Leitura literária e o desafio do professor no ensino remoto

Tipo de documento:Redação

Área de estudo:Letras

Documento 1

É pela e na literatura que escritor e leitor realizam sonhos, alimentam fantasias, desejos e utopias. Nesse sentido, é necessário que a escola busque desenvolver, paralelamente a pluralidade de práticas culturais inscritas no cotidiano, o gosto e a sensibilidade por obras da literatura clássica e da contemporaneidade. A LEITURA LITERÁRIA E OS DESAFIOS DO PROFESSOR NO ENSINO REMOTO De acordo com Ribeiro (2019), a compreensão que ocorre durante o processo de leitura acontece de forma subjetiva, uma vez que cada pessoa relaciona as situações novas com suas experiências antigas, vividas de fato ou ficcionalmente através de leituras, a fim de estabelecer um significado. Dessa forma, as habilidades de leitura do professor são fundamentais para auxiliar no processo de formação do leitor literário, pois o mesmo compreende a diversidade de leitura, não impondo a sua perspectiva como a única aceitável.

O ensino da leitura literária não consiste somente no domínio que o docente possui do texto e do seu conhecimento científico, mas também do comportamento em sala de aula em relação aos estudantes. a modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorra com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com pessoal qualificado, com políticas de acesso, com acompanhamento e avaliação compatíveis, entre outros, e desenvolva atividades educativas por estudantes e profissionais da educação que estejam em lugares e tempos diversos (BRASIL, 2017, p. Por sua vez, o Ensino Remoto Emergencial é compreendido como: [. modalidade de ensino ou aula que pressupõe o distanciamento geográfico de professores e estudantes e vem sendo adotada nos diferentes níveis de ensino, por institui­ções educacionais no mundo todo, em função das restrições impostas pelo COVID-19, que impossibilita a presença física de estudantes e professores nos espaços geográficos das instituições educacionais (ANTÓNIO; SCHLEMMER, 2020, p.

Dessa forma, é evidente que a EaD não é igual ao ERE, pois a EaD demanda preparação, plane­jamento e não pode ser realizada de forma improvisada como a atual situação da prática implementa­da (LUDOVICOL et al. Em termos dos desafios do professor, no caso da leitura literária, pode-se dizer que um dos grandes desafios consiste em lidar com as ferramentas digitais e como propor aos alunos as atividades relacionadas ao ensino literário, uma vez que a interação com os alunos foi substancialmente prejudicada, e para a leitura literária é essencial essa comunicação de ambas as partes (LUDOVICOL et al. Ministério da Educação. Decreto nº 9. Brasília, 2017. LUDOVICO, F. M et al.

60 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download