, concluiu-se que, em geral, os alunos sabiam justificar informalmente as afirmativas, mas não conseguiam fazer a passagem para a prova formal. Já o artigo trata-se de uma pesquisa realizada com alunos de 6a e 8a séries do ensino fundamental que teve como objetivo a escrita nas aulas de matemática.

Discutir as relações entre os processos de escrita e a produção de significados matemáticos vem-se constituindo numa profícua prática em educação matemática. RESENHA SOBRE A OBRA O artigo inicia explanando a importância da leitura e da escrita no desenvolvimento da educação, no qual os alunos interagem com os professores, possibilitando aos licenciados fazer um mapeamento de como está a aprendizagem do aluno, os alunos definindo conceitos e a maneira como vê a matemática, tornando assim as aulas mais dinâmicas, possibilitando também aos alunos moldar e modificar suas concepções, existem várias formas de abordar a matemática em sala de aula, como também a maneira de explicar seus conceitos. Como alunos, é uma maneira de participar das aulas de forma mais significativa, as aulas se tornam mais dinâmicas podendo expor nossos pensamentos e como vemos aquele conteúdo, cada um interagindo nas aulas é mais possível que haja uma uniformidade de entendimento, pois pelas diversas maneiras de explicar e entender um conteúdo, cada aluno consegue se assemelhar e digerir melhor certas ideias com a qual tenham mais afinidade.

Disciplina: Geometria Analítica Conteúdo: Equação reduzida da Reta Habilidades e competências trabalhadas: Leitura e intepretação de gráficos, aplicação de equações matemáticas em situações reais do dia-dia. Texto Base: A questão a seguir tem o cunho de apresentar uma situação de uma fábrica de chicletes, onde é solicitado uma tarefa que pode ser desenvolvida aplicando conceitos matemáticos dentro do tema geometria analítica. Enunciado: Em uma fábrica de chicletes, esta empresa funciona 2/3 do turno do dia e tem uma produção e monitorada por um computador central e nele é apresentado dois gráficos, o primeiro da produção em função do tempo, e o segundo e de faturamento em função do tempo. Quanto a empresa precisa fabricar para ter R$220.

em chicletes? Alternativas: A)220000 B)275000 C)176000 D)11000 E)8800 Alternativa Correta: C)176000 Solução Detalhada: Gráfico 1 Pegando os Pontos (8,40) e (24,128) -> y=5t Gráfico 2 Pegando os Pontos (12000,3) e (84000,21) -> y=4t Calculo: y=220 y=5t t=220/5=44 horas x=44*4=176->176000 chicletes 3 CONCLUSÃO Este trabalho possibilitou entender o quão importante é o diálogo e a interpretação nas aulas de matemática, pois desta forma, os professores podem mapear as ideias e concepções do aluno, o que ele está entendendo da matéria, se é uma forma melhor de entender o conteúdo ou se está precisando de correções, para o aluno é mais interessante que as aulas sejam dinâmicas e não apenas metódicas, possibilitando que se tenha mais tempo de atenção na aula, além de uma melhora na aprendizagem, pois há um diálogo para sanar as dúvidas, ou para mostrar o seu ponto de vista sobre o conteúdo.

Disponível em: <https://www. youtube. com/watch?v=Ztz6VX0kIPc>. Acesso em: 30 Out. LOPES, Lidiane Schimitz; FERREIRA, André Luis Andrejew. Acesso em: 30 Out. TINOCO, Lucia; SILVA, Marina Martins da. Argumentação no Ensino de Matemática. Disponível em: <http://www. sbem. br/serie-estudos/index. php/serieestudos/article/viewFile/218/278/>. Acesso em: 31 Out.

84 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download